Para um novo tipo de fonte: uma análise dos Games Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake e Metal Gear Solid

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Romito, João Victor lattes
Orientador(a): Longhi, Carla Reis lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23974
Resumo: Electronic games (also known as video games) today constitute a large part of the entertainment industry, becoming an integral part of contemporary culture. Understanding that games have established their own narrative form from different media (comics, cinema, television, among others) the study will seek to analyze this new media within its historical perspective, thus paying attention to the study of a new type font. Therefore, an analysis will be made (which is not intended to be a semiotic analysis, however some of its concepts methodologically support the research) of the first three games of the Metal Gear franchise started in 1987, aiming to understand the relationships that these games establish with certain themes. in vogue during its production context, such as the prospect of breaking international power through the end of the logic of bipolarity, the construction of a discourse that the United States, once the guardian of the non-communist bloc, should now assume a guardian role “ worldwide ”(Metal Gear, 1987 and Metal Gear 2: Solid Snake); the transformation of the issue of terrorism, which in the 1960s was linked to the struggles of groups for independence and autonomy in a given territory, but since the 1990s it gains a new aspect, being used to define a wide range of conflicts involving non-state actors (Metal Gear Solid 1998)
id PUC_SP-1_4149056d2e0246f24c7afd8fe987a7ea
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/23974
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC_SP
repository_id_str
spelling Longhi, Carla Reishttp://lattes.cnpq.br/4393774880761973http://lattes.cnpq.br/6660605128832175Romito, João Victor2021-11-16T14:50:49Z2021-11-16T14:50:49Z2020-03-10Romito, João Victor. Para um novo tipo de fonte: uma análise dos Games Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake e Metal Gear Solid. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23974Electronic games (also known as video games) today constitute a large part of the entertainment industry, becoming an integral part of contemporary culture. Understanding that games have established their own narrative form from different media (comics, cinema, television, among others) the study will seek to analyze this new media within its historical perspective, thus paying attention to the study of a new type font. Therefore, an analysis will be made (which is not intended to be a semiotic analysis, however some of its concepts methodologically support the research) of the first three games of the Metal Gear franchise started in 1987, aiming to understand the relationships that these games establish with certain themes. in vogue during its production context, such as the prospect of breaking international power through the end of the logic of bipolarity, the construction of a discourse that the United States, once the guardian of the non-communist bloc, should now assume a guardian role “ worldwide ”(Metal Gear, 1987 and Metal Gear 2: Solid Snake); the transformation of the issue of terrorism, which in the 1960s was linked to the struggles of groups for independence and autonomy in a given territory, but since the 1990s it gains a new aspect, being used to define a wide range of conflicts involving non-state actors (Metal Gear Solid 1998)Os games eletrônicos (também conhecido como vídeo games) hoje constituem uma grande parte da indústria do entretenimento, tornando-se parte integrante da cultura contemporânea. Entendendo que os games, estabeleceram uma forma de narrativa própria a partir de diversas mídias (história em quadrinhos, cinema, televisão, entre outros) o estudo buscará analisar esta nova mídia dentro de sua perspectiva histórica, atentando assim para o estudo de um novo tipo de fonte. Para tanto será feito uma análise (que não se propõe em ser uma análise semiótica, contudo alguns de seus conceitos suportam metodologicamente a pesquisa) dos três primeiros games da franquia Metal Gear iniciada em 1987, visando entender as relações que estes jogos estabelecem com certas temáticas do seu contexto de produção, como a perspectiva de quebra do poder internacional mediante ao fim da lógica da bipolaridade, a construção de um discurso de que os Estados Unidos antes guardião do bloco não comunista, agora deveria assumir um papel de guardião “mundial” (Metal Gear, 1987 e Metal Gear 2: Solid Snake); a transformação da questão do terrorismo, que nos anos 60,70 estava vinculada as lutas de grupos por independência e autonomia em um determinado território, mas partir da década de 1990 ganha um novo aspecto, sendo utilizado para definir uma vasta gama de conflitos que envolvem atores não estatais (Metal Gear Solid 1998)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em HistóriaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências SociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAVídeogamesGames Metal GearJogos de fantasiaVideo gamesMetal Gear GamesFantasy gamesPara um novo tipo de fonte: uma análise dos Games Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake e Metal Gear Solidinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJoão Victor Romito.pdfapplication/pdf1556902https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23974/1/Jo%c3%a3o%20Victor%20Romito.pdfaa5ed1335894da2e2cc5d920ec5c312bMD51TEXTJoão Victor Romito.pdf.txtJoão Victor Romito.pdf.txtExtracted texttext/plain180487https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23974/2/Jo%c3%a3o%20Victor%20Romito.pdf.txt52a682e02ab8f493108b7542bcc5a676MD52THUMBNAILJoão Victor Romito.pdf.jpgJoão Victor Romito.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23974/3/Jo%c3%a3o%20Victor%20Romito.pdf.jpgb5f95cf5e58b6476b37a534c0d70faa7MD53handle/239742021-11-17 07:33:53.727oai:repositorio.pucsp.br:handle/23974Repositório Institucionalhttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-11-17T10:33:53Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para um novo tipo de fonte: uma análise dos Games Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake e Metal Gear Solid
title Para um novo tipo de fonte: uma análise dos Games Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake e Metal Gear Solid
spellingShingle Para um novo tipo de fonte: uma análise dos Games Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake e Metal Gear Solid
Romito, João Victor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Vídeogames
Games Metal Gear
Jogos de fantasia
Video games
Metal Gear Games
Fantasy games
title_short Para um novo tipo de fonte: uma análise dos Games Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake e Metal Gear Solid
title_full Para um novo tipo de fonte: uma análise dos Games Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake e Metal Gear Solid
title_fullStr Para um novo tipo de fonte: uma análise dos Games Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake e Metal Gear Solid
title_full_unstemmed Para um novo tipo de fonte: uma análise dos Games Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake e Metal Gear Solid
title_sort Para um novo tipo de fonte: uma análise dos Games Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake e Metal Gear Solid
author Romito, João Victor
author_facet Romito, João Victor
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Longhi, Carla Reis
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4393774880761973
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6660605128832175
dc.contributor.author.fl_str_mv Romito, João Victor
contributor_str_mv Longhi, Carla Reis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Vídeogames
Games Metal Gear
Jogos de fantasia
Video games
Metal Gear Games
Fantasy games
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeogames
Games Metal Gear
Jogos de fantasia
dc.subject.eng.fl_str_mv Video games
Metal Gear Games
Fantasy games
description Electronic games (also known as video games) today constitute a large part of the entertainment industry, becoming an integral part of contemporary culture. Understanding that games have established their own narrative form from different media (comics, cinema, television, among others) the study will seek to analyze this new media within its historical perspective, thus paying attention to the study of a new type font. Therefore, an analysis will be made (which is not intended to be a semiotic analysis, however some of its concepts methodologically support the research) of the first three games of the Metal Gear franchise started in 1987, aiming to understand the relationships that these games establish with certain themes. in vogue during its production context, such as the prospect of breaking international power through the end of the logic of bipolarity, the construction of a discourse that the United States, once the guardian of the non-communist bloc, should now assume a guardian role “ worldwide ”(Metal Gear, 1987 and Metal Gear 2: Solid Snake); the transformation of the issue of terrorism, which in the 1960s was linked to the struggles of groups for independence and autonomy in a given territory, but since the 1990s it gains a new aspect, being used to define a wide range of conflicts involving non-state actors (Metal Gear Solid 1998)
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-16T14:50:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-16T14:50:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Romito, João Victor. Para um novo tipo de fonte: uma análise dos Games Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake e Metal Gear Solid. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23974
identifier_str_mv Romito, João Victor. Para um novo tipo de fonte: uma análise dos Games Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake e Metal Gear Solid. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Repositório Institucional da PUC_SP
collection Repositório Institucional da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23974/1/Jo%c3%a3o%20Victor%20Romito.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23974/2/Jo%c3%a3o%20Victor%20Romito.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23974/3/Jo%c3%a3o%20Victor%20Romito.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa5ed1335894da2e2cc5d920ec5c312b
52a682e02ab8f493108b7542bcc5a676
b5f95cf5e58b6476b37a534c0d70faa7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1834654452479426560