Aquisicao da Linguagem na Crianca com Surdez

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Moreira, Roberia Bruno
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=69775
Resumo: RESUMOA linguagem gestual no homem é uma consequência natural do desenvolvimento da expressão. É por meio de gestos e mímicas que a criança surda começa a compreender o mundo. O objetivo geral desse trabalho foi discutir o processo de aquisição da linguagem na criança com surdez, sendo que, optou-se pela pesquisa qualitativa, sendo mais condizente com o tema abordado, pois essa linha de pesquisa oferece ferramentas favoráveis para a construção do trabalho. Realizou-se o trabalho de investigação do tema baseando-se em alguns teóricos, dentre eles destaca-se: Vygotsky (1999) Chomsky e Lasnik (1991), Quadros (2007), Noronha (1973), Rodrigues (1973), Rabelo (1999) e Bakhtin (1952 / 1953 / 1992). Após a realização do estudo bibliográfico, visitou-se uma instituição que desenvolve atividades destinadas a crianças com surdez, na qual foi possível aplicar um questionário destinado a três professoras da escola, após a finalização da coleta de dados realizou-se a análise das respostas coletadas, o que permitiu perceber que a educação das crianças surdas foram marcadas pelas representações dos ouvintes acerca da surdez e dos surdos, muitos influenciada por práticas pedagógicas excludentes. Por muito tempo foi focalizado a aquisição da oralidade e do gestualismo. Com o bilinguismo outras formas de aquisição da linguagem e novas propostas educacionais foram delineadasPalavras-chave: Linguagem. LIBRAS. Interação.
id UECE-0_1a36cb7a394a342ddec7f996f5a2a182
oai_identifier_str oai:uece.br:69775
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Aquisicao da Linguagem na Crianca com SurdezEducacao Infantil LibrasRESUMOA linguagem gestual no homem é uma consequência natural do desenvolvimento da expressão. É por meio de gestos e mímicas que a criança surda começa a compreender o mundo. O objetivo geral desse trabalho foi discutir o processo de aquisição da linguagem na criança com surdez, sendo que, optou-se pela pesquisa qualitativa, sendo mais condizente com o tema abordado, pois essa linha de pesquisa oferece ferramentas favoráveis para a construção do trabalho. Realizou-se o trabalho de investigação do tema baseando-se em alguns teóricos, dentre eles destaca-se: Vygotsky (1999) Chomsky e Lasnik (1991), Quadros (2007), Noronha (1973), Rodrigues (1973), Rabelo (1999) e Bakhtin (1952 / 1953 / 1992). Após a realização do estudo bibliográfico, visitou-se uma instituição que desenvolve atividades destinadas a crianças com surdez, na qual foi possível aplicar um questionário destinado a três professoras da escola, após a finalização da coleta de dados realizou-se a análise das respostas coletadas, o que permitiu perceber que a educação das crianças surdas foram marcadas pelas representações dos ouvintes acerca da surdez e dos surdos, muitos influenciada por práticas pedagógicas excludentes. Por muito tempo foi focalizado a aquisição da oralidade e do gestualismo. Com o bilinguismo outras formas de aquisição da linguagem e novas propostas educacionais foram delineadasPalavras-chave: Linguagem. LIBRAS. Interação.Keila Andrade HaiashidaMoreira, Roberia Bruno2011-11-14T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=69775info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2011-11-14T00:00:00Zoai:uece.br:69775Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2011-11-14T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Aquisicao da Linguagem na Crianca com Surdez
title Aquisicao da Linguagem na Crianca com Surdez
spellingShingle Aquisicao da Linguagem na Crianca com Surdez
Moreira, Roberia Bruno
Educacao Infantil
Libras
title_short Aquisicao da Linguagem na Crianca com Surdez
title_full Aquisicao da Linguagem na Crianca com Surdez
title_fullStr Aquisicao da Linguagem na Crianca com Surdez
title_full_unstemmed Aquisicao da Linguagem na Crianca com Surdez
title_sort Aquisicao da Linguagem na Crianca com Surdez
author Moreira, Roberia Bruno
author_facet Moreira, Roberia Bruno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Keila Andrade Haiashida
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Roberia Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Educacao Infantil
Libras
topic Educacao Infantil
Libras
description RESUMOA linguagem gestual no homem é uma consequência natural do desenvolvimento da expressão. É por meio de gestos e mímicas que a criança surda começa a compreender o mundo. O objetivo geral desse trabalho foi discutir o processo de aquisição da linguagem na criança com surdez, sendo que, optou-se pela pesquisa qualitativa, sendo mais condizente com o tema abordado, pois essa linha de pesquisa oferece ferramentas favoráveis para a construção do trabalho. Realizou-se o trabalho de investigação do tema baseando-se em alguns teóricos, dentre eles destaca-se: Vygotsky (1999) Chomsky e Lasnik (1991), Quadros (2007), Noronha (1973), Rodrigues (1973), Rabelo (1999) e Bakhtin (1952 / 1953 / 1992). Após a realização do estudo bibliográfico, visitou-se uma instituição que desenvolve atividades destinadas a crianças com surdez, na qual foi possível aplicar um questionário destinado a três professoras da escola, após a finalização da coleta de dados realizou-se a análise das respostas coletadas, o que permitiu perceber que a educação das crianças surdas foram marcadas pelas representações dos ouvintes acerca da surdez e dos surdos, muitos influenciada por práticas pedagógicas excludentes. Por muito tempo foi focalizado a aquisição da oralidade e do gestualismo. Com o bilinguismo outras formas de aquisição da linguagem e novas propostas educacionais foram delineadasPalavras-chave: Linguagem. LIBRAS. Interação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-14T00:00:00Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=69775
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=69775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296358094700544