Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Alves, Mirian Clavico
Orientador(a): Faria, Leandro Innocentini Lopes de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/20.500.14289/1151
Resumo: O crescimento da atividade científica e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a divulgação do conhecimento contribuíram para a geração de diversos indicadores, hoje em dia muito utilizados como instrumentos de avaliação da ciência. Atrelado a isso, o Brasil estabeleceu uma infraestrutura própria para avaliar a atividade científica do país e, mais especificamente, da Pós-Graduação, liderada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), que faz uso de indicadores no seu processo de avaliação, disponíveis para acesso público. Visando facilitar a compreensão dos indicadores científicos, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar e analisar um conjunto de indicadores científicos, com base na área da visualização de informação. Como método de pesquisa foi utilizado o estudo de caso e a unidade caso foram os nove PPG da área de Economia avaliados pelo Sistema de Avaliação da Capes no triênio de 2013. Os resultados alcançados foram dois conjuntos de indicadores: 1) caracterização da área de economia e; 2) dimensões do Sistema de Avaliação da Capes. Com base no referencial teórico e na discussão dos resultados alcançados, conclui-se que é viável fazer uso dos conceitos da área de visualização de informação para facilitar a compreensão das dinâmicas da ciência, em especial sobre a atuação dos Programas de Pós- Graduação, por intermédio da elaboração de indicadores a partir dos dados e informações disponibilizados pelo Sistema de Avaliação da Capes, auxiliando os tomadores de decisão a respeito da implementação de políticas públicas e na gestão dos PPG.
id SCAR_50382196e59ac46f612499af9e11106d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:20.500.14289/1151
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Alves, Mirian ClavicoFaria, Leandro Innocentini Lopes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B964053http://lattes.cnpq.br/17881460394216574bb00288-2f5e-4eaa-abcc-ea7becfba4fd2016-06-02T19:16:43Z2015-05-262016-06-02T19:16:43Z2015-02-19https://repositorio.ufscar.br/handle/20.500.14289/1151application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSUFSCarBRBibliometriaIndicadores científicosVisualização de informaçãoBrasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel SuperiorPós-graduaçãoCiências econômicasOUTROSVisualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO crescimento da atividade científica e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a divulgação do conhecimento contribuíram para a geração de diversos indicadores, hoje em dia muito utilizados como instrumentos de avaliação da ciência. Atrelado a isso, o Brasil estabeleceu uma infraestrutura própria para avaliar a atividade científica do país e, mais especificamente, da Pós-Graduação, liderada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), que faz uso de indicadores no seu processo de avaliação, disponíveis para acesso público. Visando facilitar a compreensão dos indicadores científicos, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar e analisar um conjunto de indicadores científicos, com base na área da visualização de informação. Como método de pesquisa foi utilizado o estudo de caso e a unidade caso foram os nove PPG da área de Economia avaliados pelo Sistema de Avaliação da Capes no triênio de 2013. Os resultados alcançados foram dois conjuntos de indicadores: 1) caracterização da área de economia e; 2) dimensões do Sistema de Avaliação da Capes. Com base no referencial teórico e na discussão dos resultados alcançados, conclui-se que é viável fazer uso dos conceitos da área de visualização de informação para facilitar a compreensão das dinâmicas da ciência, em especial sobre a atuação dos Programas de Pós- Graduação, por intermédio da elaboração de indicadores a partir dos dados e informações disponibilizados pelo Sistema de Avaliação da Capes, auxiliando os tomadores de decisão a respeito da implementação de políticas públicas e na gestão dos PPG.-1-1aedd94fa-884c-4ed1-ab0d-13c38ef1fc6einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6802.pdfapplication/pdf5250309https://repositorio.ufscar.br/bitstreams/0aef9fd6-f5e6-4e50-824b-8c903e1cdd7c/download12c8d433d07ffacec142d49591150462MD51trueAnonymousREADTEXT6802.pdf.txt6802.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstreams/13095841-3be5-435d-a4db-58a58094d856/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54falseAnonymousREADTHUMBNAIL6802.pdf.jpg6802.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6036https://repositorio.ufscar.br/bitstreams/76742c31-3320-4992-8dd5-1b4f802fa5a3/downloada57d63d16e898c58618425b8b754ddb7MD55falseAnonymousREAD20.500.14289/11512025-02-05 15:07:01.114open.accessoai:repositorio.ufscar.br:20.500.14289/1151https://repositorio.ufscar.brRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestrepositorio.sibi@ufscar.bropendoar:43222025-02-05T18:07:01Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia
title Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia
spellingShingle Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia
Alves, Mirian Clavico
Bibliometria
Indicadores científicos
Visualização de informação
Brasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior
Pós-graduação
Ciências econômicas
OUTROS
title_short Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia
title_full Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia
title_fullStr Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia
title_full_unstemmed Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia
title_sort Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia
author Alves, Mirian Clavico
author_facet Alves, Mirian Clavico
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1788146039421657
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mirian Clavico
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faria, Leandro Innocentini Lopes de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B964053
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 4bb00288-2f5e-4eaa-abcc-ea7becfba4fd
contributor_str_mv Faria, Leandro Innocentini Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliometria
Indicadores científicos
Visualização de informação
Brasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior
Pós-graduação
Ciências econômicas
topic Bibliometria
Indicadores científicos
Visualização de informação
Brasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior
Pós-graduação
Ciências econômicas
OUTROS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv OUTROS
description O crescimento da atividade científica e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a divulgação do conhecimento contribuíram para a geração de diversos indicadores, hoje em dia muito utilizados como instrumentos de avaliação da ciência. Atrelado a isso, o Brasil estabeleceu uma infraestrutura própria para avaliar a atividade científica do país e, mais especificamente, da Pós-Graduação, liderada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), que faz uso de indicadores no seu processo de avaliação, disponíveis para acesso público. Visando facilitar a compreensão dos indicadores científicos, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar e analisar um conjunto de indicadores científicos, com base na área da visualização de informação. Como método de pesquisa foi utilizado o estudo de caso e a unidade caso foram os nove PPG da área de Economia avaliados pelo Sistema de Avaliação da Capes no triênio de 2013. Os resultados alcançados foram dois conjuntos de indicadores: 1) caracterização da área de economia e; 2) dimensões do Sistema de Avaliação da Capes. Com base no referencial teórico e na discussão dos resultados alcançados, conclui-se que é viável fazer uso dos conceitos da área de visualização de informação para facilitar a compreensão das dinâmicas da ciência, em especial sobre a atuação dos Programas de Pós- Graduação, por intermédio da elaboração de indicadores a partir dos dados e informações disponibilizados pelo Sistema de Avaliação da Capes, auxiliando os tomadores de decisão a respeito da implementação de políticas públicas e na gestão dos PPG.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-26
2016-06-02T19:16:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:16:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/20.500.14289/1151
url https://repositorio.ufscar.br/handle/20.500.14289/1151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv aedd94fa-884c-4ed1-ab0d-13c38ef1fc6e
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstreams/0aef9fd6-f5e6-4e50-824b-8c903e1cdd7c/download
https://repositorio.ufscar.br/bitstreams/13095841-3be5-435d-a4db-58a58094d856/download
https://repositorio.ufscar.br/bitstreams/76742c31-3320-4992-8dd5-1b4f802fa5a3/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 12c8d433d07ffacec142d49591150462
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
a57d63d16e898c58618425b8b754ddb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sibi@ufscar.br
_version_ 1833925459740459008