Mergulhos dionisíacos nas águas do Paraguaçu: (re)montagem e mediação teatral para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Oliveira, Rosa Adelina Sampaio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
dARK ID: ark:/33523/001300000jkww
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18313
Resumo: Este rio-história-pesquisa investiga o processo de formação de leitores e leitoras teatrais de crianças autistas, a partir da (re)montagem do espetáculo Paraguaçu, o rio que corre em mim com crianças do Assentamento de Reforma Agrária Poço Longe (BA) e de sua mediação teatral para uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Dionísio. A metodologia empregada no desenvolvimento desta pesquisa foi a “prática como pesquisa”. Estes escritos são fruto do mergulho em águas sobre a infância e sua pluralidade e do desenvolvimento das ações teatrais de um TEAtro para infâncias, a partir da investigação e aplicação de estratégias de acessibilidade cultural para o público infante do espectro e de um paradigma de inclusão. No campo teatral, o navegar transcorreu pelo intermédio dos espaços fluídos de convergência entre criação, recepção e mediação. Ao final são apresentadas e analisadas as estratégias de acessibilidade executadas através de uma Oficina de Mediação para infâncias, da confecção de elementos de cena, da (re)montagem do espetáculo e da proposta aqui investigada de uma atuação mediadora
id UDESC-2_0571c665cd10d0df9ba70266a91ea682
oai_identifier_str oai:repositorio.udesc.br:UDESC/18313
network_acronym_str UDESC-2
network_name_str Repositório Institucional da UDESC
repository_id_str
spelling Mergulhos dionisíacos nas águas do Paraguaçu: (re)montagem e mediação teatral para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA)TeatroTranstorno do Espectro Autista (TEA) - CriançasMediaçãoEste rio-história-pesquisa investiga o processo de formação de leitores e leitoras teatrais de crianças autistas, a partir da (re)montagem do espetáculo Paraguaçu, o rio que corre em mim com crianças do Assentamento de Reforma Agrária Poço Longe (BA) e de sua mediação teatral para uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Dionísio. A metodologia empregada no desenvolvimento desta pesquisa foi a “prática como pesquisa”. Estes escritos são fruto do mergulho em águas sobre a infância e sua pluralidade e do desenvolvimento das ações teatrais de um TEAtro para infâncias, a partir da investigação e aplicação de estratégias de acessibilidade cultural para o público infante do espectro e de um paradigma de inclusão. No campo teatral, o navegar transcorreu pelo intermédio dos espaços fluídos de convergência entre criação, recepção e mediação. Ao final são apresentadas e analisadas as estratégias de acessibilidade executadas através de uma Oficina de Mediação para infâncias, da confecção de elementos de cena, da (re)montagem do espetáculo e da proposta aqui investigada de uma atuação mediadoraCarvalho, Flavio Augusto Desgranges DeOliveira, Rosa Adelina Sampaio2025-01-24T19:33:39Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis195 p.application/pdfOLIVEIRA, Rosa Adelina Sampaio. <b>Mergulhos dionisíacos nas águas do Paraguaçu</b>: (re)montagem e mediação teatral para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA). 2025. Tese (Curso de Moda) - Udesc, 2023. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18313. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18313ark:/33523/001300000jkwwAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESC2026-03-13T20:26:42Zoai:repositorio.udesc.br:UDESC/18313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://pergamumweb.udesc.br/biblioteca/index.phpPRIhttps://repositorio-api.udesc.br/server/oai/requestri@udesc.bropendoar:63912026-03-13T20:26:42Repositório Institucional da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mergulhos dionisíacos nas águas do Paraguaçu: (re)montagem e mediação teatral para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA)
title Mergulhos dionisíacos nas águas do Paraguaçu: (re)montagem e mediação teatral para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA)
spellingShingle Mergulhos dionisíacos nas águas do Paraguaçu: (re)montagem e mediação teatral para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA)
Oliveira, Rosa Adelina Sampaio
Teatro
Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Crianças
Mediação
title_short Mergulhos dionisíacos nas águas do Paraguaçu: (re)montagem e mediação teatral para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA)
title_full Mergulhos dionisíacos nas águas do Paraguaçu: (re)montagem e mediação teatral para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA)
title_fullStr Mergulhos dionisíacos nas águas do Paraguaçu: (re)montagem e mediação teatral para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA)
title_full_unstemmed Mergulhos dionisíacos nas águas do Paraguaçu: (re)montagem e mediação teatral para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA)
title_sort Mergulhos dionisíacos nas águas do Paraguaçu: (re)montagem e mediação teatral para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA)
author Oliveira, Rosa Adelina Sampaio
author_facet Oliveira, Rosa Adelina Sampaio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Flavio Augusto Desgranges De
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rosa Adelina Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Crianças
Mediação
topic Teatro
Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Crianças
Mediação
description Este rio-história-pesquisa investiga o processo de formação de leitores e leitoras teatrais de crianças autistas, a partir da (re)montagem do espetáculo Paraguaçu, o rio que corre em mim com crianças do Assentamento de Reforma Agrária Poço Longe (BA) e de sua mediação teatral para uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Dionísio. A metodologia empregada no desenvolvimento desta pesquisa foi a “prática como pesquisa”. Estes escritos são fruto do mergulho em águas sobre a infância e sua pluralidade e do desenvolvimento das ações teatrais de um TEAtro para infâncias, a partir da investigação e aplicação de estratégias de acessibilidade cultural para o público infante do espectro e de um paradigma de inclusão. No campo teatral, o navegar transcorreu pelo intermédio dos espaços fluídos de convergência entre criação, recepção e mediação. Ao final são apresentadas e analisadas as estratégias de acessibilidade executadas através de uma Oficina de Mediação para infâncias, da confecção de elementos de cena, da (re)montagem do espetáculo e da proposta aqui investigada de uma atuação mediadora
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2025-01-24T19:33:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Rosa Adelina Sampaio. <b>Mergulhos dionisíacos nas águas do Paraguaçu</b>: (re)montagem e mediação teatral para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA). 2025. Tese (Curso de Moda) - Udesc, 2023. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18313. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18313
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/33523/001300000jkww
identifier_str_mv OLIVEIRA, Rosa Adelina Sampaio. <b>Mergulhos dionisíacos nas águas do Paraguaçu</b>: (re)montagem e mediação teatral para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA). 2025. Tese (Curso de Moda) - Udesc, 2023. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18313. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.
ark:/33523/001300000jkww
url https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 195 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UDESC
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Repositório Institucional da UDESC
collection Repositório Institucional da UDESC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv ri@udesc.br
_version_ 1860697686118760448