Identificação e controle iterativo aplicados a veículos autoguiados.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: CORTELETTI, Reginaldo.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2629
Resumo: Diversas abordagens para identificação e controle estão disponíveis na literatura. O desempenho máximo que pode ser alcançado para a operação em malha fechada do sistema é uma variável desconhecida. Esta variável deve ser especificada pelo engenheiro de controle baseado em conhecimentos sobre a planta cuja dinâmica deseja modificar. O conhecimento sobre a planta pode ser traduzido em termos de modelos matemáticos. Para obter o desempenho máximo para a operação da planta operando em malha fechada, é necessário ter um modelo que represente idealmente o comportamento dinâmico da mesma. Por diversas razões, isto não é factível na prática. Portanto, A especificação de antemão para o desempenho máximo não pode ser fornecido. Se for especificado um desempenho, não se pode garantir que este é o máximo que pode ser alcançado para a complexibilidade do controlador e modelo da planta utilizados no projeto. Existe na literatura uma abordagem que permite buscar o limite máximo para o desempenho com a planta operando em malha fechada. Esta é conhecida na literatura como Controle Iterativo. Nos esquemas iterativos, a busca do desempenho máximo é feita através da repetição dos passos da identificação e controle com o sistema operando em malha fechada. A sinergia entre estas etapas é o ponto chave das abordagens iterativas. Como contribuição na área de controle, é apresentado um esquema iterativo que, garantindo simultaneamente a estabilidade, ajusta a malha automaticamente para o desempenho máximo. A estrutura utilizada para modelo da planta é resultante do esquema para controle iterativo proposto e do critério de controle utilizado. Como contribuição na área de identificação, é apresentado um método para a determinação da ordem e parâmetros para modelos lineares. A planta utilizada para avaliar os esquemas propostos para identificação e controle é um veículo autoguiado. No Capítulo 4 são apresentadas as estruturas para o controle de velocidade e trajetória, e os respectivos resultados dos experimentos efetuados utilizando um protótipo disponível no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Controle. No Apêndice A, apresentase a modelagem analítica do veículo.
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Portanto, A especificação de antemão para o desempenho máximo não pode ser fornecido. Se for especificado um desempenho, não se pode garantir que este é o máximo que pode ser alcançado para a complexibilidade do controlador e modelo da planta utilizados no projeto. Existe na literatura uma abordagem que permite buscar o limite máximo para o desempenho com a planta operando em malha fechada. Esta é conhecida na literatura como Controle Iterativo. Nos esquemas iterativos, a busca do desempenho máximo é feita através da repetição dos passos da identificação e controle com o sistema operando em malha fechada. A sinergia entre estas etapas é o ponto chave das abordagens iterativas. Como contribuição na área de controle, é apresentado um esquema iterativo que, garantindo simultaneamente a estabilidade, ajusta a malha automaticamente para o desempenho máximo. A estrutura utilizada para modelo da planta é resultante do esquema para controle iterativo proposto e do critério de controle utilizado. Como contribuição na área de identificação, é apresentado um método para a determinação da ordem e parâmetros para modelos lineares. A planta utilizada para avaliar os esquemas propostos para identificação e controle é um veículo autoguiado. No Capítulo 4 são apresentadas as estruturas para o controle de velocidade e trajetória, e os respectivos resultados dos experimentos efetuados utilizando um protótipo disponível no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Controle. No Apêndice A, apresentase a modelagem analítica do veículo.Several approaches for the identification and control are presented in the literature. The optimal performance that can be attained for a closed loop system is an unknown variable. This variable must be specified a priori based on the knowledge that the controller's engineer has about the plant which dynamic behavior has to be modified. This knowledge about the plant can be represented in terms of its mathematical model. In order to obtain the optimal performance of the plant it is necessary to have a model that ideally represent its dynamic behavior. For several reasons this is not possible in practical terms. If a performance is specified, it is not guarantied that this performance is the best that can be attained with the controller's complexity and plant's model used. Nevertheless, there is one approach that searches for the maximum performance for operation in closed loop. This approach is known as Iterative Control. In the iterative schemes the search for the maximum performance is done based on the repetition of identification and control designing steps. The synergy between these steps is the key point of the iterative approaches. This thesis presents an iterative scheme that automatically tune the closed loop in order to obtain the maximum performance while keeping the stability of the system. The definition of the model structure is based on the proposed iterative control scheme and on the control criterium. Furthermore, this thesis presents a new approach for the model order estimation of linear models. The plant used in the experimental results is an autonomous vehicle which model is in the appendix. viUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICAUFCGBARROS, Péricles RezendeBARROS, P.R.http://lattes.cnpq.br/0722445222056063LIMA, Antonio Marcus Nogueira.LIMA, A.M.N.http://lattes.cnpq.br/2237395961717699CORTELETTI, Reginaldo.2002-10-152019-01-30T10:52:41Z2019-01-302019-01-30T10:52:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2629CORTELETTI, Reginaldo. Identificação e controle iterativo aplicados a veículos autoguiados. 194f. 2002. 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