A escola do trabalho soviética de Pistrak: dois passos à frente, um passo atrás?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Cunha, Marcel Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=72561
Resumo: <div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">O presente texto pretende investigar a materialidade da proposta marxiana presente no projeto educacional soviético da Escola do Trabalho, em especial, as bases fundamentais dessa escola e seu desenvolvimento na realidade nos primeiros anos da revolução soviética. Nossos objetivos específicos foram: apresentar os elementos essenciais do referencial materialista histórico-dialético para compreensão do objeto de estudo; revisar a produção teórica sobre Pistrak e sua Escola do Trabalho disponível no Brasil; expor os princípios, os fundamentos e a estrutura da Escola do Trabalho soviética; apontar a contribuição da Escola do Trabalho soviética para o processo de constituição do socialismo e de efetivação da emancipação humana; analisar os limites da Escola do Trabalho, considerando o contexto adverso da Revolução Russa e todos os seus condicionantes. No que se referem às formulações teóricas de Pistrak, nos interessou especialmente, a apropriação das categorias fundamentais da Escola do Trabalho, a auto-organização dos alunos e as relações com a atualidade, bem como o desenvolvimento das mesmas naquele contexto. Para isso, analisamos as obras Fundamentos da Escola do Trabalho e A Escola-Comuna. Para referenciarmos nossa análise na obra marxiana tivemos que considerar o grande volume da obra de Marx e Engels e o fato de que os teóricos alemães não se propuseram a escrever um tratado específico sobre formação humana. No entanto, ao fundarem o materialismo histórico dialético, através de suas análises críticas da sociabilidade capitalista e de toda sua base de sustentação – histórica e teórica –, eles acabaram por perscrutar a formação do ser social, e por consequência, a formação humana. Diante desse panorama, optamos por analisar mais detidamente A Ideologia Alemã por ser uma obra de grande maturidade teórica, já que surge após o trabalho desses teóricos em várias obras anteriores de Marx e Engels, e possui a base de sustentação de toda a análise do capital feita posteriormente por Marx. Além disso, A Ideologia Alemã é um marco na história da filosofia por trazer a perspectiva materialista da histórica confrontando o idealismo vigente à sua época. Com a finalização desse percurso podemos afirmar que a Escola do Trabalho deu passos importantes na constituição de um novo modus operandi educacional. Em relação aos avanços, a relação entre professores e alunos no processo de organização da escola e de seus conteúdos ao modelo do sovietes; a perspectiva internacionalista que a Escola do Trabalho assumiu na direção de formar lutadores contra o imperialismo a partir das relações com a atualidade; podemos dizer que deu dois passos na direção da emancipação humana na formulação material e histórica das categorias: relação com a atualidade e auto-organização dos alunos. Mas, considerando as contradições do próprio processo de constituição da nova forma de sociabilidade e as dificuldades postas pela inexperiência dos jovens pedagogos com relação à elaboração da nova proposta educacional, há elementos, que estão presentes na própria crítica de Pistrak em 1934, que apontam passos para trás no processo de construção da emancipação humana. Trata-se do rebaixamento do papel da teoria ou da sobreposição do método ao conteúdo.&nbsp;</span></font><span style="font-size: 13.3333px; font-family: Arial, Verdana;">Palavras-chave: Educação soviética. Escola do trabalho. Pistrak.</span></div>
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Nossos objetivos específicos foram: apresentar os elementos essenciais do referencial materialista histórico-dialético para compreensão do objeto de estudo; revisar a produção teórica sobre Pistrak e sua Escola do Trabalho disponível no Brasil; expor os princípios, os fundamentos e a estrutura da Escola do Trabalho soviética; apontar a contribuição da Escola do Trabalho soviética para o processo de constituição do socialismo e de efetivação da emancipação humana; analisar os limites da Escola do Trabalho, considerando o contexto adverso da Revolução Russa e todos os seus condicionantes. No que se referem às formulações teóricas de Pistrak, nos interessou especialmente, a apropriação das categorias fundamentais da Escola do Trabalho, a auto-organização dos alunos e as relações com a atualidade, bem como o desenvolvimento das mesmas naquele contexto. Para isso, analisamos as obras Fundamentos da Escola do Trabalho e A Escola-Comuna. 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Com a finalização desse percurso podemos afirmar que a Escola do Trabalho deu passos importantes na constituição de um novo modus operandi educacional. Em relação aos avanços, a relação entre professores e alunos no processo de organização da escola e de seus conteúdos ao modelo do sovietes; a perspectiva internacionalista que a Escola do Trabalho assumiu na direção de formar lutadores contra o imperialismo a partir das relações com a atualidade; podemos dizer que deu dois passos na direção da emancipação humana na formulação material e histórica das categorias: relação com a atualidade e auto-organização dos alunos. Mas, considerando as contradições do próprio processo de constituição da nova forma de sociabilidade e as dificuldades postas pela inexperiência dos jovens pedagogos com relação à elaboração da nova proposta educacional, há elementos, que estão presentes na própria crítica de Pistrak em 1934, que apontam passos para trás no processo de construção da emancipação humana. Trata-se do rebaixamento do papel da teoria ou da sobreposição do método ao conteúdo.&nbsp;</span></font><span style="font-size: 13.3333px; font-family: Arial, Verdana;">Palavras-chave: Educação soviética. Escola do trabalho. Pistrak.</span></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">El presente texto desea investigar la materialidade de la propuesta marxista presente en el proyecto educacional soviético de la Escuela de trabajo, en particular, las bases fundamentales de esta escuela y su desarrollo en la realidad en los primeros años de la revolución soviética. Nuestros objetivos específicos fueran: presentar los elementos esenciales del referencial materialista histórico-dialéctico para la compresión del objetivo de estudio; revisar la discusión teórica cerca de Pistrak e su Escuela de Trabajo disponible en el Brasil; expor los principios, los fundamentos e la estructura de la Escuela de Trabajo soviética; apuntar la contribución de la Escuela de Trabajo soviética para el proceso de constitución del socialismo y realización de la emancipación humana; analizar los limites de la Escuela de Trabajo, teniendo en cuenta el contexto adverso de la Revolución Rusa y de todos los suyos condicionantes. En lo que se refiere a las formulaciones teóricas de Pistrak, especialmente se ha interesado, la apropiación de las categorías fundamentales de la Escuela de Trabajo, la auto-organización de los estudiantes e las relaciones con la actualidad, bien como el desarrollo de las mismas en ese contexto. Para esto, fue analizado las obras Fundamentos da Escola do Trabalho e A Escola-Comuna. Para nuestra analisis en la obra de Marx e Engels y el hecho de que los teóricos alemanes no se propusieron a escribir un tratado específico cerca de formación humana. Sin embargo, al fundaren lo materialismo histórico dialecto, de sus analisis críticas de la sociabilidad capitalista y de toda su base de apoyo – histórica y teórica -, que resultó para investigar la formación del ser social y por consiguiente, la formación humana. En este contexto, se optó por analizar con más detalle en la Ideología alemana por ser una obra de gran maturidad teórica, ya que ocurre después del trabajo de estos teóricos en varias obras anteriores de Marx e Engels, y tiene la base de apoyo de toda analisis del capital hecha más tarde por Marx. Además, la Ideología Alemana es un hito en la historia de la filosofía por lo que el punto de vista del materialismo histórico frente al idealismo predominante de su época. Con la finalización de este curso podemos decir que la Escuela de trabajo ha dado pasos importantes en la creación de un nuevo modus operandi de la educación. En cuanto a los avances, la relación entre profesores y alumnos en la organización escolar y su contenido al modelo de los soviets, la perspectiva internacionalista que la Escuela de trabajo ha tomado hacia la formación de los combatientes contra el imperialismo, de las relaciones con el actual, podemos decir que él dio dos pasos hacia la emancipación humana en la formulación de los materiales y las categorías históricas: relación con el actual y la auto-organización de los estudiantes.Pero teniendo en cuenta las contradicciones del proceso de formación de una nueva forma de sociabilidad y las dificultades planteadas por la inexperiencia de los jóvenes maestros en relación con el desarrollo de la nueva propuesta pedagógica, hay elementos que están presentes en muy crítico Pistrak en 1934, los pasos que tienen enlaces de nuevo en el proceso de construcción de la emancipación humana. Este es el descenso de la función de la teoría o el método de la superposición de contenido.&nbsp;</span></font><span style="font-size: 13.3333px; font-family: Arial, Verdana;">Palabras-clave: Educación Soviética. Escuela del Trabajo. Pistrak</span></div>Universidade Estadual do CearáBetania Moreira de MoraesCunha, Marcel Lima2012-08-27T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=72561info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2012-08-27T00:00:00Zoai:uece.br:72561Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2012-08-27T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
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