Métodos híbridos para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Álvarez Díaz, Aldair Alberto
Orientador(a): Munari Junior, Pedro Augusto lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7359
Resumo: In this dissertation we address the vehicle routing problem with time windows and multiple deliverymen, a variant of the vehicle routing problem that involves the additional decision of the crew size definition of the vehicles, besides scheduling and routing decisions. This problem arises in the distribution of goods in highly congested urban areas, where due to the relatively long service times, it may be difficult to serve all clients during regular working hours. Given this difficulty, an alternative consists in including the deliverymen assignment decision, which leads to extra costs in addition to travel and vehicle costs. The objective is to define routes to serve customer clusters minimizing the number of vehicles used, the number of allocated deliverymen and the traveled distance. In this study, we develop different solution methods to solve this problem. Initially, we present two metaheuristic approaches, which are based on Iterated Local Search and Large Neighborhood Search. Then we propose hybrid methods, combining these metaheuristics with a branch-price-and-cut method. Computational experiments using instances from the literature confirm the efficiency of the solution methods developed for the problem.
id SCAR_37b98f85b2e339a6f062a89113fb455a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/7359
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Álvarez Díaz, Aldair AlbertoMunari Junior, Pedro Augustohttp://lattes.cnpq.br/1328868140869976http://lattes.cnpq.br/9595205651065613efb5a21f-e319-4b54-a0b6-e1c7ce69db552016-09-21T18:31:33Z2016-09-21T18:31:33Z2016-02-29ÁLVAREZ DÍAZ, Aldair Alberto. Métodos híbridos para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7359.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7359In this dissertation we address the vehicle routing problem with time windows and multiple deliverymen, a variant of the vehicle routing problem that involves the additional decision of the crew size definition of the vehicles, besides scheduling and routing decisions. This problem arises in the distribution of goods in highly congested urban areas, where due to the relatively long service times, it may be difficult to serve all clients during regular working hours. Given this difficulty, an alternative consists in including the deliverymen assignment decision, which leads to extra costs in addition to travel and vehicle costs. The objective is to define routes to serve customer clusters minimizing the number of vehicles used, the number of allocated deliverymen and the traveled distance. In this study, we develop different solution methods to solve this problem. Initially, we present two metaheuristic approaches, which are based on Iterated Local Search and Large Neighborhood Search. Then we propose hybrid methods, combining these metaheuristics with a branch-price-and-cut method. Computational experiments using instances from the literature confirm the efficiency of the solution methods developed for the problem.Nesta dissertação aborda-se o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores, uma variante do problema de roteamento de veículos recentemente proposta na literatura que, além das decisões de programação e roteamento, envolve a determinação do tamanho da tripulação de cada veículo. Esse problema surge na distribuição de bens em centros urbanos congestionados em que, devido aos tempos de serviço relativamente longos, pode ser difícil atender a todos os clientes durante o horário normal de trabalho. Diante dessa dificuldade, uma alternativa consiste em incluir a designação de entregadores extras, o que gera custos adicionais aos custos tradicionais de deslocamento e utilização de veículos. Neste problema, o objetivo é definir rotas para atender grupos de clientes minimizando o número de veículos usados, o número total de entregadores designados e a distância total percorrida. Para tratar o problema, são desenvolvidos diferentes métodos de solução. Inicialmente, são apresentadas duas abordagens metaheurísticas baseadas em Busca Local Iterada e Busca em Vizinhança Grande. Posteriormente, são propostos métodos híbridos de solução a partir da combinação dessas metaheurísticas com um método branch-price-and-cut. Experimentos computacionais usando instâncias encontradas na literatura confirmam a eficiência dos métodos de solução desenvolvidos para o problema.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPUFSCarRoteamento de veículosMúltiplos entregadoresMétodos híbridosBranch-price- and-cutMetaheurísticasVehicle routingMultiple deliverymenHybrid methodsMetaheuristicsENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOMétodos híbridos para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOnline600600c27d7114-206e-4c0c-ad44-eb71a95b0941info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissAAAD.pdfDissAAAD.pdfapplication/pdf1563807https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/7359/1/DissAAAD.pdfcd9db1180896a8d853b8d7cd4c694860MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81957https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/7359/2/license.txtae0398b6f8b235e40ad82cba6c50031dMD52TEXTDissAAAD.pdf.txtDissAAAD.pdf.txtExtracted texttext/plain207617https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/7359/3/DissAAAD.pdf.txt3d7f3135e75bd9968a6a3de52ab1480cMD53THUMBNAILDissAAAD.pdf.jpgDissAAAD.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4878https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/7359/4/DissAAAD.pdf.jpg44961d6aa10c50ce375bd073ddc091b3MD54ufscar/73592023-09-18 18:30:48.402oai:repositorio.ufscar.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:48Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Métodos híbridos para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
title Métodos híbridos para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
spellingShingle Métodos híbridos para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
Álvarez Díaz, Aldair Alberto
Roteamento de veículos
Múltiplos entregadores
Métodos híbridos
Branch-price- and-cut
Metaheurísticas
Vehicle routing
Multiple deliverymen
Hybrid methods
Metaheuristics
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Métodos híbridos para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
title_full Métodos híbridos para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
title_fullStr Métodos híbridos para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
title_full_unstemmed Métodos híbridos para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
title_sort Métodos híbridos para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
author Álvarez Díaz, Aldair Alberto
author_facet Álvarez Díaz, Aldair Alberto
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9595205651065613
dc.contributor.author.fl_str_mv Álvarez Díaz, Aldair Alberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Munari Junior, Pedro Augusto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1328868140869976
dc.contributor.authorID.fl_str_mv efb5a21f-e319-4b54-a0b6-e1c7ce69db55
contributor_str_mv Munari Junior, Pedro Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Roteamento de veículos
Múltiplos entregadores
Métodos híbridos
topic Roteamento de veículos
Múltiplos entregadores
Métodos híbridos
Branch-price- and-cut
Metaheurísticas
Vehicle routing
Multiple deliverymen
Hybrid methods
Metaheuristics
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Branch-price- and-cut
Metaheurísticas
Vehicle routing
Multiple deliverymen
Hybrid methods
Metaheuristics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description In this dissertation we address the vehicle routing problem with time windows and multiple deliverymen, a variant of the vehicle routing problem that involves the additional decision of the crew size definition of the vehicles, besides scheduling and routing decisions. This problem arises in the distribution of goods in highly congested urban areas, where due to the relatively long service times, it may be difficult to serve all clients during regular working hours. Given this difficulty, an alternative consists in including the deliverymen assignment decision, which leads to extra costs in addition to travel and vehicle costs. The objective is to define routes to serve customer clusters minimizing the number of vehicles used, the number of allocated deliverymen and the traveled distance. In this study, we develop different solution methods to solve this problem. Initially, we present two metaheuristic approaches, which are based on Iterated Local Search and Large Neighborhood Search. Then we propose hybrid methods, combining these metaheuristics with a branch-price-and-cut method. Computational experiments using instances from the literature confirm the efficiency of the solution methods developed for the problem.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-21T18:31:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-21T18:31:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ÁLVAREZ DÍAZ, Aldair Alberto. Métodos híbridos para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7359.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7359
identifier_str_mv ÁLVAREZ DÍAZ, Aldair Alberto. Métodos híbridos para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7359.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv c27d7114-206e-4c0c-ad44-eb71a95b0941
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/7359/1/DissAAAD.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/7359/2/license.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/7359/3/DissAAAD.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/7359/4/DissAAAD.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd9db1180896a8d853b8d7cd4c694860
ae0398b6f8b235e40ad82cba6c50031d
3d7f3135e75bd9968a6a3de52ab1480c
44961d6aa10c50ce375bd073ddc091b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136513018855424