De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês
Ano de defesa: | 2024 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20504 |
Resumo: | A presente pesquisa de mestrado reflete sobre possíveis relações entre o Teatro e a Educação Infantil para e com a primeira infância, onde se encontram os bebês. Ao considerar as crianças como seres sociais de direitos, que têm saberes e autonomia, questiona-se como construir um espaço onde exista escuta participativa, diálogo e parceria entre adultos e crianças. Para investigar tais olhares, considera-se os pesquisadores Loris Malaguzzi, Emmi Pikler e Paulo Fochi como interlocutores da pesquisa dentro de uma perspectiva europeia e brasileira, respectivamente. No primeiro capítulo, serão apresentados os três interlocutores e suas possíveis aproximações com a primeira infância. Através da abordagem de Reggio Emilia, a pesquisa faz um recorte para: o atelier, a documentação pedagógica e o poema “As cem linguagens” como pontos de convergência para direcionar diálogos entre o Teatro e a Educação Infantil, espaço onde se encontram os bebês, de forma coletiva. No segundo capítulo, através do trabalho do grupo italiano La Baracca / Teatro Testoni Ragazzi, do espaço de Educação Infantil Ateliê Carambola e do Observatório da Cultura Infantil - OBECI, os dois últimos sediado no Brasil, encontram-se proposições artístico-pedagógicos que associam o teatro com a primeira infância. Para relacionar suas vivências práticas com o espaço cotidiano dos bebês, além das conexões com os interlocutores elucidados no primeiro capítulo, encontra-se a materialidade, a escuta e a documentação pedagógica, como possíveis pistas para uma relação teatral no âmbito artístico e pedagógico. Esta dissertação identifica que o trabalho realizado pelos pesquisadores, grupos teatrais e o espaço da Educação Infantil contribuem para a desconstrução das visões adultocêntricas, reconhecendo a autonomia da primeira infância como ponto de partida para descobertas e experiências. |
id |
UDESC-2_4d7d5eb802b1ef136627c82deb946df0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.udesc.br:UDESC/20504 |
network_acronym_str |
UDESC-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Udesc |
repository_id_str |
|
spelling |
De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebêsTeatro para e com bebêsPrimeira infânciaEducação InfantilAbordagem Reggio EmiliaDocumentação pedagógicaA presente pesquisa de mestrado reflete sobre possíveis relações entre o Teatro e a Educação Infantil para e com a primeira infância, onde se encontram os bebês. Ao considerar as crianças como seres sociais de direitos, que têm saberes e autonomia, questiona-se como construir um espaço onde exista escuta participativa, diálogo e parceria entre adultos e crianças. Para investigar tais olhares, considera-se os pesquisadores Loris Malaguzzi, Emmi Pikler e Paulo Fochi como interlocutores da pesquisa dentro de uma perspectiva europeia e brasileira, respectivamente. No primeiro capítulo, serão apresentados os três interlocutores e suas possíveis aproximações com a primeira infância. Através da abordagem de Reggio Emilia, a pesquisa faz um recorte para: o atelier, a documentação pedagógica e o poema “As cem linguagens” como pontos de convergência para direcionar diálogos entre o Teatro e a Educação Infantil, espaço onde se encontram os bebês, de forma coletiva. No segundo capítulo, através do trabalho do grupo italiano La Baracca / Teatro Testoni Ragazzi, do espaço de Educação Infantil Ateliê Carambola e do Observatório da Cultura Infantil - OBECI, os dois últimos sediado no Brasil, encontram-se proposições artístico-pedagógicos que associam o teatro com a primeira infância. Para relacionar suas vivências práticas com o espaço cotidiano dos bebês, além das conexões com os interlocutores elucidados no primeiro capítulo, encontra-se a materialidade, a escuta e a documentação pedagógica, como possíveis pistas para uma relação teatral no âmbito artístico e pedagógico. Esta dissertação identifica que o trabalho realizado pelos pesquisadores, grupos teatrais e o espaço da Educação Infantil contribuem para a desconstrução das visões adultocêntricas, reconhecendo a autonomia da primeira infância como ponto de partida para descobertas e experiências.Pereira, Diego De MedeirosSouza, Beatriz Cripaldi de2025-03-20T17:39:20Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis98 f.application/pdfSOUZA, Beatriz Cripaldi de. <b>De volta às coisas mesmas</b>: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês. 2025. Dissertação (Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Udesc, Florianópolis, 2024. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20504. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20504Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Udescinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESC2025-03-21T06:00:27Zoai:repositorio.udesc.br:UDESC/20504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://pergamumweb.udesc.br/biblioteca/index.phpPRIhttps://repositorio-api.udesc.br/server/oai/requestri@udesc.bropendoar:63912025-03-21T06:00:27Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês |
title |
De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês |
spellingShingle |
De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês Souza, Beatriz Cripaldi de Teatro para e com bebês Primeira infância Educação Infantil Abordagem Reggio Emilia Documentação pedagógica |
title_short |
De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês |
title_full |
De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês |
title_fullStr |
De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês |
title_full_unstemmed |
De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês |
title_sort |
De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês |
author |
Souza, Beatriz Cripaldi de |
author_facet |
Souza, Beatriz Cripaldi de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Diego De Medeiros |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Beatriz Cripaldi de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro para e com bebês Primeira infância Educação Infantil Abordagem Reggio Emilia Documentação pedagógica |
topic |
Teatro para e com bebês Primeira infância Educação Infantil Abordagem Reggio Emilia Documentação pedagógica |
description |
A presente pesquisa de mestrado reflete sobre possíveis relações entre o Teatro e a Educação Infantil para e com a primeira infância, onde se encontram os bebês. Ao considerar as crianças como seres sociais de direitos, que têm saberes e autonomia, questiona-se como construir um espaço onde exista escuta participativa, diálogo e parceria entre adultos e crianças. Para investigar tais olhares, considera-se os pesquisadores Loris Malaguzzi, Emmi Pikler e Paulo Fochi como interlocutores da pesquisa dentro de uma perspectiva europeia e brasileira, respectivamente. No primeiro capítulo, serão apresentados os três interlocutores e suas possíveis aproximações com a primeira infância. Através da abordagem de Reggio Emilia, a pesquisa faz um recorte para: o atelier, a documentação pedagógica e o poema “As cem linguagens” como pontos de convergência para direcionar diálogos entre o Teatro e a Educação Infantil, espaço onde se encontram os bebês, de forma coletiva. No segundo capítulo, através do trabalho do grupo italiano La Baracca / Teatro Testoni Ragazzi, do espaço de Educação Infantil Ateliê Carambola e do Observatório da Cultura Infantil - OBECI, os dois últimos sediado no Brasil, encontram-se proposições artístico-pedagógicos que associam o teatro com a primeira infância. Para relacionar suas vivências práticas com o espaço cotidiano dos bebês, além das conexões com os interlocutores elucidados no primeiro capítulo, encontra-se a materialidade, a escuta e a documentação pedagógica, como possíveis pistas para uma relação teatral no âmbito artístico e pedagógico. Esta dissertação identifica que o trabalho realizado pelos pesquisadores, grupos teatrais e o espaço da Educação Infantil contribuem para a desconstrução das visões adultocêntricas, reconhecendo a autonomia da primeira infância como ponto de partida para descobertas e experiências. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024 2025-03-20T17:39:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Beatriz Cripaldi de. <b>De volta às coisas mesmas</b>: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês. 2025. Dissertação (Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Udesc, Florianópolis, 2024. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20504. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025. https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20504 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Beatriz Cripaldi de. <b>De volta às coisas mesmas</b>: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês. 2025. Dissertação (Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Udesc, Florianópolis, 2024. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20504. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025. |
url |
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
98 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Udesc instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Udesc |
collection |
Repositório Institucional da Udesc |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@udesc.br |
_version_ |
1834107123012730880 |