Geração automatizada de drivers e stubs de teste para JUnit a partir de especificações U2TP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Biasi, Luciano Bathaglini
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Informáca
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5043
Resumo: Atualmente a área de teste de software tem se tornado fundamental para garantia da qualidade dos produtos desenvolvidos. Dentro do processo de teste, o teste unitário é realizado na menor parte funcional de um software e visa descobrir defeitos nestas unidades. JUnit é uma ferramenta de apoio ao teste unitário, a qual auxilia desenvolvedores na automação dos testes e verificação dos resultados. Porém, muito tempo, custo e esforço ainda são gastos para codificar os drivers e os stubs de teste necessários a esta ferramenta, o que muitas vezes inviabiliza o seu uso. Outro problema encontrado no processo de teste unitário é a necessidade de especificação dos casos de teste em uma linguagem de mais alto nível, que seja independente de linguagem de programação. O Perfil de Teste da UML 2.0 (U2TP) resolve este problema, pois permite representar e documentar todos artefatos utilizados no processo de teste. Esta dissertação de mestrado tem por objetivo a geração totalmente automatizada de drivers e stubs de teste para ferramenta JUnit a partir de especificações de testes modeladas com a U2TP. Um estudo de caso mostrou que os algoritmos propostos geraram corretamente todo código de teste para todos elementos explorados neste trabalho. O estudo de caso teve como principais objetivos a validação correta do código gerado, bem como uma análise quantitativa em relação ao tempo envolvido e número de linhas de código geradas.
id P_RS_dda4e8c93e836607743044fff3a12c94
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5043
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Geração automatizada de drivers e stubs de teste para JUnit a partir de especificações U2TPENGENHARIA DE SOFTWARESOFTWARE - AVALIAÇÃOUML (INFORMÁTICA)CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOAtualmente a área de teste de software tem se tornado fundamental para garantia da qualidade dos produtos desenvolvidos. Dentro do processo de teste, o teste unitário é realizado na menor parte funcional de um software e visa descobrir defeitos nestas unidades. JUnit é uma ferramenta de apoio ao teste unitário, a qual auxilia desenvolvedores na automação dos testes e verificação dos resultados. Porém, muito tempo, custo e esforço ainda são gastos para codificar os drivers e os stubs de teste necessários a esta ferramenta, o que muitas vezes inviabiliza o seu uso. Outro problema encontrado no processo de teste unitário é a necessidade de especificação dos casos de teste em uma linguagem de mais alto nível, que seja independente de linguagem de programação. O Perfil de Teste da UML 2.0 (U2TP) resolve este problema, pois permite representar e documentar todos artefatos utilizados no processo de teste. Esta dissertação de mestrado tem por objetivo a geração totalmente automatizada de drivers e stubs de teste para ferramenta JUnit a partir de especificações de testes modeladas com a U2TP. Um estudo de caso mostrou que os algoritmos propostos geraram corretamente todo código de teste para todos elementos explorados neste trabalho. O estudo de caso teve como principais objetivos a validação correta do código gerado, bem como uma análise quantitativa em relação ao tempo envolvido e número de linhas de código geradas.Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulFaculdade de InformácaBRPUCRSPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoBecker, Karinhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781414D3Biasi, Luciano Bathaglini2015-04-14T14:49:05Z2006-12-112006-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBIASI, Luciano Bathaglini. Geração automatizada de drivers e stubs de teste para JUnit a partir de especificações U2TP. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RS2015-04-17T14:57:31Zoai:tede2.pucrs.br:tede/5043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T14:57:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Geração automatizada de drivers e stubs de teste para JUnit a partir de especificações U2TP
title Geração automatizada de drivers e stubs de teste para JUnit a partir de especificações U2TP
spellingShingle Geração automatizada de drivers e stubs de teste para JUnit a partir de especificações U2TP
Biasi, Luciano Bathaglini
ENGENHARIA DE SOFTWARE
SOFTWARE - AVALIAÇÃO
UML (INFORMÁTICA)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Geração automatizada de drivers e stubs de teste para JUnit a partir de especificações U2TP
title_full Geração automatizada de drivers e stubs de teste para JUnit a partir de especificações U2TP
title_fullStr Geração automatizada de drivers e stubs de teste para JUnit a partir de especificações U2TP
title_full_unstemmed Geração automatizada de drivers e stubs de teste para JUnit a partir de especificações U2TP
title_sort Geração automatizada de drivers e stubs de teste para JUnit a partir de especificações U2TP
author Biasi, Luciano Bathaglini
author_facet Biasi, Luciano Bathaglini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Becker, Karin
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781414D3
dc.contributor.author.fl_str_mv Biasi, Luciano Bathaglini
dc.subject.por.fl_str_mv ENGENHARIA DE SOFTWARE
SOFTWARE - AVALIAÇÃO
UML (INFORMÁTICA)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic ENGENHARIA DE SOFTWARE
SOFTWARE - AVALIAÇÃO
UML (INFORMÁTICA)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Atualmente a área de teste de software tem se tornado fundamental para garantia da qualidade dos produtos desenvolvidos. Dentro do processo de teste, o teste unitário é realizado na menor parte funcional de um software e visa descobrir defeitos nestas unidades. JUnit é uma ferramenta de apoio ao teste unitário, a qual auxilia desenvolvedores na automação dos testes e verificação dos resultados. Porém, muito tempo, custo e esforço ainda são gastos para codificar os drivers e os stubs de teste necessários a esta ferramenta, o que muitas vezes inviabiliza o seu uso. Outro problema encontrado no processo de teste unitário é a necessidade de especificação dos casos de teste em uma linguagem de mais alto nível, que seja independente de linguagem de programação. O Perfil de Teste da UML 2.0 (U2TP) resolve este problema, pois permite representar e documentar todos artefatos utilizados no processo de teste. Esta dissertação de mestrado tem por objetivo a geração totalmente automatizada de drivers e stubs de teste para ferramenta JUnit a partir de especificações de testes modeladas com a U2TP. Um estudo de caso mostrou que os algoritmos propostos geraram corretamente todo código de teste para todos elementos explorados neste trabalho. O estudo de caso teve como principais objetivos a validação correta do código gerado, bem como uma análise quantitativa em relação ao tempo envolvido e número de linhas de código geradas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-11
2006-01-11
2015-04-14T14:49:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIASI, Luciano Bathaglini. Geração automatizada de drivers e stubs de teste para JUnit a partir de especificações U2TP. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5043
identifier_str_mv BIASI, Luciano Bathaglini. Geração automatizada de drivers e stubs de teste para JUnit a partir de especificações U2TP. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Informáca
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Informáca
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1850041266261196800