Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Carlos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufscar.br/handle/20.500.14289/1151 |
Resumo: | O crescimento da atividade científica e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a divulgação do conhecimento contribuíram para a geração de diversos indicadores, hoje em dia muito utilizados como instrumentos de avaliação da ciência. Atrelado a isso, o Brasil estabeleceu uma infraestrutura própria para avaliar a atividade científica do país e, mais especificamente, da Pós-Graduação, liderada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), que faz uso de indicadores no seu processo de avaliação, disponíveis para acesso público. Visando facilitar a compreensão dos indicadores científicos, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar e analisar um conjunto de indicadores científicos, com base na área da visualização de informação. Como método de pesquisa foi utilizado o estudo de caso e a unidade caso foram os nove PPG da área de Economia avaliados pelo Sistema de Avaliação da Capes no triênio de 2013. Os resultados alcançados foram dois conjuntos de indicadores: 1) caracterização da área de economia e; 2) dimensões do Sistema de Avaliação da Capes. Com base no referencial teórico e na discussão dos resultados alcançados, conclui-se que é viável fazer uso dos conceitos da área de visualização de informação para facilitar a compreensão das dinâmicas da ciência, em especial sobre a atuação dos Programas de Pós- Graduação, por intermédio da elaboração de indicadores a partir dos dados e informações disponibilizados pelo Sistema de Avaliação da Capes, auxiliando os tomadores de decisão a respeito da implementação de políticas públicas e na gestão dos PPG. |
id |
SCAR_50382196e59ac46f612499af9e11106d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:20.500.14289/1151 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Mirian ClavicoFaria, Leandro Innocentini Lopes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B964053http://lattes.cnpq.br/17881460394216574bb00288-2f5e-4eaa-abcc-ea7becfba4fd2016-06-02T19:16:43Z2015-05-262016-06-02T19:16:43Z2015-02-19https://repositorio.ufscar.br/handle/20.500.14289/1151application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSUFSCarBRBibliometriaIndicadores científicosVisualização de informaçãoBrasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel SuperiorPós-graduaçãoCiências econômicasOUTROSVisualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO crescimento da atividade científica e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a divulgação do conhecimento contribuíram para a geração de diversos indicadores, hoje em dia muito utilizados como instrumentos de avaliação da ciência. Atrelado a isso, o Brasil estabeleceu uma infraestrutura própria para avaliar a atividade científica do país e, mais especificamente, da Pós-Graduação, liderada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), que faz uso de indicadores no seu processo de avaliação, disponíveis para acesso público. Visando facilitar a compreensão dos indicadores científicos, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar e analisar um conjunto de indicadores científicos, com base na área da visualização de informação. Como método de pesquisa foi utilizado o estudo de caso e a unidade caso foram os nove PPG da área de Economia avaliados pelo Sistema de Avaliação da Capes no triênio de 2013. Os resultados alcançados foram dois conjuntos de indicadores: 1) caracterização da área de economia e; 2) dimensões do Sistema de Avaliação da Capes. Com base no referencial teórico e na discussão dos resultados alcançados, conclui-se que é viável fazer uso dos conceitos da área de visualização de informação para facilitar a compreensão das dinâmicas da ciência, em especial sobre a atuação dos Programas de Pós- Graduação, por intermédio da elaboração de indicadores a partir dos dados e informações disponibilizados pelo Sistema de Avaliação da Capes, auxiliando os tomadores de decisão a respeito da implementação de políticas públicas e na gestão dos PPG.-1-1aedd94fa-884c-4ed1-ab0d-13c38ef1fc6einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6802.pdfapplication/pdf5250309https://repositorio.ufscar.br/bitstreams/0aef9fd6-f5e6-4e50-824b-8c903e1cdd7c/download12c8d433d07ffacec142d49591150462MD51trueAnonymousREADTEXT6802.pdf.txt6802.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstreams/13095841-3be5-435d-a4db-58a58094d856/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54falseAnonymousREADTHUMBNAIL6802.pdf.jpg6802.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6036https://repositorio.ufscar.br/bitstreams/76742c31-3320-4992-8dd5-1b4f802fa5a3/downloada57d63d16e898c58618425b8b754ddb7MD55falseAnonymousREAD20.500.14289/11512025-02-05 15:07:01.114open.accessoai:repositorio.ufscar.br:20.500.14289/1151https://repositorio.ufscar.brRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestrepositorio.sibi@ufscar.bropendoar:43222025-02-05T18:07:01Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia |
title |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia |
spellingShingle |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia Alves, Mirian Clavico Bibliometria Indicadores científicos Visualização de informação Brasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior Pós-graduação Ciências econômicas OUTROS |
title_short |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia |
title_full |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia |
title_fullStr |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia |
title_full_unstemmed |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia |
title_sort |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia |
author |
Alves, Mirian Clavico |
author_facet |
Alves, Mirian Clavico |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1788146039421657 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Mirian Clavico |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Faria, Leandro Innocentini Lopes de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B964053 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
4bb00288-2f5e-4eaa-abcc-ea7becfba4fd |
contributor_str_mv |
Faria, Leandro Innocentini Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliometria Indicadores científicos Visualização de informação Brasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior Pós-graduação Ciências econômicas |
topic |
Bibliometria Indicadores científicos Visualização de informação Brasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior Pós-graduação Ciências econômicas OUTROS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
OUTROS |
description |
O crescimento da atividade científica e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a divulgação do conhecimento contribuíram para a geração de diversos indicadores, hoje em dia muito utilizados como instrumentos de avaliação da ciência. Atrelado a isso, o Brasil estabeleceu uma infraestrutura própria para avaliar a atividade científica do país e, mais especificamente, da Pós-Graduação, liderada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), que faz uso de indicadores no seu processo de avaliação, disponíveis para acesso público. Visando facilitar a compreensão dos indicadores científicos, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar e analisar um conjunto de indicadores científicos, com base na área da visualização de informação. Como método de pesquisa foi utilizado o estudo de caso e a unidade caso foram os nove PPG da área de Economia avaliados pelo Sistema de Avaliação da Capes no triênio de 2013. Os resultados alcançados foram dois conjuntos de indicadores: 1) caracterização da área de economia e; 2) dimensões do Sistema de Avaliação da Capes. Com base no referencial teórico e na discussão dos resultados alcançados, conclui-se que é viável fazer uso dos conceitos da área de visualização de informação para facilitar a compreensão das dinâmicas da ciência, em especial sobre a atuação dos Programas de Pós- Graduação, por intermédio da elaboração de indicadores a partir dos dados e informações disponibilizados pelo Sistema de Avaliação da Capes, auxiliando os tomadores de decisão a respeito da implementação de políticas públicas e na gestão dos PPG. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-05-26 2016-06-02T19:16:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:16:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/20.500.14289/1151 |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/20.500.14289/1151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
aedd94fa-884c-4ed1-ab0d-13c38ef1fc6e |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstreams/0aef9fd6-f5e6-4e50-824b-8c903e1cdd7c/download https://repositorio.ufscar.br/bitstreams/13095841-3be5-435d-a4db-58a58094d856/download https://repositorio.ufscar.br/bitstreams/76742c31-3320-4992-8dd5-1b4f802fa5a3/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12c8d433d07ffacec142d49591150462 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e a57d63d16e898c58618425b8b754ddb7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sibi@ufscar.br |
_version_ |
1833925459740459008 |