Guerra dos lugares, territorialização da produção e desenvolvimento regional: três fatores dissociados no caso da instalação da Ford na BA
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia
|
Departamento: |
Faculdade de Ciências Sociais
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12309 |
Resumo: | This work aimed to investigate whether tax incentive programs, adopted by governors and mayors in Brazil, especially in the years 1990 and 2000, were able to anchor regional economic development policies. Focusing on the implementation of Ford, in the city of Bahia Camaçari, we analyzed the population of regions host of new industries has benefited from economic growth as a result of the activities of the industrial plants that were attracted by tax benefits. The relevance of this theme emerges from the huge impact that public policies based on tax breaks have caused in Brazilian society, both in industrialized areas, such as the Metropolitan Region of São Paulo, as those who have no industrial tradition. Based on authors who have studied this subject and through analysis of socioeconomic data Camaçari, then used to establish that the improvement in the living conditions of the local population was not proportional to the growth of economic activities. Some factors contributing to this situation are the accelerated process of urbanization, inadequate investment in public services, low wages paid by local industries, among others |
id |
PUC_SP-1_bc1f4959f63b19072d1e0022b666e138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/12309 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Buitoni, Marisia Margarida Santiagohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4337449Y3Marinheiro, Antonio Ive2016-04-27T18:15:43Z2013-07-182013-05-29Marinheiro, Antonio Ive. Guerra dos lugares, territorialização da produção e desenvolvimento regional: três fatores dissociados no caso da instalação da Ford na BA. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12309This work aimed to investigate whether tax incentive programs, adopted by governors and mayors in Brazil, especially in the years 1990 and 2000, were able to anchor regional economic development policies. Focusing on the implementation of Ford, in the city of Bahia Camaçari, we analyzed the population of regions host of new industries has benefited from economic growth as a result of the activities of the industrial plants that were attracted by tax benefits. The relevance of this theme emerges from the huge impact that public policies based on tax breaks have caused in Brazilian society, both in industrialized areas, such as the Metropolitan Region of São Paulo, as those who have no industrial tradition. Based on authors who have studied this subject and through analysis of socioeconomic data Camaçari, then used to establish that the improvement in the living conditions of the local population was not proportional to the growth of economic activities. Some factors contributing to this situation are the accelerated process of urbanization, inadequate investment in public services, low wages paid by local industries, among othersEsta dissertação teve o objetivo de investigar se programas de incentivos fiscais, adotados por governadores e prefeitos no Brasil, sobretudo nos anos 1990 e 2000, foram capazes de ancorar políticas de desenvolvimento econômico regional. Com o foco na implantação da Ford, na cidade baiana de Camaçari, analisamos se a população de regiões anfitriãs de novas indústrias tem sido beneficiada com o crescimento econômico, fruto das atividades das plantas industriais que foram atraídas por meio de benefícios fiscais. A relevância desse tema emerge do grande impacto que as políticas públicas baseadas na renúncia fiscal têm provocado na sociedade brasileira, tanto nas áreas industrializadas, como a Região Metropolitana de São Paulo, quanto naquelas que não possuem tradição industrial. Baseados em autores que se debruçaram sobre esse assunto e por meio da análise de dados socioeconômicos do município de Camaçari, averiguamos que a melhoria nas condições de vida da população não foi proporcional ao crescimento das atividades econômicas. Alguns fatores que contribuíram para esse quadro foram o acelerado processo de urbanização, insuficientes investimentos em serviços públicos, baixos salários pagos pelas indústrias locais, entre outrosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/25294/Antonio%20Ive%20Marinheiro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em GeografiaPUC-SPBRFaculdade de Ciências SociaisFordRenúncia fiscalDesenvolvimento regionalIndústria automobilísticaCrescimento econômicoUrbanizaçãoFordTax breaksRegional developmentAutomobile industryEconomic growthUrbanizationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAGuerra dos lugares, territorialização da produção e desenvolvimento regional: três fatores dissociados no caso da instalação da Ford na BAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAntonio Ive Marinheiro.pdf.txtAntonio Ive Marinheiro.pdf.txtExtracted texttext/plain171417https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12309/3/Antonio%20Ive%20Marinheiro.pdf.txtc93ebf68e8aee45fdcc32f976b03e082MD53ORIGINALAntonio Ive Marinheiro.pdfapplication/pdf12604166https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12309/1/Antonio%20Ive%20Marinheiro.pdf68fe01ad2ce93c5edcef113ae3c14773MD51THUMBNAILAntonio Ive Marinheiro.pdf.jpgAntonio Ive Marinheiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2934https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12309/2/Antonio%20Ive%20Marinheiro.pdf.jpg66c1e067c02b91a0d297df4aec322fe1MD52handle/123092022-04-27 19:06:47.387oai:repositorio.pucsp.br:handle/12309Repositório Institucionalhttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T22:06:47Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Guerra dos lugares, territorialização da produção e desenvolvimento regional: três fatores dissociados no caso da instalação da Ford na BA |
title |
Guerra dos lugares, territorialização da produção e desenvolvimento regional: três fatores dissociados no caso da instalação da Ford na BA |
spellingShingle |
Guerra dos lugares, territorialização da produção e desenvolvimento regional: três fatores dissociados no caso da instalação da Ford na BA Marinheiro, Antonio Ive Ford Renúncia fiscal Desenvolvimento regional Indústria automobilística Crescimento econômico Urbanização Ford Tax breaks Regional development Automobile industry Economic growth Urbanization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
title_short |
Guerra dos lugares, territorialização da produção e desenvolvimento regional: três fatores dissociados no caso da instalação da Ford na BA |
title_full |
Guerra dos lugares, territorialização da produção e desenvolvimento regional: três fatores dissociados no caso da instalação da Ford na BA |
title_fullStr |
Guerra dos lugares, territorialização da produção e desenvolvimento regional: três fatores dissociados no caso da instalação da Ford na BA |
title_full_unstemmed |
Guerra dos lugares, territorialização da produção e desenvolvimento regional: três fatores dissociados no caso da instalação da Ford na BA |
title_sort |
Guerra dos lugares, territorialização da produção e desenvolvimento regional: três fatores dissociados no caso da instalação da Ford na BA |
author |
Marinheiro, Antonio Ive |
author_facet |
Marinheiro, Antonio Ive |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Buitoni, Marisia Margarida Santiago |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4337449Y3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinheiro, Antonio Ive |
contributor_str_mv |
Buitoni, Marisia Margarida Santiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ford Renúncia fiscal Desenvolvimento regional Indústria automobilística Crescimento econômico Urbanização |
topic |
Ford Renúncia fiscal Desenvolvimento regional Indústria automobilística Crescimento econômico Urbanização Ford Tax breaks Regional development Automobile industry Economic growth Urbanization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ford Tax breaks Regional development Automobile industry Economic growth Urbanization |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
description |
This work aimed to investigate whether tax incentive programs, adopted by governors and mayors in Brazil, especially in the years 1990 and 2000, were able to anchor regional economic development policies. Focusing on the implementation of Ford, in the city of Bahia Camaçari, we analyzed the population of regions host of new industries has benefited from economic growth as a result of the activities of the industrial plants that were attracted by tax benefits. The relevance of this theme emerges from the huge impact that public policies based on tax breaks have caused in Brazilian society, both in industrialized areas, such as the Metropolitan Region of São Paulo, as those who have no industrial tradition. Based on authors who have studied this subject and through analysis of socioeconomic data Camaçari, then used to establish that the improvement in the living conditions of the local population was not proportional to the growth of economic activities. Some factors contributing to this situation are the accelerated process of urbanization, inadequate investment in public services, low wages paid by local industries, among others |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-07-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T18:15:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Marinheiro, Antonio Ive. Guerra dos lugares, territorialização da produção e desenvolvimento regional: três fatores dissociados no caso da instalação da Ford na BA. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12309 |
identifier_str_mv |
Marinheiro, Antonio Ive. Guerra dos lugares, territorialização da produção e desenvolvimento regional: três fatores dissociados no caso da instalação da Ford na BA. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC_SP |
collection |
Repositório Institucional da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12309/3/Antonio%20Ive%20Marinheiro.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12309/1/Antonio%20Ive%20Marinheiro.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12309/2/Antonio%20Ive%20Marinheiro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c93ebf68e8aee45fdcc32f976b03e082 68fe01ad2ce93c5edcef113ae3c14773 66c1e067c02b91a0d297df4aec322fe1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1837200667037401088 |