Teatro no/do movimento dos trabalhadores rurais sem terra: juventude e resistência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Elaine Cristina da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/15112
Resumo: A presente dissertação proporciona reflexões sobre a trajetória teatral acumulada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST a partir da criação do Coletivo Nacional de Cultura e da Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré, Bogo (2009), Faria(2014), Villas Bôas (2006). Versa também sobre experiências desenvolvidas no contexto do MST. A montagem de um espetáculo sobre a Guerra do Contestado, com jovens assentados no interior de Santa Catarina, resultado do curso Residência Agrária. A presente dissertação proporciona reflexões sobre a trajetória teatral acumulada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST a partir da criação do Coletivo Nacional de Cultura e da Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré, Bogo (2009), Faria(2014), Villas Bôas (2006). Versa também sobre experiências desenvolvidas no contexto do MST. A montagem de um espetáculo sobre a Guerra do Contestado, com jovens assentados no interior de Santa Catarina, resultado do curso Residência Agrária Jovem-RAJ. E a criação da Mística de 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, que aconteceu no ano de 2016.Anoção de experiência em Benjamin(2012), as imagens em Didi –Huberman (2012),as possibilidades do teatro comunitário em Nogueira(2008), e o desenvolvimento da cultura do MST a partir da perspectiva de uma Arte do/no Campo, Nogueira, Franzoni(2016)compõe o desenvolvimento deste trabalho. A dissertação dialoga diretamente com a trajetória teatral acumulada pelo MST, sendo atravessada pelo momento histórico brasileiro, na qual se consolida o golpe parlamentar, jurídico e midiático do afastamento da primeira mulher eleita presidenta do Brasil.
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