Percepção e satisfação de pais e fonoaudiólogos com o desempenho em habilidades auditivas e de linguagem de crianças usuárias de implante coclear

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Martins, Marcella Ferrari lattes
Orientador(a): Novaes, Beatriz Cavalcante de Albuquerque Caiuby
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19065
Resumo: Objective: To analyze and discuss comparatively the perception of parents and audiologists - therapists and programmers, for the hearing and language skills in children with cochlear implants, satisfaction with perceived this development and the factors responsible for it. Method: The subjects of this research 50 children under fifteen years of age, cochlear implant users, who underwent surgery at least six months of the first ear. With this, their parents and audiologists were also subject of this research. Results: Ace language categories compared to parents and respondents and non-respondents therapists there was a statistically significant association (p = 0.143). In both groups the majority of children are category 5 language, but in children of non-respondents parents observed a higher number of children in categories 1, 2 and 3. Since the hearing categories, there was also no statistically significant association (p = 0.099) between parents and respondents and non-respondents therapists, however there is a greater number of children in the categories 1, 2, 3 and 4 of the non-respondents parents. The vast majority of study participants demonstrated satisfied with the performance of children. Conclusion: The results seem to indicate that the clinical markers - language categories and hearing has the potential to strengthen the partnership between parents and audiologists (therapists and developers) and we can highlight the common factors of parents and speech therapists related to meeting the communicative performance, audibility / IC, academic performance and involvement of the parties involved
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Method: The subjects of this research 50 children under fifteen years of age, cochlear implant users, who underwent surgery at least six months of the first ear. With this, their parents and audiologists were also subject of this research. Results: Ace language categories compared to parents and respondents and non-respondents therapists there was a statistically significant association (p = 0.143). In both groups the majority of children are category 5 language, but in children of non-respondents parents observed a higher number of children in categories 1, 2 and 3. Since the hearing categories, there was also no statistically significant association (p = 0.099) between parents and respondents and non-respondents therapists, however there is a greater number of children in the categories 1, 2, 3 and 4 of the non-respondents parents. The vast majority of study participants demonstrated satisfied with the performance of children. Conclusion: The results seem to indicate that the clinical markers - language categories and hearing has the potential to strengthen the partnership between parents and audiologists (therapists and developers) and we can highlight the common factors of parents and speech therapists related to meeting the communicative performance, audibility / IC, academic performance and involvement of the parties involvedObjetivo: Analisar e discutir comparativamente a percepção de pais e fonoaudiólogos – terapeutas e programadores, quanto às habilidades auditivas e de linguagem em crianças usuárias de implante coclear, a satisfação com esse desenvolvimento percebido e os fatores responsáveis por isso. Método: Foram sujeitos dessa pesquisa 50 crianças até quinze anos de idade, usuárias de Implante coclear, que realizaram a cirurgia a no mínimo seis meses do primeiro ouvido. Com isso, seus respectivos pais e fonoaudiólogos também foram sujeitos desta pesquisa. Resultados: Ás categorias de linguagem comparadas aos pais e terapeutas respondentes e não respondentes não houve uma associação estatisticamente significativa (p=0,143). Nos dois grupos a maior parte das crianças apresentam categoria 5 de linguagem, porém nas crianças dos pais não respondentes observa-se um maior número de crianças nas categorias 1,2 e 3. Já nas categorias de audição, também não houve uma associação estatisticamente significativa (p=0,099) entre pais e terapeutas respondentes e não respondentes, porém observa-se um maior número de crianças nas categorias 1,2, 3 e 4 dos pais não respondentes. A grande maioria dos participantes do estudo demostraram satisfeitos com o desempenho das crianças. Conclusão: Os resultados parecem apontar que os marcadores clínicos - categorias de linguagem e audição tem potencial para fortalecer a parceria entre pais e fonoaudiólogos (terapeutas e programadores) e podemos destacar que os fatores em comum de pais e fonoaudiólogos relacionados à satisfação o desempenho comunicativo, audibilidade/ IC, desempenho escolar e envolvimento das partes envolvidasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/39746/Marcella%20Ferrari%20Martins.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeImplante coclearCategorias de linguagemPerda auditivaCochlear implantLanguage categoriesHearing lossCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIAPercepção e satisfação de pais e fonoaudiólogos com o desempenho em habilidades auditivas e de linguagem de crianças usuárias de implante coclearinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcella Ferrari Martins.pdf.txtMarcella Ferrari Martins.pdf.txtExtracted texttext/plain174085https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19065/4/Marcella%20Ferrari%20Martins.pdf.txt649cbf4264c6f02b81046715e2e41122MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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