Paisagem sonora: espaços, memórias e f(r)estas (Cuité-PB, 1960-1980).

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: ARAÚJO, Israel da Silva.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23658
Resumo: A paisagem sonora a que me refiro neste trabalho é formada pelos sons dos lugares de lazer da cidade de Cuité-PB, em vias de transformação. Escrita com as canetas da história cultural, o trabalho buscou mapear os espaços produtores de sons, bem como as práticas dos sujeitos tocadores quando de sua performance, no palco e fora dele. Nosso recorte {1960-1980} se dá no momento mais próximo da curva de ascensão e atuação dos "ventos" modernizantes que passavam pela cidade, os quais foram realocando as coisas e os costumes. Esse movimento trouxe consigo uma gama de adaptações sociais e, para recolher vestígios desse momento, utilizamos da metodologia da história oral, recolhendo relatos dos músicos da época como fonte principal, cujas falas demonstraram os passos e as notas que fizeram criar/viver essa paisagem sonora. Semelhante a uma peça musical, nosso texto conta com momentos de maior e menor intensidade, pausas e retornos. No primeiro momento, trouxemos a paisagem sonora em meio à base histórica do lugar, seus primeiros sons/silêncios, sua vinculação com o tempo recortado; e como essa sonoridade vai se transformando e alterando os lugares de lazer com a chegada de novos "ventos" civilizatórios (filarmônica, clubes, cinema, parques de diversão, shows e regras). Em seguida, passamos a observar também lugares e sujeitos menos formais {feiras, bares, grupos folclóricos, papangus, cabarés), suas limitações e resistências. E, por fim, apresentamos as práticas do cotidiano do músico/tocador, suas dificuldades e tensões, bem como sua criatividade antes, durante e após a apresentação, o que, junto com outros "instrumentos" que possibilitaram a composição da paisagem, deu sonoridade e vida à cidade de Cuité durante a faixa temporal compreendida entre 1960 e 1980.
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Escrita com as canetas da história cultural, o trabalho buscou mapear os espaços produtores de sons, bem como as práticas dos sujeitos tocadores quando de sua performance, no palco e fora dele. Nosso recorte {1960-1980} se dá no momento mais próximo da curva de ascensão e atuação dos "ventos" modernizantes que passavam pela cidade, os quais foram realocando as coisas e os costumes. Esse movimento trouxe consigo uma gama de adaptações sociais e, para recolher vestígios desse momento, utilizamos da metodologia da história oral, recolhendo relatos dos músicos da época como fonte principal, cujas falas demonstraram os passos e as notas que fizeram criar/viver essa paisagem sonora. Semelhante a uma peça musical, nosso texto conta com momentos de maior e menor intensidade, pausas e retornos. No primeiro momento, trouxemos a paisagem sonora em meio à base histórica do lugar, seus primeiros sons/silêncios, sua vinculação com o tempo recortado; e como essa sonoridade vai se transformando e alterando os lugares de lazer com a chegada de novos "ventos" civilizatórios (filarmônica, clubes, cinema, parques de diversão, shows e regras). Em seguida, passamos a observar também lugares e sujeitos menos formais {feiras, bares, grupos folclóricos, papangus, cabarés), suas limitações e resistências. E, por fim, apresentamos as práticas do cotidiano do músico/tocador, suas dificuldades e tensões, bem como sua criatividade antes, durante e após a apresentação, o que, junto com outros "instrumentos" que possibilitaram a composição da paisagem, deu sonoridade e vida à cidade de Cuité durante a faixa temporal compreendida entre 1960 e 1980.The soundscape that I refer to in this work is forrned by the sounds of leisure placas in the city of Cuité-PB, undergoing transformation. Written with the pens of cultural history, the work sought to map the spaces that produce sounds, as well as the practices of the playing subjects during their performance, on stage and off. Our perspectiva (1960-1980) takes place at the moment closest to the curve of ascension and performance of the modernizing ''winds" that passed through the city, which were relocating things and customs. This movement brought with it a range of social adaptations and, to collect traces of that moment, we used the methodology of oral history, collecting reports from the musicians of the time as the main source, whose speeches demonstrated the steps and notes that made this soundscape create/live. Similar to a musical piece, our text has moments of greater and lesser intensity, pauses and returns.ln the first moment, we bring the soundscape in the historical base of the place, its first sounds/silences, its connection with the indented time, and how this sound is changing and changing leisure placas with the arrival of new civilizing "winds" ( philharmonic, clubs, cinema, amusement parks, shows and rules). Then, we also started to observe less formal placas and subjects (fairs, bars, folklore groups, papangus, cabarets), their limitations and resistances. And finally, we present the musician/player's daily practices, their difficulties and tensions, as well as their creativity before, during and after the performance; which, together with other "instruments" that enabled the composition of the landscape, gave sound and life to the city of Cuité, during the period between 1960 and 1980.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGSOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.SOUZA, A. Clarindo B.http://lattes.cnpq.br/3281006839381741KNACK, Eduardo Roberto Jordão.COSTA, Ramilton Marinho.ARAÚJO, Israel da Silva.2021-09-292022-02-18T14:03:34Z2022-02-182022-02-18T14:03:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23658ARAÚJO, I. da S. Paisagem sonora: espaços, memórias e f(r)estas (Cuité-PB, 1960-1980). 2021. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCB2022-09-30T16:28:00Zoai:localhost:riufcg/23658Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.ucb.br/oai/requestsara.ribeiro@ucb.bropendoar:2022-09-30T16:28Repositório Institucional da UCB - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
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