Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Jesus, Naine Terena de lattes
Orientador(a): Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10440
Resumo: The present study aims to investigate the use of audiovisual products in classes taught by teachers Terena indigenous municipal Lutuma Day School , located in the village Green Lemon - in Aquidauna - MS . The question that gives the thesis is to understand the motivations and contributions of these elements on the day of differentiated indigenous school, considering that the inclusion of technological devices is still part of a new methodology even on non- Indian schools . The methodological basis of the research was based on observation of the use of audiovisual classroom and producing own materials made by indigenous teachers and interviews with these educators . . The hypotheses presented in this study are based on 1 ) the audiovisual features approach to speaking , a typical characteristic of indigenous peoples . 2 ) the different indigenous school is constantly changing and therefore educators need effective methods and materials , and consistent with the indigenous reality 3 ) Teachers and students attending Terena indigenous school Lutuma Day has gone through different processes of identity formation such as assimilation , influences , and cultural hybridization . The theoretical basis of studies using different indigenous education , history and culture of the people Terena , educational communication , indigenous education and audiovisual
id PUC_SP-1_4f02c210b210e45ebe94788716d7fdb5
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10440
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Bittencourt, Circe Maria Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702065A5Jesus, Naine Terena de2016-04-27T16:32:54Z2014-04-252014-02-18Jesus, Naine Terena de. Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias. 2014. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10440The present study aims to investigate the use of audiovisual products in classes taught by teachers Terena indigenous municipal Lutuma Day School , located in the village Green Lemon - in Aquidauna - MS . The question that gives the thesis is to understand the motivations and contributions of these elements on the day of differentiated indigenous school, considering that the inclusion of technological devices is still part of a new methodology even on non- Indian schools . The methodological basis of the research was based on observation of the use of audiovisual classroom and producing own materials made by indigenous teachers and interviews with these educators . . The hypotheses presented in this study are based on 1 ) the audiovisual features approach to speaking , a typical characteristic of indigenous peoples . 2 ) the different indigenous school is constantly changing and therefore educators need effective methods and materials , and consistent with the indigenous reality 3 ) Teachers and students attending Terena indigenous school Lutuma Day has gone through different processes of identity formation such as assimilation , influences , and cultural hybridization . The theoretical basis of studies using different indigenous education , history and culture of the people Terena , educational communication , indigenous education and audiovisualO presente estudo tem como objetivo a investigação da utilização de produtos audiovisual nas aulas ministradas por professores Terena da Escola municipal indígena Lutuma Dias, localizada na aldeia Limão Verde - em Aquidauana - MS. A questão que origina a tese é apreender quais as motivações e a contribuição desses elementos no dia a dia da escola indígena diferenciada,considerando-se que a inserção de aparatos tecnológicos ainda faz parte de uma metodologia nova até mesmo nas escolas não indígenas. A base metodológicas da investigação pautou-se na observação da utilização do audiovisual em sala de aula e a produção de materiais próprios por parte dos professores indígena e entrevistas com esses educadores. . As hipóteses apresentadas neste estudo baseiam-se em 1) o audiovisual apresenta aproximação com a oralidade, característica típica dos povos indígenas. 2 ) a escola indígena diferenciada está em constante alteração e por isso os educadores necessitam de métodos e materiais eficazes e condizentes com a realidade indígenas 3) Professores e alunos Terena que frequentam a escola indígena Lutuma Dias, tem passado por diferentes processos de constituição de identidade, como as assimilações, influências, e hibridações culturais. A base teórica se utiliza de estudos da educação escolar indígena diferenciada, a história e cultura do povo Terena, educomunicação, audiovisual indígena e educaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23185/Naine%20Terena%20de%20Jesus.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoEducação indígena diferenciadaEducomunicaçãoAudiovisualDifferentiated indigenous educationEducational communicationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOAudiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTNaine Terena de Jesus.pdf.txtNaine Terena de Jesus.pdf.txtExtracted texttext/plain416116https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10440/3/Naine%20Terena%20de%20Jesus.pdf.txtfc2bd7b81d4e7620b329383d389014ddMD53ORIGINALNaine Terena de Jesus.pdfapplication/pdf3377633https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10440/1/Naine%20Terena%20de%20Jesus.pdf96f9f99a55c27ff444cd8054f13bc326MD51THUMBNAILNaine Terena de Jesus.pdf.jpgNaine Terena de Jesus.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1947https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10440/2/Naine%20Terena%20de%20Jesus.pdf.jpg971b3e7477b4e6f789051ff92620616eMD52handle/104402022-06-13 12:27:47.784oai:repositorio.pucsp.br:handle/10440Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-13T15:27:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias
title Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias
spellingShingle Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias
Jesus, Naine Terena de
Educação indígena diferenciada
Educomunicação
Audiovisual
Differentiated indigenous education
Educational communication
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias
title_full Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias
title_fullStr Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias
title_full_unstemmed Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias
title_sort Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias
author Jesus, Naine Terena de
author_facet Jesus, Naine Terena de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bittencourt, Circe Maria Fernandes
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702065A5
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Naine Terena de
contributor_str_mv Bittencourt, Circe Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena diferenciada
Educomunicação
Audiovisual
topic Educação indígena diferenciada
Educomunicação
Audiovisual
Differentiated indigenous education
Educational communication
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Differentiated indigenous education
Educational communication
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description The present study aims to investigate the use of audiovisual products in classes taught by teachers Terena indigenous municipal Lutuma Day School , located in the village Green Lemon - in Aquidauna - MS . The question that gives the thesis is to understand the motivations and contributions of these elements on the day of differentiated indigenous school, considering that the inclusion of technological devices is still part of a new methodology even on non- Indian schools . The methodological basis of the research was based on observation of the use of audiovisual classroom and producing own materials made by indigenous teachers and interviews with these educators . . The hypotheses presented in this study are based on 1 ) the audiovisual features approach to speaking , a typical characteristic of indigenous peoples . 2 ) the different indigenous school is constantly changing and therefore educators need effective methods and materials , and consistent with the indigenous reality 3 ) Teachers and students attending Terena indigenous school Lutuma Day has gone through different processes of identity formation such as assimilation , influences , and cultural hybridization . The theoretical basis of studies using different indigenous education , history and culture of the people Terena , educational communication , indigenous education and audiovisual
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-25
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:32:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Jesus, Naine Terena de. Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias. 2014. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10440
identifier_str_mv Jesus, Naine Terena de. Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias. 2014. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10440/3/Naine%20Terena%20de%20Jesus.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10440/1/Naine%20Terena%20de%20Jesus.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10440/2/Naine%20Terena%20de%20Jesus.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fc2bd7b81d4e7620b329383d389014dd
96f9f99a55c27ff444cd8054f13bc326
971b3e7477b4e6f789051ff92620616e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278195130695680