De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Souza, Beatriz Cripaldi de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20504
Resumo: A presente pesquisa de mestrado reflete sobre possíveis relações entre o Teatro e a Educação Infantil para e com a primeira infância, onde se encontram os bebês. Ao considerar as crianças como seres sociais de direitos, que têm saberes e autonomia, questiona-se como construir um espaço onde exista escuta participativa, diálogo e parceria entre adultos e crianças. Para investigar tais olhares, considera-se os pesquisadores Loris Malaguzzi, Emmi Pikler e Paulo Fochi como interlocutores da pesquisa dentro de uma perspectiva europeia e brasileira, respectivamente. No primeiro capítulo, serão apresentados os três interlocutores e suas possíveis aproximações com a primeira infância. Através da abordagem de Reggio Emilia, a pesquisa faz um recorte para: o atelier, a documentação pedagógica e o poema “As cem linguagens” como pontos de convergência para direcionar diálogos entre o Teatro e a Educação Infantil, espaço onde se encontram os bebês, de forma coletiva. No segundo capítulo, através do trabalho do grupo italiano La Baracca / Teatro Testoni Ragazzi, do espaço de Educação Infantil Ateliê Carambola e do Observatório da Cultura Infantil - OBECI, os dois últimos sediado no Brasil, encontram-se proposições artístico-pedagógicos que associam o teatro com a primeira infância. Para relacionar suas vivências práticas com o espaço cotidiano dos bebês, além das conexões com os interlocutores elucidados no primeiro capítulo, encontra-se a materialidade, a escuta e a documentação pedagógica, como possíveis pistas para uma relação teatral no âmbito artístico e pedagógico. Esta dissertação identifica que o trabalho realizado pelos pesquisadores, grupos teatrais e o espaço da Educação Infantil contribuem para a desconstrução das visões adultocêntricas, reconhecendo a autonomia da primeira infância como ponto de partida para descobertas e experiências.
id UDESC-2_4d7d5eb802b1ef136627c82deb946df0
oai_identifier_str oai:repositorio.udesc.br:UDESC/20504
network_acronym_str UDESC-2
network_name_str Repositório Institucional da Udesc
repository_id_str
spelling De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebêsTeatro para e com bebêsPrimeira infânciaEducação InfantilAbordagem Reggio EmiliaDocumentação pedagógicaA presente pesquisa de mestrado reflete sobre possíveis relações entre o Teatro e a Educação Infantil para e com a primeira infância, onde se encontram os bebês. Ao considerar as crianças como seres sociais de direitos, que têm saberes e autonomia, questiona-se como construir um espaço onde exista escuta participativa, diálogo e parceria entre adultos e crianças. Para investigar tais olhares, considera-se os pesquisadores Loris Malaguzzi, Emmi Pikler e Paulo Fochi como interlocutores da pesquisa dentro de uma perspectiva europeia e brasileira, respectivamente. No primeiro capítulo, serão apresentados os três interlocutores e suas possíveis aproximações com a primeira infância. Através da abordagem de Reggio Emilia, a pesquisa faz um recorte para: o atelier, a documentação pedagógica e o poema “As cem linguagens” como pontos de convergência para direcionar diálogos entre o Teatro e a Educação Infantil, espaço onde se encontram os bebês, de forma coletiva. No segundo capítulo, através do trabalho do grupo italiano La Baracca / Teatro Testoni Ragazzi, do espaço de Educação Infantil Ateliê Carambola e do Observatório da Cultura Infantil - OBECI, os dois últimos sediado no Brasil, encontram-se proposições artístico-pedagógicos que associam o teatro com a primeira infância. Para relacionar suas vivências práticas com o espaço cotidiano dos bebês, além das conexões com os interlocutores elucidados no primeiro capítulo, encontra-se a materialidade, a escuta e a documentação pedagógica, como possíveis pistas para uma relação teatral no âmbito artístico e pedagógico. Esta dissertação identifica que o trabalho realizado pelos pesquisadores, grupos teatrais e o espaço da Educação Infantil contribuem para a desconstrução das visões adultocêntricas, reconhecendo a autonomia da primeira infância como ponto de partida para descobertas e experiências.Pereira, Diego De MedeirosSouza, Beatriz Cripaldi de2025-03-20T17:39:20Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis98 f.application/pdfSOUZA, Beatriz Cripaldi de. <b>De volta às coisas mesmas</b>: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês. 2025. Dissertação (Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Udesc, Florianópolis, 2024. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20504. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20504Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Udescinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESC2025-03-21T06:00:27Zoai:repositorio.udesc.br:UDESC/20504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://pergamumweb.udesc.br/biblioteca/index.phpPRIhttps://repositorio-api.udesc.br/server/oai/requestri@udesc.bropendoar:63912025-03-21T06:00:27Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês
title De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês
spellingShingle De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês
Souza, Beatriz Cripaldi de
Teatro para e com bebês
Primeira infância
Educação Infantil
Abordagem Reggio Emilia
Documentação pedagógica
title_short De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês
title_full De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês
title_fullStr De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês
title_full_unstemmed De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês
title_sort De volta às coisas mesmas: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês
author Souza, Beatriz Cripaldi de
author_facet Souza, Beatriz Cripaldi de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Diego De Medeiros
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Beatriz Cripaldi de
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro para e com bebês
Primeira infância
Educação Infantil
Abordagem Reggio Emilia
Documentação pedagógica
topic Teatro para e com bebês
Primeira infância
Educação Infantil
Abordagem Reggio Emilia
Documentação pedagógica
description A presente pesquisa de mestrado reflete sobre possíveis relações entre o Teatro e a Educação Infantil para e com a primeira infância, onde se encontram os bebês. Ao considerar as crianças como seres sociais de direitos, que têm saberes e autonomia, questiona-se como construir um espaço onde exista escuta participativa, diálogo e parceria entre adultos e crianças. Para investigar tais olhares, considera-se os pesquisadores Loris Malaguzzi, Emmi Pikler e Paulo Fochi como interlocutores da pesquisa dentro de uma perspectiva europeia e brasileira, respectivamente. No primeiro capítulo, serão apresentados os três interlocutores e suas possíveis aproximações com a primeira infância. Através da abordagem de Reggio Emilia, a pesquisa faz um recorte para: o atelier, a documentação pedagógica e o poema “As cem linguagens” como pontos de convergência para direcionar diálogos entre o Teatro e a Educação Infantil, espaço onde se encontram os bebês, de forma coletiva. No segundo capítulo, através do trabalho do grupo italiano La Baracca / Teatro Testoni Ragazzi, do espaço de Educação Infantil Ateliê Carambola e do Observatório da Cultura Infantil - OBECI, os dois últimos sediado no Brasil, encontram-se proposições artístico-pedagógicos que associam o teatro com a primeira infância. Para relacionar suas vivências práticas com o espaço cotidiano dos bebês, além das conexões com os interlocutores elucidados no primeiro capítulo, encontra-se a materialidade, a escuta e a documentação pedagógica, como possíveis pistas para uma relação teatral no âmbito artístico e pedagógico. Esta dissertação identifica que o trabalho realizado pelos pesquisadores, grupos teatrais e o espaço da Educação Infantil contribuem para a desconstrução das visões adultocêntricas, reconhecendo a autonomia da primeira infância como ponto de partida para descobertas e experiências.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2025-03-20T17:39:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Beatriz Cripaldi de. <b>De volta às coisas mesmas</b>: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês. 2025. Dissertação (Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Udesc, Florianópolis, 2024. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20504. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20504
identifier_str_mv SOUZA, Beatriz Cripaldi de. <b>De volta às coisas mesmas</b>: contribuições de Reggio Emilia na ressignificação de práticas pedagógico-teatrais com bebês. 2025. Dissertação (Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Udesc, Florianópolis, 2024. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20504. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.
url https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Udesc
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Repositório Institucional da Udesc
collection Repositório Institucional da Udesc
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv ri@udesc.br
_version_ 1834107123012730880