Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Católica de Santos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Gestão de Negócios
|
Departamento: |
Organização e gestão
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/464 |
Resumo: | Embora pequenos supermercadistas convivam com grandes redes globais na cidade de Santos, há possibilidade dos primeiros desenvolverem os seus negócios de maneira sustentável, caso identifiquem diferenciais competitivos capazes de atrair, reter clientes e torná-los fiéis, sem que, para isso, tenham que fazer promoções ou descontos agressivos e prejudiciais aos resultados mensais de seus estabelecimentos. Esta pesquisa tem por objetivo investigar tais fatores de sucesso e apontar caminhos para outros pesquisadores e demais interessados que buscam soluções para as questões do varejo feito por empreendedores com poucos recursos. Após entrevista preliminar com um gestor supermercadista, elegeu-se a localização, a inovação e o atendimento como vetores estratégicos capazes de estabelecer os diferenciais competitivos suficientes para evitar competição em preços com as lojas pertencentes a grandes varejistas embora sejam estes, muito mais poderosos economicamente e em tese detentores de maiores conhecimentos sobre gestão e estratégia. Foi adotado como metodologia de pesquisa um estudo de casos múltiplos envolvendo entrevistas com gestores de três redes de pequeno porte. A revisão da teoria investigou os temas ligados a competitividade e marketing varejista possibilitando amplo material de consulta para futuros estudos. Apresenta ainda este estudo, uma linha histórica sobre consumo e distribuição no mundo, no Brasil e na cidade de Santos. |
id |
SANT_bee7793e9bcba29b236034d0fd486b63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/464 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
|
spelling |
João, Belmiro do NascimentoCPF:00420436898http://lattes.cnpq.br/5455434263444485Claro, José Alberto Carvalho dos SantosCPF:09789908805http://lattes.cnpq.br/0865792662046289CPF:03241136841http://lattes.cnpq.br/2157220718441679Pastore, Ricardo2015-02-04T21:38:44Z2009-05-142008-11-13PASTORE, Ricardo. Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.https://tede.unisantos.br/handle/tede/464Embora pequenos supermercadistas convivam com grandes redes globais na cidade de Santos, há possibilidade dos primeiros desenvolverem os seus negócios de maneira sustentável, caso identifiquem diferenciais competitivos capazes de atrair, reter clientes e torná-los fiéis, sem que, para isso, tenham que fazer promoções ou descontos agressivos e prejudiciais aos resultados mensais de seus estabelecimentos. Esta pesquisa tem por objetivo investigar tais fatores de sucesso e apontar caminhos para outros pesquisadores e demais interessados que buscam soluções para as questões do varejo feito por empreendedores com poucos recursos. Após entrevista preliminar com um gestor supermercadista, elegeu-se a localização, a inovação e o atendimento como vetores estratégicos capazes de estabelecer os diferenciais competitivos suficientes para evitar competição em preços com as lojas pertencentes a grandes varejistas embora sejam estes, muito mais poderosos economicamente e em tese detentores de maiores conhecimentos sobre gestão e estratégia. Foi adotado como metodologia de pesquisa um estudo de casos múltiplos envolvendo entrevistas com gestores de três redes de pequeno porte. A revisão da teoria investigou os temas ligados a competitividade e marketing varejista possibilitando amplo material de consulta para futuros estudos. Apresenta ainda este estudo, uma linha histórica sobre consumo e distribuição no mundo, no Brasil e na cidade de Santos.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em Gestão de NegóciosCatólica de SantosBROrganização e gestãosupermercadoscompetitividadediferenciais estratégicosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPosicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALRicardo Pastore.pdfapplication/pdf1672258https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/464/1/Ricardo%20Pastore.pdf510839bff7a8b9d0be6c9e7fa21e55efMD51TEXTRicardo Pastore.pdf.txtRicardo Pastore.pdf.txtExtracted texttext/plain321166https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/464/2/Ricardo%20Pastore.pdf.txt9c5b8134a417a69a197078584ca87f2eMD52THUMBNAILRicardo Pastore.pdf.jpgRicardo Pastore.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/464/3/Ricardo%20Pastore.pdf.jpg8c457d2b9b9868ad9f37c8e5c343d847MD53tede/4642021-10-04 18:20:46.0oai:tede.unisantos.br:tede/464Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:20:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos |
title |
Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos |
spellingShingle |
Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos Pastore, Ricardo supermercados competitividade diferenciais estratégicos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos |
title_full |
Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos |
title_fullStr |
Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos |
title_full_unstemmed |
Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos |
title_sort |
Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos |
author |
Pastore, Ricardo |
author_facet |
Pastore, Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
João, Belmiro do Nascimento |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00420436898 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5455434263444485 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:09789908805 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0865792662046289 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:03241136841 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2157220718441679 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pastore, Ricardo |
contributor_str_mv |
João, Belmiro do Nascimento Claro, José Alberto Carvalho dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
supermercados competitividade diferenciais estratégicos |
topic |
supermercados competitividade diferenciais estratégicos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Embora pequenos supermercadistas convivam com grandes redes globais na cidade de Santos, há possibilidade dos primeiros desenvolverem os seus negócios de maneira sustentável, caso identifiquem diferenciais competitivos capazes de atrair, reter clientes e torná-los fiéis, sem que, para isso, tenham que fazer promoções ou descontos agressivos e prejudiciais aos resultados mensais de seus estabelecimentos. Esta pesquisa tem por objetivo investigar tais fatores de sucesso e apontar caminhos para outros pesquisadores e demais interessados que buscam soluções para as questões do varejo feito por empreendedores com poucos recursos. Após entrevista preliminar com um gestor supermercadista, elegeu-se a localização, a inovação e o atendimento como vetores estratégicos capazes de estabelecer os diferenciais competitivos suficientes para evitar competição em preços com as lojas pertencentes a grandes varejistas embora sejam estes, muito mais poderosos economicamente e em tese detentores de maiores conhecimentos sobre gestão e estratégia. Foi adotado como metodologia de pesquisa um estudo de casos múltiplos envolvendo entrevistas com gestores de três redes de pequeno porte. A revisão da teoria investigou os temas ligados a competitividade e marketing varejista possibilitando amplo material de consulta para futuros estudos. Apresenta ainda este estudo, uma linha histórica sobre consumo e distribuição no mundo, no Brasil e na cidade de Santos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-11-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-05-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:38:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PASTORE, Ricardo. Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/464 |
identifier_str_mv |
PASTORE, Ricardo. Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Gestão de Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Organização e gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/464/1/Ricardo%20Pastore.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/464/2/Ricardo%20Pastore.pdf.txt https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/464/3/Ricardo%20Pastore.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
510839bff7a8b9d0be6c9e7fa21e55ef 9c5b8134a417a69a197078584ca87f2e 8c457d2b9b9868ad9f37c8e5c343d847 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1815437967707078656 |