[pt] A FIGURA DOS MESTRES E DAS MESTRAS DO BOI DE PINDARÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ORALIDADE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: CRISTIANE RODRIGUES SERRA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59369&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59369&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59369
Resumo: [pt] A figura dos Mestres Cantadores do Boi de Pindaré: Educação, Memória, Pertencimento e Oralidade investiga as práticas educativas dos dois Mestres formais do Boi de Pindaré: Mestre Castro e Mestre João do Sá Viana contadas através das narrativas identitárias deles e dos sujeitos que participam. As trajetórias dos mestres foram estudadas a partir de idas e vindas, em um processo de rupturas, suturas que é natural na identidade do ser humano. Destaca-se a importância desses Mestres cantadores como educadores não formais da cultura popular maranhense, pois, é através dos seus ensinamentos que são propagados os conhecimentos contidos na tradição do Bumba-meu-boi do Maranhão que possuí elementos populares repletos de significados e cheios de simbologias e as memórias e conhecimentos revelam uma rede de saberes construídos e reconstruídos, possibilitando assim, um olhar mais atento em relação a conexões e troca de saberes através da oralidade e das práticas pedagógicas que suscitam provocações e dialogismos. Neste contexto é estudado o papel feminino através do emponderamento das mulheres que fazem o Boi de Pindaré reconhecendo suas lideranças dentro dos núcleos que atuam e a visibilidade das suas ações como propagadoras da tradição. O Ensino não formal é realizado nos ensaios, durante as apresentações e principalmente no espaço educacional da Sede, que é aberto para toda a comunidade como um lugar social e cultural de convivência, de ensino e aprendizagem. Foram utilizados como metodologia a análise documental e a história oral, a partir de entrevistas com Mestres e brincantes do Boi de Pindaré. Conclui-se que esses Mestres cantadores desempenham um importante papel como educadores não formais da cultura popular maranhense, pois, é através dos seus ensinamentos que são propagados os conhecimentos contidos na tradição do Bumba-meu-boi do Maranhão que possuí elementos populares repletos de significados e cheios de simbologias, memórias e conhecimentos. A pesquisa revelou uma rede de saberes construídos e reconstruídos, que possibilitam conexões e troca de saberes através da oralidade e das práticas pedagógicas que suscitam provocações e dialogismos.
id PUC_RIO-1_f77f239339e611e23f5d6bd890a76e6c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:59369
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling [pt] A FIGURA DOS MESTRES E DAS MESTRAS DO BOI DE PINDARÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ORALIDADE[en] BOI DE PINDARÉ S MASTERS: EDUCATION, MEMORY, BELONGING AND ORALITY[pt] EDUCACAO[pt] PERTENCIMENTO[pt] BOI DE PINDARE[pt] ORALIDADE[pt] MEMORIA[en] EDUCATION[en] BELONGING[en] BOI DE PINDARE[en] ORALITY[en] MEMORY[pt] A figura dos Mestres Cantadores do Boi de Pindaré: Educação, Memória, Pertencimento e Oralidade investiga as práticas educativas dos dois Mestres formais do Boi de Pindaré: Mestre Castro e Mestre João do Sá Viana contadas através das narrativas identitárias deles e dos sujeitos que participam. As trajetórias dos mestres foram estudadas a partir de idas e vindas, em um processo de rupturas, suturas que é natural na identidade do ser humano. Destaca-se a importância desses Mestres cantadores como educadores não formais da cultura popular maranhense, pois, é através dos seus ensinamentos que são propagados os conhecimentos contidos na tradição do Bumba-meu-boi do Maranhão que possuí elementos populares repletos de significados e cheios de simbologias e as memórias e conhecimentos revelam uma rede de saberes construídos e reconstruídos, possibilitando assim, um olhar mais atento em relação a conexões e troca de saberes através da oralidade e das práticas pedagógicas que suscitam provocações e dialogismos. Neste contexto é estudado o papel feminino através do emponderamento das mulheres que fazem o Boi de Pindaré reconhecendo suas lideranças dentro dos núcleos que atuam e a visibilidade das suas ações como propagadoras da tradição. O Ensino não formal é realizado nos ensaios, durante as apresentações e principalmente no espaço educacional da Sede, que é aberto para toda a comunidade como um lugar social e cultural de convivência, de ensino e aprendizagem. Foram utilizados como metodologia a análise documental e a história oral, a partir de entrevistas com Mestres e brincantes do Boi de Pindaré. Conclui-se que esses Mestres cantadores desempenham um importante papel como educadores não formais da cultura popular maranhense, pois, é através dos seus ensinamentos que são propagados os conhecimentos contidos na tradição do Bumba-meu-boi do Maranhão que possuí elementos populares repletos de significados e cheios de simbologias, memórias e conhecimentos. A pesquisa revelou uma rede de saberes construídos e reconstruídos, que possibilitam conexões e troca de saberes através da oralidade e das práticas pedagógicas que suscitam provocações e dialogismos.[en] Boi de Pindaré s masters: Education, Memory, Belonging and Orality investigated the educational practices of the two formal Masters of the Boi de Pindaré: Master Castro and Marter João do Sá Viana told through their identity narratives and of the subjects who participate. The trajectories of the masters were studied from comings and goings, in a process of ruptures, sutures that is natural in the identity of the human being. The importance of these Masters cannot be highlighted as non-formal educators of the popular culure of Maranhão because it is through their teaching that the elements contained in the tradition of Bumba meu boi of Maranhão are propagated, which were full of meanings and full of symbologies and as memories and knowledge revealed a network of knowledge built and reconstructed, enabling, an attentive relationship and exchange of knowledge through orality and pedagogical practices that arouse provocations and dialogism. In this context, the female role is studied through the empowerment of women who make the Boi de Pindaré, recognizing their leadership within the nuclei that act and the visibility of their actions as propagators of tradition. Non-formal teaching is carried out in rehearsals, during presentations and mainly in the educational space at headquarters, which is open to the entire community as a social and cultural place for coexistence, teaching and learning. Documentary analysis and oral history were used as a methodology, based on interviews with masters and players of the Ox of Pindaré. It is concluded that these singing Masters play an important role as non-formal educators of Maranhão popular culture, because it is throung their teachings that the knowledge, contained in the tradition of Bumba my ox of Maranhão is propagated, which has popular elements full of meanings and full of symbologies and memories and Knowledge. The research revealed a network of reconstructed knowledge, which enable connections and exchange of knowledge through orality and pedagogical practices that arouse provocations and diaologism.MAXWELLPATRICIA COELHO DA COSTACRISTIANE RODRIGUES SERRA2022-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59369&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59369&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59369porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-05T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:59369Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-07-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A FIGURA DOS MESTRES E DAS MESTRAS DO BOI DE PINDARÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ORALIDADE
[en] BOI DE PINDARÉ S MASTERS: EDUCATION, MEMORY, BELONGING AND ORALITY
title [pt] A FIGURA DOS MESTRES E DAS MESTRAS DO BOI DE PINDARÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ORALIDADE
spellingShingle [pt] A FIGURA DOS MESTRES E DAS MESTRAS DO BOI DE PINDARÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ORALIDADE
CRISTIANE RODRIGUES SERRA
[pt] EDUCACAO
[pt] PERTENCIMENTO
[pt] BOI DE PINDARE
[pt] ORALIDADE
[pt] MEMORIA
[en] EDUCATION
[en] BELONGING
[en] BOI DE PINDARE
[en] ORALITY
[en] MEMORY
title_short [pt] A FIGURA DOS MESTRES E DAS MESTRAS DO BOI DE PINDARÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ORALIDADE
title_full [pt] A FIGURA DOS MESTRES E DAS MESTRAS DO BOI DE PINDARÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ORALIDADE
title_fullStr [pt] A FIGURA DOS MESTRES E DAS MESTRAS DO BOI DE PINDARÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ORALIDADE
title_full_unstemmed [pt] A FIGURA DOS MESTRES E DAS MESTRAS DO BOI DE PINDARÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ORALIDADE
title_sort [pt] A FIGURA DOS MESTRES E DAS MESTRAS DO BOI DE PINDARÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ORALIDADE
author CRISTIANE RODRIGUES SERRA
author_facet CRISTIANE RODRIGUES SERRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PATRICIA COELHO DA COSTA
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTIANE RODRIGUES SERRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] EDUCACAO
[pt] PERTENCIMENTO
[pt] BOI DE PINDARE
[pt] ORALIDADE
[pt] MEMORIA
[en] EDUCATION
[en] BELONGING
[en] BOI DE PINDARE
[en] ORALITY
[en] MEMORY
topic [pt] EDUCACAO
[pt] PERTENCIMENTO
[pt] BOI DE PINDARE
[pt] ORALIDADE
[pt] MEMORIA
[en] EDUCATION
[en] BELONGING
[en] BOI DE PINDARE
[en] ORALITY
[en] MEMORY
description [pt] A figura dos Mestres Cantadores do Boi de Pindaré: Educação, Memória, Pertencimento e Oralidade investiga as práticas educativas dos dois Mestres formais do Boi de Pindaré: Mestre Castro e Mestre João do Sá Viana contadas através das narrativas identitárias deles e dos sujeitos que participam. As trajetórias dos mestres foram estudadas a partir de idas e vindas, em um processo de rupturas, suturas que é natural na identidade do ser humano. Destaca-se a importância desses Mestres cantadores como educadores não formais da cultura popular maranhense, pois, é através dos seus ensinamentos que são propagados os conhecimentos contidos na tradição do Bumba-meu-boi do Maranhão que possuí elementos populares repletos de significados e cheios de simbologias e as memórias e conhecimentos revelam uma rede de saberes construídos e reconstruídos, possibilitando assim, um olhar mais atento em relação a conexões e troca de saberes através da oralidade e das práticas pedagógicas que suscitam provocações e dialogismos. Neste contexto é estudado o papel feminino através do emponderamento das mulheres que fazem o Boi de Pindaré reconhecendo suas lideranças dentro dos núcleos que atuam e a visibilidade das suas ações como propagadoras da tradição. O Ensino não formal é realizado nos ensaios, durante as apresentações e principalmente no espaço educacional da Sede, que é aberto para toda a comunidade como um lugar social e cultural de convivência, de ensino e aprendizagem. Foram utilizados como metodologia a análise documental e a história oral, a partir de entrevistas com Mestres e brincantes do Boi de Pindaré. Conclui-se que esses Mestres cantadores desempenham um importante papel como educadores não formais da cultura popular maranhense, pois, é através dos seus ensinamentos que são propagados os conhecimentos contidos na tradição do Bumba-meu-boi do Maranhão que possuí elementos populares repletos de significados e cheios de simbologias, memórias e conhecimentos. A pesquisa revelou uma rede de saberes construídos e reconstruídos, que possibilitam conexões e troca de saberes através da oralidade e das práticas pedagógicas que suscitam provocações e dialogismos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59369&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59369&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59369
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59369&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59369&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828130280297201664