Entre imagens de afirmação e silêncios: um estudo sobre a branquitude nas obras didáticas de História

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Lourenço, Mayra Oliveira lattes
Orientador(a): Munakata, Kazumi lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40836
Resumo: The present research aims to investigate how high school history textbooks contribute to the construction of a white identity. Through a quantitative and qualitative examination of the images selected to compose these works and an exploration of the contexts in which white identity is nominally evoked, the analysis seeks to assess to what extent these materials contribute to the development of a supposedly universal white identity that remains undescribed and privileged by the inequalities imposed by racism. White identity is depicted in numerous images portraying a wide range of situations, yet never as an oppressor; instead, it assumes an ethnic rather than a racial stance toward inequalities. By comparing the process of racialization in Brazilian and international contexts, the study points out similarities in the invisibility of violence perpetrated by white elites and the glorification of white figures within the contexts of articulation and struggles of black populations. Additionally, it underscores that the identification of white power is more explicit in the scenarios of the USA and South Africa. In the specifically Brazilian context, there is a promotion of miscegenation as a historical hallmark, obscuring racial inequalities by emphasizing class differences without explicitly designating the elites as white. Rather, the term is employed in situations where whites, blacks, and indigenous individuals share experiences of poverty, creating the illusion of racial harmony and peaceful alliance, akin to a notion of racial democracy
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spelling Munakata, Kazumihttp://lattes.cnpq.br/4282293059093523http://lattes.cnpq.br/0694609320112382Lourenço, Mayra Oliveira2024-01-27T20:58:57Z2024-01-27T20:58:57Z2023-11-14Lourenço, Mayra Oliveira. Entre imagens de afirmação e silêncios: um estudo sobre a branquitude nas obras didáticas de História. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40836The present research aims to investigate how high school history textbooks contribute to the construction of a white identity. Through a quantitative and qualitative examination of the images selected to compose these works and an exploration of the contexts in which white identity is nominally evoked, the analysis seeks to assess to what extent these materials contribute to the development of a supposedly universal white identity that remains undescribed and privileged by the inequalities imposed by racism. White identity is depicted in numerous images portraying a wide range of situations, yet never as an oppressor; instead, it assumes an ethnic rather than a racial stance toward inequalities. By comparing the process of racialization in Brazilian and international contexts, the study points out similarities in the invisibility of violence perpetrated by white elites and the glorification of white figures within the contexts of articulation and struggles of black populations. Additionally, it underscores that the identification of white power is more explicit in the scenarios of the USA and South Africa. In the specifically Brazilian context, there is a promotion of miscegenation as a historical hallmark, obscuring racial inequalities by emphasizing class differences without explicitly designating the elites as white. Rather, the term is employed in situations where whites, blacks, and indigenous individuals share experiences of poverty, creating the illusion of racial harmony and peaceful alliance, akin to a notion of racial democracyA presente pesquisa pretende investigar como os livros didáticos de história do Ensino Médio contribuem para a construção de uma identidade branca. A partir do exame quantitativo e qualitativo das imagens escolhidas para compor as obras e do levantamento dos contextos em que a identidade branca é mobilizada nominalmente, pretendeu-se analisar em que medida contribuem para a construção de uma identidade branca pretensamente universal, não descrita e privilegiada pelas desigualdades impostas pelo racismo. A identidade branca aparece nas inúmeras imagens, representando as mais diversas situações, mas nunca como opressora; em vez disso, assume uma postura étnica e não racial das desigualdades. Ao comparar a racialização nos contextos brasileiro e internacional, a pesquisa aponta para semelhanças na invisibilidade das violências perpetradas por elites brancas e na exaltação de figuras brancas em contextos de articulação e lutas das populações negras; ressalta, ainda, que a identificação do poder branco é mais explícita nos cenários dos EUA e África do Sul. No contexto especificamente brasileiro, verifica-se a promoção da mestiçagem como marca histórica, encobrindo as desigualdades raciais na medida em que aponta para as diferenças de classes, sem nomear as elites como brancas, mas evidenciando o uso do termo em situações em que brancos, negros e indígenas compartilham situações de pobreza, como se houvesse democracia racialConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOBranquitudeLivro didáticoRelações raciaisWhitenessTextbookRacial relationsEntre imagens de afirmação e silêncios: um estudo sobre a branquitude nas obras didáticas de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMayra Oliveira Lourenço.pdfapplication/pdf3341143https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40836/1/Mayra%20Oliveira%20Louren%c3%a7o.pdfc64ac0323182e7b1f4362e2e1e92990bMD51TEXTMayra Oliveira Lourenço.pdf.txtMayra Oliveira Lourenço.pdf.txtExtracted texttext/plain229995https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40836/2/Mayra%20Oliveira%20Louren%c3%a7o.pdf.txt6828cffa42cf706c5b0395a9ac331202MD52THUMBNAILMayra Oliveira Lourenço.pdf.jpgMayra Oliveira Lourenço.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1310https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40836/3/Mayra%20Oliveira%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg011c5215a03bbfb47099b9fdf0658d79MD53handle/408362024-02-05 13:16:27.003oai:repositorio.pucsp.br:handle/40836Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-02-05T16:16:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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