Determinantes da apreciação da interpretação musical: hábitos de escuta, escolaridade e área de formação acadêmica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Leme Junior, Antonio Carlos
Orientador(a): Rose, Julio Cesar Coelho de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6058
Resumo: Musical knowledge, although usually conceived as instrumental expertise, has another important element: appreciation. Whereas most people can listen to musical stimuli, the way these stimuli are appreciated is largely influenced by individuals learning history. This study investigates how people with different learning histories concerning musical experience appreciate three performances of the same musical work recorded by performers of contrasting levels of expertise. To achieve this, three excerpts of a piano musical work were submitted to the appreciation of participants with discrepant levels of involvement with music (n=79). Participants task consisted of evaluate how much they liked each performance using a 7 point scale. The scores attributed to each performance were comparatively analyzed according to the educational level, listening habits and field of expertise of participants. Results point out that 1)the educational level of participants, as well as their field of expertise, correlates with the ability to discriminate between the performances presented and 2)in the case of non-amateur performances, the specific training of a musical instrument proved to be more decisive than other kinds of musical knowledge in order to help listeners to identify what is considered by musical community as a high level performance.
id SCAR_d68a68d9dfefae4ab274e3b0b99f7613
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6058
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Leme Junior, Antonio CarlosRose, Julio Cesar Coelho dehttp://lattes.cnpq.br/3386857761295187http://lattes.cnpq.br/29017339858846277be82937-75d2-4d52-afbc-a076a0f1298d2016-06-02T20:30:58Z2014-11-142016-06-02T20:30:58Z2014-08-29LEME JUNIOR, Antonio Carlos. Determinants of performance-oriented music appreciation: music listening habits, educational level and field of expertise. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6058Musical knowledge, although usually conceived as instrumental expertise, has another important element: appreciation. Whereas most people can listen to musical stimuli, the way these stimuli are appreciated is largely influenced by individuals learning history. This study investigates how people with different learning histories concerning musical experience appreciate three performances of the same musical work recorded by performers of contrasting levels of expertise. To achieve this, three excerpts of a piano musical work were submitted to the appreciation of participants with discrepant levels of involvement with music (n=79). Participants task consisted of evaluate how much they liked each performance using a 7 point scale. The scores attributed to each performance were comparatively analyzed according to the educational level, listening habits and field of expertise of participants. Results point out that 1)the educational level of participants, as well as their field of expertise, correlates with the ability to discriminate between the performances presented and 2)in the case of non-amateur performances, the specific training of a musical instrument proved to be more decisive than other kinds of musical knowledge in order to help listeners to identify what is considered by musical community as a high level performance.A aprendizagem musical, embora normalmente associada à prática instrumental e criação, conta também com um outro elemento importante: a apreciação. Embora a maioria absoluta da população seja capaz de ouvir estímulos musicais, a maneira como se ouve é largamente influenciada pelos históricos particulares de aprendizagem. O presente estudo busca entender como diferentes públicos reagem a três interpretações da mesma obra musical executadas por instrumentistas de diferentes níveis de expertise. Para isso, três excertos de uma obra para piano foram submetidos à apreciação dos participantes e as respostas destes analisadas de acordo com seu nível de instrução geral, hábitos de escuta e área de formação acadêmica. Os resultados indicaram que 1)o nível de instrução geral, assim como a área de formação acadêmica correlacionam-se à capacidade de diferenciação das interpretações escolhidas e 2)quanto maior o nível de expertise dos instrumentistas cujas gravações foram comparadas, maior a necessidade de um treino específico por parte dos ouvintes para perceber as nuances interpretativas executadas.Universidade Federal de Sao Carlosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsiUFSCarBRMúsica - aspectos psicológicosMúsica - interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.)Música - análise, apreciaçãoMúsica - aprendizagemMusicPerformanceAppreciationLearningCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIADeterminantes da apreciação da interpretação musical: hábitos de escuta, escolaridade e área de formação acadêmicaDeterminants of performance-oriented music appreciation: music listening habits, educational level and field of expertiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1929414c9-d3c0-45c0-8d96-9de32b88e992info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6326.pdfapplication/pdf2364294https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6058/1/6326.pdf208f26f31b271fcd1832fd9e1f855a3eMD51TEXT6326.pdf.txt6326.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6058/2/6326.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6326.pdf.jpg6326.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6435https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6058/3/6326.pdf.jpg3299af13c7f60f49cd451cb89c04e41bMD53ufscar/60582023-09-18 18:31:23.63oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6058Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:23Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Determinantes da apreciação da interpretação musical: hábitos de escuta, escolaridade e área de formação acadêmica
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Determinants of performance-oriented music appreciation: music listening habits, educational level and field of expertise
title Determinantes da apreciação da interpretação musical: hábitos de escuta, escolaridade e área de formação acadêmica
spellingShingle Determinantes da apreciação da interpretação musical: hábitos de escuta, escolaridade e área de formação acadêmica
Leme Junior, Antonio Carlos
Música - aspectos psicológicos
Música - interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.)
Música - análise, apreciação
Música - aprendizagem
Music
Performance
Appreciation
Learning
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Determinantes da apreciação da interpretação musical: hábitos de escuta, escolaridade e área de formação acadêmica
title_full Determinantes da apreciação da interpretação musical: hábitos de escuta, escolaridade e área de formação acadêmica
title_fullStr Determinantes da apreciação da interpretação musical: hábitos de escuta, escolaridade e área de formação acadêmica
title_full_unstemmed Determinantes da apreciação da interpretação musical: hábitos de escuta, escolaridade e área de formação acadêmica
title_sort Determinantes da apreciação da interpretação musical: hábitos de escuta, escolaridade e área de formação acadêmica
author Leme Junior, Antonio Carlos
author_facet Leme Junior, Antonio Carlos
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2901733985884627
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme Junior, Antonio Carlos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rose, Julio Cesar Coelho de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3386857761295187
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 7be82937-75d2-4d52-afbc-a076a0f1298d
contributor_str_mv Rose, Julio Cesar Coelho de
dc.subject.por.fl_str_mv Música - aspectos psicológicos
Música - interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.)
Música - análise, apreciação
Música - aprendizagem
topic Música - aspectos psicológicos
Música - interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.)
Música - análise, apreciação
Música - aprendizagem
Music
Performance
Appreciation
Learning
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Music
Performance
Appreciation
Learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Musical knowledge, although usually conceived as instrumental expertise, has another important element: appreciation. Whereas most people can listen to musical stimuli, the way these stimuli are appreciated is largely influenced by individuals learning history. This study investigates how people with different learning histories concerning musical experience appreciate three performances of the same musical work recorded by performers of contrasting levels of expertise. To achieve this, three excerpts of a piano musical work were submitted to the appreciation of participants with discrepant levels of involvement with music (n=79). Participants task consisted of evaluate how much they liked each performance using a 7 point scale. The scores attributed to each performance were comparatively analyzed according to the educational level, listening habits and field of expertise of participants. Results point out that 1)the educational level of participants, as well as their field of expertise, correlates with the ability to discriminate between the performances presented and 2)in the case of non-amateur performances, the specific training of a musical instrument proved to be more decisive than other kinds of musical knowledge in order to help listeners to identify what is considered by musical community as a high level performance.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-11-14
2016-06-02T20:30:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:30:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEME JUNIOR, Antonio Carlos. Determinants of performance-oriented music appreciation: music listening habits, educational level and field of expertise. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6058
identifier_str_mv LEME JUNIOR, Antonio Carlos. Determinants of performance-oriented music appreciation: music listening habits, educational level and field of expertise. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 929414c9-d3c0-45c0-8d96-9de32b88e992
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6058/1/6326.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6058/2/6326.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6058/3/6326.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 208f26f31b271fcd1832fd9e1f855a3e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
3299af13c7f60f49cd451cb89c04e41b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715878658703360