Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio?
| Ano de defesa: | 2023 |
|---|---|
| Autor(a) principal: | |
| Orientador(a): | |
| Banca de defesa: | |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
| Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
| País: |
Não Informado pela instituição
|
| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18025 |
Resumo: | Esta pesquisa, uma abordagem teórico-prática, tem o intuito de responder sobre o impacto instaurado pela pandemia de COVID-19 na mediação teatral de obra cênica digital com estudantes da rede pública de ensino. O trabalho prático foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, no município de Guaíba, no estado do Rio Grande do Sul, com estudantes do 9º ano. Devido ao contexto pandêmico, foi realizada uma fruição digital da obra “Romeu & Julieta”, em suporte digital, do Grupo Galpão. Por meio da pesquisa-ação e através de atividades artísticas-pedagógicas, foram propostas ações de mediação teatral (antes da obra cênica, no dia da obra cênica e depois da obra cênica) relacionadas à fruição teatral. Este trabalho resultou na construção de um material artístico-pedagógico, o caderno de mediação, voltado ao espetáculo destacado, destinado aos possíveis professores(as) interessados na temática. A partir dos pesquisadores Ney Wendell Oliveira (2011, 2014), Maria Lúcia Pupo (2012, 2015, 2021), e Flávio Desgranges (2020a, 2020b), buscou-se uma interlocução criativa entre a fruição digital teatral e os dispositivos artístico-pedagógicos de mediação teatral. Conforme os resultados obtidos com o(a)s discentes, a pesquisa demonstrou que a fruição no formato digital pode ser um dispositivo artístico-pedagógico para os(as) professore(a)s. Por sua vez, as ações de mediação teatral, organizadas no caderno de mediação, permitem a cocriação do(a) espectador(a) a partir da obra de arte. |
| id |
UDESC-2_775d7439194000eb3bfe341ca79b6d93 |
|---|---|
| oai_identifier_str |
oai:repositorio.udesc.br:UDESC/18025 |
| network_acronym_str |
UDESC-2 |
| network_name_str |
Repositório Institucional da Udesc |
| repository_id_str |
|
| spelling |
Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio?MediaçãoTeatro - EducaçãoCOVID-19, Pandemia de, 2020-Esta pesquisa, uma abordagem teórico-prática, tem o intuito de responder sobre o impacto instaurado pela pandemia de COVID-19 na mediação teatral de obra cênica digital com estudantes da rede pública de ensino. O trabalho prático foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, no município de Guaíba, no estado do Rio Grande do Sul, com estudantes do 9º ano. Devido ao contexto pandêmico, foi realizada uma fruição digital da obra “Romeu & Julieta”, em suporte digital, do Grupo Galpão. Por meio da pesquisa-ação e através de atividades artísticas-pedagógicas, foram propostas ações de mediação teatral (antes da obra cênica, no dia da obra cênica e depois da obra cênica) relacionadas à fruição teatral. Este trabalho resultou na construção de um material artístico-pedagógico, o caderno de mediação, voltado ao espetáculo destacado, destinado aos possíveis professores(as) interessados na temática. A partir dos pesquisadores Ney Wendell Oliveira (2011, 2014), Maria Lúcia Pupo (2012, 2015, 2021), e Flávio Desgranges (2020a, 2020b), buscou-se uma interlocução criativa entre a fruição digital teatral e os dispositivos artístico-pedagógicos de mediação teatral. Conforme os resultados obtidos com o(a)s discentes, a pesquisa demonstrou que a fruição no formato digital pode ser um dispositivo artístico-pedagógico para os(as) professore(a)s. Por sua vez, as ações de mediação teatral, organizadas no caderno de mediação, permitem a cocriação do(a) espectador(a) a partir da obra de arte.Vidor, Heloise BaurichRossi, Magda Schiavon de2025-01-24T19:31:44Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis148 p.application/pdfROSSI, Magda Schiavon de. <b>Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação</b>: como será o próximo passeio?. 2025. Dissertação (Curso de Moda) - Udesc, 2023. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18025. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18025Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Udescinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESC2025-01-25T06:33:22Zoai:repositorio.udesc.br:UDESC/18025Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://pergamumweb.udesc.br/biblioteca/index.phpPRIhttps://repositorio-api.udesc.br/server/oai/requestri@udesc.bropendoar:63912025-01-25T06:33:22Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
| dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio? |
| title |
Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio? |
| spellingShingle |
Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio? Rossi, Magda Schiavon de Mediação Teatro - Educação COVID-19, Pandemia de, 2020- |
| title_short |
Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio? |
| title_full |
Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio? |
| title_fullStr |
Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio? |
| title_full_unstemmed |
Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio? |
| title_sort |
Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio? |
| author |
Rossi, Magda Schiavon de |
| author_facet |
Rossi, Magda Schiavon de |
| author_role |
author |
| dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vidor, Heloise Baurich |
| dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Magda Schiavon de |
| dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação Teatro - Educação COVID-19, Pandemia de, 2020- |
| topic |
Mediação Teatro - Educação COVID-19, Pandemia de, 2020- |
| description |
Esta pesquisa, uma abordagem teórico-prática, tem o intuito de responder sobre o impacto instaurado pela pandemia de COVID-19 na mediação teatral de obra cênica digital com estudantes da rede pública de ensino. O trabalho prático foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, no município de Guaíba, no estado do Rio Grande do Sul, com estudantes do 9º ano. Devido ao contexto pandêmico, foi realizada uma fruição digital da obra “Romeu & Julieta”, em suporte digital, do Grupo Galpão. Por meio da pesquisa-ação e através de atividades artísticas-pedagógicas, foram propostas ações de mediação teatral (antes da obra cênica, no dia da obra cênica e depois da obra cênica) relacionadas à fruição teatral. Este trabalho resultou na construção de um material artístico-pedagógico, o caderno de mediação, voltado ao espetáculo destacado, destinado aos possíveis professores(as) interessados na temática. A partir dos pesquisadores Ney Wendell Oliveira (2011, 2014), Maria Lúcia Pupo (2012, 2015, 2021), e Flávio Desgranges (2020a, 2020b), buscou-se uma interlocução criativa entre a fruição digital teatral e os dispositivos artístico-pedagógicos de mediação teatral. Conforme os resultados obtidos com o(a)s discentes, a pesquisa demonstrou que a fruição no formato digital pode ser um dispositivo artístico-pedagógico para os(as) professore(a)s. Por sua vez, as ações de mediação teatral, organizadas no caderno de mediação, permitem a cocriação do(a) espectador(a) a partir da obra de arte. |
| publishDate |
2023 |
| dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2025-01-24T19:31:44Z |
| dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
| dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
| format |
masterThesis |
| status_str |
publishedVersion |
| dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSSI, Magda Schiavon de. <b>Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação</b>: como será o próximo passeio?. 2025. Dissertação (Curso de Moda) - Udesc, 2023. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18025. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025. https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18025 |
| identifier_str_mv |
ROSSI, Magda Schiavon de. <b>Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação</b>: como será o próximo passeio?. 2025. Dissertação (Curso de Moda) - Udesc, 2023. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18025. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025. |
| url |
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18025 |
| dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
| language |
por |
| dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
| rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ |
| eu_rights_str_mv |
openAccess |
| dc.format.none.fl_str_mv |
148 p. application/pdf |
| dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Udesc instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
| instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
| instacron_str |
UDESC |
| institution |
UDESC |
| reponame_str |
Repositório Institucional da Udesc |
| collection |
Repositório Institucional da Udesc |
| repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
| repository.mail.fl_str_mv |
ri@udesc.br |
| _version_ |
1848168508828942336 |