Comportamento empreendedor dos alunos em uma instituição de ensino superior

The purpose of this dissertation is to identify the entrepreneurial behavior of students of a private Higher Education institution (HEI), located in the city of São Paulo, with the porpoise of developing teaching methods that encourage entrepreneurship in all training courses. Researches indicate th...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Bertolino, Cristiane Silva Penteado lattes
Orientador/a: Junqueira, Luciano Prates
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Department: Administração
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1094
Citação:Bertolino, Cristiane Silva Penteado. Entrepreneurial behavior of students in a higher education institution. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Resumo Português:A finalidade desta dissertação é identificar os comportamentos empreendedores dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada no município de São Paulo, que se propõe a desenvolver métodos de ensino que estimulem o empreendedorismo em todos os cursos de formação. Pesquisas indicam que alguns comportamentos comuns entre empreendedores contribuem para o êxito da ação empreendedora. Esta pesquisa é um estudo de caso de natureza quantitativa e qualitativa que, através de levantamento documental, observação direta de práticas e aplicação de um questionário desenvolvido por McClelland (1972) e aperfeiçoado por Cooley (1991), visa identificar a presença de comportamentos empreendedores nos alunos das IES, objeto deste estudo. Os resultados da pesquisa identificaram que os comportamentos persuasão e redes de contato e correr riscos calculados apresentaram a menor pontuação o que reforça a necessidade de desenvolver habilidades relacionais nos alunos para estimular a ampliação da rede de contatos. A existência das redes implica na ampliação dos recursos disponíveis, tangíveis e intangíveis. Dispondo de recursos que vão além do individual poderá haver evolução do comportamento correr riscos calculados . O agrupamento dos comportamentos nos conjuntos realização , planejamento e poder demonstrou pontuação mais elevada no planejamento . Um princípio do empreendedorismo é a parceria, que está inserido no conjunto poder que obteve menor pontuação, reiterando a necessidade de metodologias de ensino que valorizem a articulação em rede
Resumo inglês:The purpose of this dissertation is to identify the entrepreneurial behavior of students of a private Higher Education institution (HEI), located in the city of São Paulo, with the porpoise of developing teaching methods that encourage entrepreneurship in all training courses. Researches indicate that some common behaviors among entrepreneurs contribute to the success of the entrepreneurial action. This research is a case study has a quantitative and qualitative nature that, through documentary survey, direct observation of practices and a questionnaire developed by McClelland (1972) and improved by Cooley (1991), aims to identify the presence of entrepreneurial behaviors in students of the HEI, object of this study. The survey results identified the persuasion behaviors and contact networks and take calculated risks had the lowest score which reinforces the need to develop relational skills in students to stimulate the expansion of the contact network. The existence of networks implies the expansion of available tangible and intangible resources. Offering features that go beyond the individual, it could cause the evolution of the behavior take moderate risks . Grouping behaviors in the clusters achievement , planning and power showed higher scores on planning . A principle of entrepreneurship is the partnership that is inserted into the set power that scored less, reiterating the need of teaching methods enhancing the networking