Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem
Ano de defesa: | 2000 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11160 |
Resumo: | Since difficulties exist, in refering to the teaching and lerning of Differential and Integral Calculus, this work presents a didactic sequence with activities allocated in records, in which the students work in couples to perceive the essence of the concept of derivatives. After the resolution of each record, it is settled down a plenary to discuss the presented answers. The choice of this methodological practice represents a rupture of the habitual didactic contract. I present a posteriori analysis of each record, confronting the student s protocols with a priori analysis. This allows to raise conclusions about the gains of this pedagogic choice to the teaching and learning of the concept of the derivative |
id |
PUC_SP-1_0ba3b8088cafbe9bf86e9af4c7bb0f85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11160 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Benedito Antonio daDall'Anese, Claudio2016-04-27T16:58:06Z2007-06-222000-04-28Dall'Anese, Claudio. Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem. 2000. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11160Since difficulties exist, in refering to the teaching and lerning of Differential and Integral Calculus, this work presents a didactic sequence with activities allocated in records, in which the students work in couples to perceive the essence of the concept of derivatives. After the resolution of each record, it is settled down a plenary to discuss the presented answers. The choice of this methodological practice represents a rupture of the habitual didactic contract. I present a posteriori analysis of each record, confronting the student s protocols with a priori analysis. This allows to raise conclusions about the gains of this pedagogic choice to the teaching and learning of the concept of the derivativeDado que existem dificuldades, no que se refere ao ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral, este trabalho apresenta uma seqüência didática com atividades apresentadas em fichas, em que os alunos trabalham em duplas, para perceber a essência do conceito de derivada. Após a resolução de cada ficha, estabelece-se uma plenária para discussão das respostas apresentadas. A escolha desta prática metodológica representa uma ruptura do contrato didático habitual. Apresento uma análise a posteriori de cada ficha, confrontando os protocolos dos alunos com uma análise feita a priori. Isto permite levantar conclusões sobre os ganhos desta escolha pedagógica para o ensino e aprendizagem do conceito de derivadaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24430/dissertacao_claudio_dall%20Anese.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoderivadacontrato didáticoreta tangentevariaçãootimizaçãoCalculoEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoderivativedidactic contracttangentvariationoptimizeCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAConceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_claudio_dall Anese.pdf.txtdissertacao_claudio_dall Anese.pdf.txtExtracted texttext/plain215563https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11160/3/dissertacao_claudio_dall%20Anese.pdf.txt467c3bd180c18ea5eb917d3a8e61ee55MD53ORIGINALdissertacao_claudio_dall Anese.pdfapplication/pdf788897https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11160/1/dissertacao_claudio_dall%20Anese.pdf897afe6ea83b9b5b4a540be3caa83095MD51THUMBNAILdissertacao_claudio_dall Anese.pdf.jpgdissertacao_claudio_dall Anese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11160/2/dissertacao_claudio_dall%20Anese.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/111602022-04-27 13:45:41.325oai:repositorio.pucsp.br:handle/11160Repositório Institucionalhttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:45:41Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem |
title |
Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem Dall'Anese, Claudio derivada contrato didático reta tangente variação otimização Calculo Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino derivative didactic contract tangent variation optimize CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem |
title_full |
Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem |
title_sort |
Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem |
author |
Dall'Anese, Claudio |
author_facet |
Dall'Anese, Claudio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Benedito Antonio da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dall'Anese, Claudio |
contributor_str_mv |
Silva, Benedito Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
derivada contrato didático reta tangente variação otimização Calculo Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino |
topic |
derivada contrato didático reta tangente variação otimização Calculo Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino derivative didactic contract tangent variation optimize CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
derivative didactic contract tangent variation optimize |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Since difficulties exist, in refering to the teaching and lerning of Differential and Integral Calculus, this work presents a didactic sequence with activities allocated in records, in which the students work in couples to perceive the essence of the concept of derivatives. After the resolution of each record, it is settled down a plenary to discuss the presented answers. The choice of this methodological practice represents a rupture of the habitual didactic contract. I present a posteriori analysis of each record, confronting the student s protocols with a priori analysis. This allows to raise conclusions about the gains of this pedagogic choice to the teaching and learning of the concept of the derivative |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000-04-28 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-06-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Dall'Anese, Claudio. Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem. 2000. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11160 |
identifier_str_mv |
Dall'Anese, Claudio. Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem. 2000. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC_SP |
collection |
Repositório Institucional da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11160/3/dissertacao_claudio_dall%20Anese.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11160/1/dissertacao_claudio_dall%20Anese.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11160/2/dissertacao_claudio_dall%20Anese.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
467c3bd180c18ea5eb917d3a8e61ee55 897afe6ea83b9b5b4a540be3caa83095 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1837200666875920384 |