Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Rossi, Magda Schiavon de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18025
Resumo: Esta pesquisa, uma abordagem teórico-prática, tem o intuito de responder sobre o impacto instaurado pela pandemia de COVID-19 na mediação teatral de obra cênica digital com estudantes da rede pública de ensino. O trabalho prático foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, no município de Guaíba, no estado do Rio Grande do Sul, com estudantes do 9º ano. Devido ao contexto pandêmico, foi realizada uma fruição digital da obra “Romeu & Julieta”, em suporte digital, do Grupo Galpão. Por meio da pesquisa-ação e através de atividades artísticas-pedagógicas, foram propostas ações de mediação teatral (antes da obra cênica, no dia da obra cênica e depois da obra cênica) relacionadas à fruição teatral. Este trabalho resultou na construção de um material artístico-pedagógico, o caderno de mediação, voltado ao espetáculo destacado, destinado aos possíveis professores(as) interessados na temática. A partir dos pesquisadores Ney Wendell Oliveira (2011, 2014), Maria Lúcia Pupo (2012, 2015, 2021), e Flávio Desgranges (2020a, 2020b), buscou-se uma interlocução criativa entre a fruição digital teatral e os dispositivos artístico-pedagógicos de mediação teatral. Conforme os resultados obtidos com o(a)s discentes, a pesquisa demonstrou que a fruição no formato digital pode ser um dispositivo artístico-pedagógico para os(as) professore(a)s. Por sua vez, as ações de mediação teatral, organizadas no caderno de mediação, permitem a cocriação do(a) espectador(a) a partir da obra de arte.
id UDESC-2_775d7439194000eb3bfe341ca79b6d93
oai_identifier_str oai:repositorio.udesc.br:UDESC/18025
network_acronym_str UDESC-2
network_name_str Repositório Institucional da Udesc
repository_id_str
spelling Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio?MediaçãoTeatro - EducaçãoCOVID-19, Pandemia de, 2020-Esta pesquisa, uma abordagem teórico-prática, tem o intuito de responder sobre o impacto instaurado pela pandemia de COVID-19 na mediação teatral de obra cênica digital com estudantes da rede pública de ensino. O trabalho prático foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, no município de Guaíba, no estado do Rio Grande do Sul, com estudantes do 9º ano. Devido ao contexto pandêmico, foi realizada uma fruição digital da obra “Romeu & Julieta”, em suporte digital, do Grupo Galpão. Por meio da pesquisa-ação e através de atividades artísticas-pedagógicas, foram propostas ações de mediação teatral (antes da obra cênica, no dia da obra cênica e depois da obra cênica) relacionadas à fruição teatral. Este trabalho resultou na construção de um material artístico-pedagógico, o caderno de mediação, voltado ao espetáculo destacado, destinado aos possíveis professores(as) interessados na temática. A partir dos pesquisadores Ney Wendell Oliveira (2011, 2014), Maria Lúcia Pupo (2012, 2015, 2021), e Flávio Desgranges (2020a, 2020b), buscou-se uma interlocução criativa entre a fruição digital teatral e os dispositivos artístico-pedagógicos de mediação teatral. Conforme os resultados obtidos com o(a)s discentes, a pesquisa demonstrou que a fruição no formato digital pode ser um dispositivo artístico-pedagógico para os(as) professore(a)s. Por sua vez, as ações de mediação teatral, organizadas no caderno de mediação, permitem a cocriação do(a) espectador(a) a partir da obra de arte.Vidor, Heloise BaurichRossi, Magda Schiavon de2025-01-24T19:31:44Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis148 p.application/pdfROSSI, Magda Schiavon de. <b>Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação</b>: como será o próximo passeio?. 2025. Dissertação (Curso de Moda) - Udesc, 2023. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18025. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18025Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Udescinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESC2025-01-25T06:33:22Zoai:repositorio.udesc.br:UDESC/18025Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://pergamumweb.udesc.br/biblioteca/index.phpPRIhttps://repositorio-api.udesc.br/server/oai/requestri@udesc.bropendoar:63912025-01-25T06:33:22Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio?
title Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio?
spellingShingle Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio?
Rossi, Magda Schiavon de
Mediação
Teatro - Educação
COVID-19, Pandemia de, 2020-
title_short Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio?
title_full Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio?
title_fullStr Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio?
title_full_unstemmed Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio?
title_sort Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação: como será o próximo passeio?
author Rossi, Magda Schiavon de
author_facet Rossi, Magda Schiavon de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vidor, Heloise Baurich
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Magda Schiavon de
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação
Teatro - Educação
COVID-19, Pandemia de, 2020-
topic Mediação
Teatro - Educação
COVID-19, Pandemia de, 2020-
description Esta pesquisa, uma abordagem teórico-prática, tem o intuito de responder sobre o impacto instaurado pela pandemia de COVID-19 na mediação teatral de obra cênica digital com estudantes da rede pública de ensino. O trabalho prático foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, no município de Guaíba, no estado do Rio Grande do Sul, com estudantes do 9º ano. Devido ao contexto pandêmico, foi realizada uma fruição digital da obra “Romeu & Julieta”, em suporte digital, do Grupo Galpão. Por meio da pesquisa-ação e através de atividades artísticas-pedagógicas, foram propostas ações de mediação teatral (antes da obra cênica, no dia da obra cênica e depois da obra cênica) relacionadas à fruição teatral. Este trabalho resultou na construção de um material artístico-pedagógico, o caderno de mediação, voltado ao espetáculo destacado, destinado aos possíveis professores(as) interessados na temática. A partir dos pesquisadores Ney Wendell Oliveira (2011, 2014), Maria Lúcia Pupo (2012, 2015, 2021), e Flávio Desgranges (2020a, 2020b), buscou-se uma interlocução criativa entre a fruição digital teatral e os dispositivos artístico-pedagógicos de mediação teatral. Conforme os resultados obtidos com o(a)s discentes, a pesquisa demonstrou que a fruição no formato digital pode ser um dispositivo artístico-pedagógico para os(as) professore(a)s. Por sua vez, as ações de mediação teatral, organizadas no caderno de mediação, permitem a cocriação do(a) espectador(a) a partir da obra de arte.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2025-01-24T19:31:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSSI, Magda Schiavon de. <b>Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação</b>: como será o próximo passeio?. 2025. Dissertação (Curso de Moda) - Udesc, 2023. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18025. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18025
identifier_str_mv ROSSI, Magda Schiavon de. <b>Mediação teatral no cenário pandêmico e cadernos de mediação</b>: como será o próximo passeio?. 2025. Dissertação (Curso de Moda) - Udesc, 2023. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18025. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.
url https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Udesc
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Repositório Institucional da Udesc
collection Repositório Institucional da Udesc
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv ri@udesc.br
_version_ 1848168508828942336