Processamento das habilidades auditivas e equilíbrio em idosos com perda de audição

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Fonseca, Angelica Biazus Mendonça da lattes
Orientador(a): Santos, Teresa Maria Momensohn dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21974
Resumo: Temporal processing deficits characterizes the loss of quality of the auditory information received and processed by the elderly hearing system. Objective: assess elderly with hearing loss (HL) through central auditory processing assessment. Method: 70 elderly aged 60 up to 85, with bilateral mild or moderate sensorineural HL. People were divided in 2 groups (G1 – above-average performance +1SD; G2 – below-average performance +1SD) and tested on: Dichotic Digits Test (DDT); Pediatric Speech Intelligibility (PSI); Random Gap Detection Test (RGDT). Results: G1 achieved a better performance because of a characteristic that differs them from G2: educational group. The RGDT overall average was 130.1 ms. RE scored higher than the LE on DDT test. RE showed higher values than LE in both conditions of the PSI test (0/MCI and -10/MCI). Educational group and age impact on the elderly performance measured in PSI RE 0/MCI and PSI LE -10/MCI variables. Conclusion: Stimuli intervals detection time increased on RGDT – 130,1 ms, values above those reported in the literature. P-values results and the association of variables such as gender, age, education, level of loss and the group configuration showed significant difference for age and education variables
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People were divided in 2 groups (G1 – above-average performance +1SD; G2 – below-average performance +1SD) and tested on: Dichotic Digits Test (DDT); Pediatric Speech Intelligibility (PSI); Random Gap Detection Test (RGDT). Results: G1 achieved a better performance because of a characteristic that differs them from G2: educational group. The RGDT overall average was 130.1 ms. RE scored higher than the LE on DDT test. RE showed higher values than LE in both conditions of the PSI test (0/MCI and -10/MCI). Educational group and age impact on the elderly performance measured in PSI RE 0/MCI and PSI LE -10/MCI variables. Conclusion: Stimuli intervals detection time increased on RGDT – 130,1 ms, values above those reported in the literature. P-values results and the association of variables such as gender, age, education, level of loss and the group configuration showed significant difference for age and education variablesIntrodução: A perda da qualidade das informações auditivas recebidas e processadas pelo sistema auditivo do idoso é caracterizada especialmente por déficits no processamento temporal. Objetivo: analisar o desempenho de idosos com perda auditiva nos testes de habilidades auditivas centrais. Método: 70 idosos, na faixa etária dos 60 a 85 anos com perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderado bilateral. Os sujeitos foram divididos em 2 grupos (G1 –com desempenho acima da média + 1DP; G2 – e abaixo da média + 1DP) e submetidos aos testes: Dicótico de Dígitos (TDD); Teste Pediátrico de Inteligibilidade de Fala (PSI); Teste de Detecção de Intervalo Aleatório (RGDT)- Random Gap Detection Test. Resultados: O G1 obteve um desempenho melhor nos testes que o G2, principalmente devido as características que os diferenciaram: a escolaridade. A média geral do RGDT foi igual a 130,1 ms. O teste TDD da orelha direita (OD) obteve média maior de acertos que a orelha esquerda (OE). No teste PSI nas condições 0/MCI e -10/MCI a orelha direita mostrou valores maiores que a orelha esquerda nas duas condições. Já para as variáveis associadas ao teste PSI OD 0/MCI e PSI OE -10/MCI a Escolaridade e a Idade influenciaram o desempenho do idoso. Conclusão: No RGDT houve aumento do tempo de detecção dos intervalos entre estímulos - 130,1 ms, valores acima dos apresentados na literatura. Os resultados dos valores-p e a existência de associação das variáveis Sexo, Idade, Escolaridade, Grau de perda e Configuração com a variável Grupo mostraram diferenças significativas para as variáveis idade e escolaridadeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/48385/Angelica%20Biazus%20Mendon%c3%a7a%20da%20Fonseca.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeAudiçãoPercepção auditivaIdosoTestes auditivosHearingHearing perceptionElderlyAuditory testsCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIAProcessamento das habilidades auditivas e equilíbrio em idosos com perda de audiçãoRelationship between elderly with hearing loss performance in static and dynamic gait tests, hearing loss level and mobility self-assessmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAngelica Biazus Mendonça da Fonseca.pdf.txtAngelica Biazus Mendonça da Fonseca.pdf.txtExtracted texttext/plain121028https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/21974/4/Angelica%20Biazus%20Mendon%c3%a7a%20da%20Fonseca.pdf.txtd54be9a900fe530f459d448c24ccca06MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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