O outro em O Ser e o Nada de Jean Paul Sartre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Silva, Maria Regina Pontes da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=26559
Resumo: Esta dissertação intitulada "O outro em O Ser e o nada" tenta reconstruir o conceito sartriano do outro fazendo uma abordagem aos relacionamentos. Esse tema foi escolhido devido a uma constatação observada: a dificuldade em estabelecer uma relação integralmente harmoniosa com o outro. Para isso, primeiramente definimos o homem enquanto consciência individual, levando questionamentos como: o que é a existência? O que e a consciência, a liberdade e os sentimentos existenciais? Em seguida, descrevemos o homem enquanto consciência incompleta que necessita do outro, a consciência que se relaciona, o ser-Para-outro(être-por-autri). Essa análise encontra-se logo no primeiro capítulo chamado de os pressupostos ontológicos. No segundo capítulo, salientamos as possibilidades de relacionamentos, tais como: o amor, a linguagem, o masoquismo, a indiferença, o ódio, o sadismo. A hipótese observada demonstrou que muitos relacionamentos ditos harmoniosos constituem uma grande farsa. As pessoas encenam a tranqüilidade e a harmonia para manterem a ordem, o respeito e a tradição, como um disfarce para elas mesmas dentro de um teatro universal, a isso Sartre chamou de má-fé, uma mentira interna. A principal hipótese deste trabalho sustenta que o outro é aquele que detém a chave do cerne do meu ser, portanto para que eu possa obter qualquer verdade sobre mim é preciso que eu passe pelo outro. No entanto, o olhar do outro faz-me sentir medo, vergonha. A unidade que eu tinha imposto para minha consciência é momentaneamente fragmentada quando o outro me olha e me transforma em objeto de seu olhar. Mas eu posso reconquistar meu ser somente olhando para ele e transformando-o em meu objeto. Este é o objetivo da pesquisa: explicar em Sartre porque quase sempre encontramos dificuldades nos relacionamentos. De acordo com Sartre, todo o relacionamento culmina no conflito. Essa análise parte de uma pesquisa centrada no livro o Ser e o Nada, sem contudo, deixarmos de fazer algumas alusões as suas obras literárias que configuram mais detalhadamente a descrição do olhar, da vergonha, do medo no ínterim dos relacionamentos.
id UECE-0_0c83f15a85165a5b974de6143527463e
oai_identifier_str oai:uece.br:26559
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling O outro em O Ser e o Nada de Jean Paul SartreAnálise de conteúdo Filosofia Jean Paul SartreEsta dissertação intitulada "O outro em O Ser e o nada" tenta reconstruir o conceito sartriano do outro fazendo uma abordagem aos relacionamentos. Esse tema foi escolhido devido a uma constatação observada: a dificuldade em estabelecer uma relação integralmente harmoniosa com o outro. Para isso, primeiramente definimos o homem enquanto consciência individual, levando questionamentos como: o que é a existência? O que e a consciência, a liberdade e os sentimentos existenciais? Em seguida, descrevemos o homem enquanto consciência incompleta que necessita do outro, a consciência que se relaciona, o ser-Para-outro(être-por-autri). Essa análise encontra-se logo no primeiro capítulo chamado de os pressupostos ontológicos. No segundo capítulo, salientamos as possibilidades de relacionamentos, tais como: o amor, a linguagem, o masoquismo, a indiferença, o ódio, o sadismo. A hipótese observada demonstrou que muitos relacionamentos ditos harmoniosos constituem uma grande farsa. As pessoas encenam a tranqüilidade e a harmonia para manterem a ordem, o respeito e a tradição, como um disfarce para elas mesmas dentro de um teatro universal, a isso Sartre chamou de má-fé, uma mentira interna. A principal hipótese deste trabalho sustenta que o outro é aquele que detém a chave do cerne do meu ser, portanto para que eu possa obter qualquer verdade sobre mim é preciso que eu passe pelo outro. No entanto, o olhar do outro faz-me sentir medo, vergonha. A unidade que eu tinha imposto para minha consciência é momentaneamente fragmentada quando o outro me olha e me transforma em objeto de seu olhar. Mas eu posso reconquistar meu ser somente olhando para ele e transformando-o em meu objeto. Este é o objetivo da pesquisa: explicar em Sartre porque quase sempre encontramos dificuldades nos relacionamentos. De acordo com Sartre, todo o relacionamento culmina no conflito. Essa análise parte de uma pesquisa centrada no livro o Ser e o Nada, sem contudo, deixarmos de fazer algumas alusões as suas obras literárias que configuram mais detalhadamente a descrição do olhar, da vergonha, do medo no ínterim dos relacionamentos.Ver documento original.Universidade Estadual do CearáRegenaldo Rodrigues da CostaSilva, Maria Regina Pontes da2004-03-17T00:00:00Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=26559info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2004-03-17T00:00:00Zoai:uece.br:26559Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2004-03-17T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O outro em O Ser e o Nada de Jean Paul Sartre
title O outro em O Ser e o Nada de Jean Paul Sartre
spellingShingle O outro em O Ser e o Nada de Jean Paul Sartre
Silva, Maria Regina Pontes da
Análise de conteúdo
Filosofia
Jean Paul Sartre
title_short O outro em O Ser e o Nada de Jean Paul Sartre
title_full O outro em O Ser e o Nada de Jean Paul Sartre
title_fullStr O outro em O Ser e o Nada de Jean Paul Sartre
title_full_unstemmed O outro em O Ser e o Nada de Jean Paul Sartre
title_sort O outro em O Ser e o Nada de Jean Paul Sartre
author Silva, Maria Regina Pontes da
author_facet Silva, Maria Regina Pontes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Regenaldo Rodrigues da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Regina Pontes da
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de conteúdo
Filosofia
Jean Paul Sartre
topic Análise de conteúdo
Filosofia
Jean Paul Sartre
description Esta dissertação intitulada "O outro em O Ser e o nada" tenta reconstruir o conceito sartriano do outro fazendo uma abordagem aos relacionamentos. Esse tema foi escolhido devido a uma constatação observada: a dificuldade em estabelecer uma relação integralmente harmoniosa com o outro. Para isso, primeiramente definimos o homem enquanto consciência individual, levando questionamentos como: o que é a existência? O que e a consciência, a liberdade e os sentimentos existenciais? Em seguida, descrevemos o homem enquanto consciência incompleta que necessita do outro, a consciência que se relaciona, o ser-Para-outro(être-por-autri). Essa análise encontra-se logo no primeiro capítulo chamado de os pressupostos ontológicos. No segundo capítulo, salientamos as possibilidades de relacionamentos, tais como: o amor, a linguagem, o masoquismo, a indiferença, o ódio, o sadismo. A hipótese observada demonstrou que muitos relacionamentos ditos harmoniosos constituem uma grande farsa. As pessoas encenam a tranqüilidade e a harmonia para manterem a ordem, o respeito e a tradição, como um disfarce para elas mesmas dentro de um teatro universal, a isso Sartre chamou de má-fé, uma mentira interna. A principal hipótese deste trabalho sustenta que o outro é aquele que detém a chave do cerne do meu ser, portanto para que eu possa obter qualquer verdade sobre mim é preciso que eu passe pelo outro. No entanto, o olhar do outro faz-me sentir medo, vergonha. A unidade que eu tinha imposto para minha consciência é momentaneamente fragmentada quando o outro me olha e me transforma em objeto de seu olhar. Mas eu posso reconquistar meu ser somente olhando para ele e transformando-o em meu objeto. Este é o objetivo da pesquisa: explicar em Sartre porque quase sempre encontramos dificuldades nos relacionamentos. De acordo com Sartre, todo o relacionamento culmina no conflito. Essa análise parte de uma pesquisa centrada no livro o Ser e o Nada, sem contudo, deixarmos de fazer algumas alusões as suas obras literárias que configuram mais detalhadamente a descrição do olhar, da vergonha, do medo no ínterim dos relacionamentos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2004-03-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=26559
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=26559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296318250909696