Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Dall'Anese, Claudio
Orientador(a): Silva, Benedito Antonio da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11160
Resumo: Since difficulties exist, in refering to the teaching and lerning of Differential and Integral Calculus, this work presents a didactic sequence with activities allocated in records, in which the students work in couples to perceive the essence of the concept of derivatives. After the resolution of each record, it is settled down a plenary to discuss the presented answers. The choice of this methodological practice represents a rupture of the habitual didactic contract. I present a posteriori analysis of each record, confronting the student s protocols with a priori analysis. This allows to raise conclusions about the gains of this pedagogic choice to the teaching and learning of the concept of the derivative
id PUC_SP-1_0ba3b8088cafbe9bf86e9af4c7bb0f85
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11160
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Benedito Antonio daDall'Anese, Claudio2016-04-27T16:58:06Z2007-06-222000-04-28Dall'Anese, Claudio. Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem. 2000. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11160Since difficulties exist, in refering to the teaching and lerning of Differential and Integral Calculus, this work presents a didactic sequence with activities allocated in records, in which the students work in couples to perceive the essence of the concept of derivatives. After the resolution of each record, it is settled down a plenary to discuss the presented answers. The choice of this methodological practice represents a rupture of the habitual didactic contract. I present a posteriori analysis of each record, confronting the student s protocols with a priori analysis. This allows to raise conclusions about the gains of this pedagogic choice to the teaching and learning of the concept of the derivativeDado que existem dificuldades, no que se refere ao ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral, este trabalho apresenta uma seqüência didática com atividades apresentadas em fichas, em que os alunos trabalham em duplas, para perceber a essência do conceito de derivada. Após a resolução de cada ficha, estabelece-se uma plenária para discussão das respostas apresentadas. A escolha desta prática metodológica representa uma ruptura do contrato didático habitual. Apresento uma análise a posteriori de cada ficha, confrontando os protocolos dos alunos com uma análise feita a priori. Isto permite levantar conclusões sobre os ganhos desta escolha pedagógica para o ensino e aprendizagem do conceito de derivadaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24430/dissertacao_claudio_dall%20Anese.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoderivadacontrato didáticoreta tangentevariaçãootimizaçãoCalculoEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoderivativedidactic contracttangentvariationoptimizeCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAConceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_claudio_dall Anese.pdf.txtdissertacao_claudio_dall Anese.pdf.txtExtracted texttext/plain215563https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11160/3/dissertacao_claudio_dall%20Anese.pdf.txt467c3bd180c18ea5eb917d3a8e61ee55MD53ORIGINALdissertacao_claudio_dall Anese.pdfapplication/pdf788897https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11160/1/dissertacao_claudio_dall%20Anese.pdf897afe6ea83b9b5b4a540be3caa83095MD51THUMBNAILdissertacao_claudio_dall Anese.pdf.jpgdissertacao_claudio_dall Anese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11160/2/dissertacao_claudio_dall%20Anese.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/111602022-04-27 13:45:41.325oai:repositorio.pucsp.br:handle/11160Repositório Institucionalhttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:45:41Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem
title Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem
spellingShingle Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem
Dall'Anese, Claudio
derivada
contrato didático
reta tangente
variação
otimização
Calculo
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
derivative
didactic contract
tangent
variation
optimize
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem
title_full Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem
title_fullStr Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem
title_sort Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem
author Dall'Anese, Claudio
author_facet Dall'Anese, Claudio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Benedito Antonio da
dc.contributor.author.fl_str_mv Dall'Anese, Claudio
contributor_str_mv Silva, Benedito Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv derivada
contrato didático
reta tangente
variação
otimização
Calculo
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
topic derivada
contrato didático
reta tangente
variação
otimização
Calculo
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
derivative
didactic contract
tangent
variation
optimize
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv derivative
didactic contract
tangent
variation
optimize
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Since difficulties exist, in refering to the teaching and lerning of Differential and Integral Calculus, this work presents a didactic sequence with activities allocated in records, in which the students work in couples to perceive the essence of the concept of derivatives. After the resolution of each record, it is settled down a plenary to discuss the presented answers. The choice of this methodological practice represents a rupture of the habitual didactic contract. I present a posteriori analysis of each record, confronting the student s protocols with a priori analysis. This allows to raise conclusions about the gains of this pedagogic choice to the teaching and learning of the concept of the derivative
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000-04-28
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Dall'Anese, Claudio. Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem. 2000. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11160
identifier_str_mv Dall'Anese, Claudio. Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem. 2000. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Repositório Institucional da PUC_SP
collection Repositório Institucional da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11160/3/dissertacao_claudio_dall%20Anese.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11160/1/dissertacao_claudio_dall%20Anese.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11160/2/dissertacao_claudio_dall%20Anese.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 467c3bd180c18ea5eb917d3a8e61ee55
897afe6ea83b9b5b4a540be3caa83095
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1837200666875920384