Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10440 |
Resumo: | The present study aims to investigate the use of audiovisual products in classes taught by teachers Terena indigenous municipal Lutuma Day School , located in the village Green Lemon - in Aquidauna - MS . The question that gives the thesis is to understand the motivations and contributions of these elements on the day of differentiated indigenous school, considering that the inclusion of technological devices is still part of a new methodology even on non- Indian schools . The methodological basis of the research was based on observation of the use of audiovisual classroom and producing own materials made by indigenous teachers and interviews with these educators . . The hypotheses presented in this study are based on 1 ) the audiovisual features approach to speaking , a typical characteristic of indigenous peoples . 2 ) the different indigenous school is constantly changing and therefore educators need effective methods and materials , and consistent with the indigenous reality 3 ) Teachers and students attending Terena indigenous school Lutuma Day has gone through different processes of identity formation such as assimilation , influences , and cultural hybridization . The theoretical basis of studies using different indigenous education , history and culture of the people Terena , educational communication , indigenous education and audiovisual |
id |
PUC_SP-1_4f02c210b210e45ebe94788716d7fdb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10440 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Bittencourt, Circe Maria Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702065A5Jesus, Naine Terena de2016-04-27T16:32:54Z2014-04-252014-02-18Jesus, Naine Terena de. Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias. 2014. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10440The present study aims to investigate the use of audiovisual products in classes taught by teachers Terena indigenous municipal Lutuma Day School , located in the village Green Lemon - in Aquidauna - MS . The question that gives the thesis is to understand the motivations and contributions of these elements on the day of differentiated indigenous school, considering that the inclusion of technological devices is still part of a new methodology even on non- Indian schools . The methodological basis of the research was based on observation of the use of audiovisual classroom and producing own materials made by indigenous teachers and interviews with these educators . . The hypotheses presented in this study are based on 1 ) the audiovisual features approach to speaking , a typical characteristic of indigenous peoples . 2 ) the different indigenous school is constantly changing and therefore educators need effective methods and materials , and consistent with the indigenous reality 3 ) Teachers and students attending Terena indigenous school Lutuma Day has gone through different processes of identity formation such as assimilation , influences , and cultural hybridization . The theoretical basis of studies using different indigenous education , history and culture of the people Terena , educational communication , indigenous education and audiovisualO presente estudo tem como objetivo a investigação da utilização de produtos audiovisual nas aulas ministradas por professores Terena da Escola municipal indígena Lutuma Dias, localizada na aldeia Limão Verde - em Aquidauana - MS. A questão que origina a tese é apreender quais as motivações e a contribuição desses elementos no dia a dia da escola indígena diferenciada,considerando-se que a inserção de aparatos tecnológicos ainda faz parte de uma metodologia nova até mesmo nas escolas não indígenas. A base metodológicas da investigação pautou-se na observação da utilização do audiovisual em sala de aula e a produção de materiais próprios por parte dos professores indígena e entrevistas com esses educadores. . As hipóteses apresentadas neste estudo baseiam-se em 1) o audiovisual apresenta aproximação com a oralidade, característica típica dos povos indígenas. 2 ) a escola indígena diferenciada está em constante alteração e por isso os educadores necessitam de métodos e materiais eficazes e condizentes com a realidade indígenas 3) Professores e alunos Terena que frequentam a escola indígena Lutuma Dias, tem passado por diferentes processos de constituição de identidade, como as assimilações, influências, e hibridações culturais. A base teórica se utiliza de estudos da educação escolar indígena diferenciada, a história e cultura do povo Terena, educomunicação, audiovisual indígena e educaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23185/Naine%20Terena%20de%20Jesus.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoEducação indígena diferenciadaEducomunicaçãoAudiovisualDifferentiated indigenous educationEducational communicationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOAudiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTNaine Terena de Jesus.pdf.txtNaine Terena de Jesus.pdf.txtExtracted texttext/plain416116https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10440/3/Naine%20Terena%20de%20Jesus.pdf.txtfc2bd7b81d4e7620b329383d389014ddMD53ORIGINALNaine Terena de Jesus.pdfapplication/pdf3377633https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10440/1/Naine%20Terena%20de%20Jesus.pdf96f9f99a55c27ff444cd8054f13bc326MD51THUMBNAILNaine Terena de Jesus.pdf.jpgNaine Terena de Jesus.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1947https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10440/2/Naine%20Terena%20de%20Jesus.pdf.jpg971b3e7477b4e6f789051ff92620616eMD52handle/104402022-06-13 12:27:47.784oai:repositorio.pucsp.br:handle/10440Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-13T15:27:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias |
title |
Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias |
spellingShingle |
Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias Jesus, Naine Terena de Educação indígena diferenciada Educomunicação Audiovisual Differentiated indigenous education Educational communication CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias |
title_full |
Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias |
title_fullStr |
Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias |
title_full_unstemmed |
Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias |
title_sort |
Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias |
author |
Jesus, Naine Terena de |
author_facet |
Jesus, Naine Terena de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bittencourt, Circe Maria Fernandes |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702065A5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Naine Terena de |
contributor_str_mv |
Bittencourt, Circe Maria Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação indígena diferenciada Educomunicação Audiovisual |
topic |
Educação indígena diferenciada Educomunicação Audiovisual Differentiated indigenous education Educational communication CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Differentiated indigenous education Educational communication |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
The present study aims to investigate the use of audiovisual products in classes taught by teachers Terena indigenous municipal Lutuma Day School , located in the village Green Lemon - in Aquidauna - MS . The question that gives the thesis is to understand the motivations and contributions of these elements on the day of differentiated indigenous school, considering that the inclusion of technological devices is still part of a new methodology even on non- Indian schools . The methodological basis of the research was based on observation of the use of audiovisual classroom and producing own materials made by indigenous teachers and interviews with these educators . . The hypotheses presented in this study are based on 1 ) the audiovisual features approach to speaking , a typical characteristic of indigenous peoples . 2 ) the different indigenous school is constantly changing and therefore educators need effective methods and materials , and consistent with the indigenous reality 3 ) Teachers and students attending Terena indigenous school Lutuma Day has gone through different processes of identity formation such as assimilation , influences , and cultural hybridization . The theoretical basis of studies using different indigenous education , history and culture of the people Terena , educational communication , indigenous education and audiovisual |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-04-25 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:32:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Jesus, Naine Terena de. Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias. 2014. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10440 |
identifier_str_mv |
Jesus, Naine Terena de. Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias. 2014. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10440/3/Naine%20Terena%20de%20Jesus.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10440/1/Naine%20Terena%20de%20Jesus.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10440/2/Naine%20Terena%20de%20Jesus.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc2bd7b81d4e7620b329383d389014dd 96f9f99a55c27ff444cd8054f13bc326 971b3e7477b4e6f789051ff92620616e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278195130695680 |