Sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos na região Platina Oriental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Uessler, Cláudia de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em História
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2486
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo desenvolvido sobre os sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos no século XVIII na região Platina Oriental. Buscando uma interpretação geral sobre o conjunto das evidências reveladas nas pesquisas arqueológicas, privilegiamos a análise dos tipos de estruturas presentes nesses sítios. Para fins comparativos, contemplamos tanto os assentamentos portugueses quanto os espanhóis. Sendo assim, elegemos os sítios arqueológicos e históricos de São Miguel, Santa Teresa, Gorriti e Santa Tecla. Além das fortificações da ilha de Santa Catarina, Colônia de Sacramento e os demais estabelecimentos no Rio Grande de São Pedro. Inicialmente demonstramos a influência de Sebastian Le Preste Vauban na construção desses estabelecimentos fortificados. Realizamos uma análise técnico-tipológica e funcional do sistema defensivo moderno e suas variantes e outra, relativa aos estabelecimentos intramuros e extra-muros que se integravam a esses locais. Com isso, tivemos a finalidade de, pelo viés da cultura material, observar in mente as idéias, os gestos e as práticas cotidianas nesses assentamentos ibero-americanos
id P_RS_5abadf941c9d71e47d3a615029eaf28e
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2486
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos na região Platina OrientalARQUEOLOGIA - RIO GRANDE DO SULARQUEOLOGIA - SANTA CATARINASÍTIOS ARQUEOLÓGICOSENGENHARIA MILITARCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEste trabalho apresenta o estudo desenvolvido sobre os sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos no século XVIII na região Platina Oriental. Buscando uma interpretação geral sobre o conjunto das evidências reveladas nas pesquisas arqueológicas, privilegiamos a análise dos tipos de estruturas presentes nesses sítios. Para fins comparativos, contemplamos tanto os assentamentos portugueses quanto os espanhóis. Sendo assim, elegemos os sítios arqueológicos e históricos de São Miguel, Santa Teresa, Gorriti e Santa Tecla. Além das fortificações da ilha de Santa Catarina, Colônia de Sacramento e os demais estabelecimentos no Rio Grande de São Pedro. Inicialmente demonstramos a influência de Sebastian Le Preste Vauban na construção desses estabelecimentos fortificados. Realizamos uma análise técnico-tipológica e funcional do sistema defensivo moderno e suas variantes e outra, relativa aos estabelecimentos intramuros e extra-muros que se integravam a esses locais. Com isso, tivemos a finalidade de, pelo viés da cultura material, observar in mente as idéias, os gestos e as práticas cotidianas nesses assentamentos ibero-americanosPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasBRPUCRSPrograma de Pós-Graduação em HistóriaKern, Arno Alvarezhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783144Z9Uessler, Cláudia de Oliveira2015-04-14T13:48:08Z2007-04-112006-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfUESSLER, Cláudia de Oliveira. Sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos na região Platina Oriental. 2006. 307 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RS2015-04-18T16:31:09Zoai:tede2.pucrs.br:tede/2486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-18T16:31:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos na região Platina Oriental
title Sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos na região Platina Oriental
spellingShingle Sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos na região Platina Oriental
Uessler, Cláudia de Oliveira
ARQUEOLOGIA - RIO GRANDE DO SUL
ARQUEOLOGIA - SANTA CATARINA
SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS
ENGENHARIA MILITAR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos na região Platina Oriental
title_full Sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos na região Platina Oriental
title_fullStr Sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos na região Platina Oriental
title_full_unstemmed Sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos na região Platina Oriental
title_sort Sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos na região Platina Oriental
author Uessler, Cláudia de Oliveira
author_facet Uessler, Cláudia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kern, Arno Alvarez
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783144Z9
dc.contributor.author.fl_str_mv Uessler, Cláudia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv ARQUEOLOGIA - RIO GRANDE DO SUL
ARQUEOLOGIA - SANTA CATARINA
SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS
ENGENHARIA MILITAR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic ARQUEOLOGIA - RIO GRANDE DO SUL
ARQUEOLOGIA - SANTA CATARINA
SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS
ENGENHARIA MILITAR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Este trabalho apresenta o estudo desenvolvido sobre os sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos no século XVIII na região Platina Oriental. Buscando uma interpretação geral sobre o conjunto das evidências reveladas nas pesquisas arqueológicas, privilegiamos a análise dos tipos de estruturas presentes nesses sítios. Para fins comparativos, contemplamos tanto os assentamentos portugueses quanto os espanhóis. Sendo assim, elegemos os sítios arqueológicos e históricos de São Miguel, Santa Teresa, Gorriti e Santa Tecla. Além das fortificações da ilha de Santa Catarina, Colônia de Sacramento e os demais estabelecimentos no Rio Grande de São Pedro. Inicialmente demonstramos a influência de Sebastian Le Preste Vauban na construção desses estabelecimentos fortificados. Realizamos uma análise técnico-tipológica e funcional do sistema defensivo moderno e suas variantes e outra, relativa aos estabelecimentos intramuros e extra-muros que se integravam a esses locais. Com isso, tivemos a finalidade de, pelo viés da cultura material, observar in mente as idéias, os gestos e as práticas cotidianas nesses assentamentos ibero-americanos
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-22
2007-04-11
2015-04-14T13:48:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv UESSLER, Cláudia de Oliveira. Sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos na região Platina Oriental. 2006. 307 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2486
identifier_str_mv UESSLER, Cláudia de Oliveira. Sítios arqueológicos de assentamentos fortificados ibero-americanos na região Platina Oriental. 2006. 307 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1850041247440306176