Aquisicao da Linguagem na Crianca com Surdez
Ano de defesa: | 2011 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | RESUMOA linguagem gestual no homem é uma consequência natural do desenvolvimento da expressão. É por meio de gestos e mímicas que a criança surda começa a compreender o mundo. O objetivo geral desse trabalho foi discutir o processo de aquisição da linguagem na criança com surdez, sendo que, optou-se pela pesquisa qualitativa, sendo mais condizente com o tema abordado, pois essa linha de pesquisa oferece ferramentas favoráveis para a construção do trabalho. Realizou-se o trabalho de investigação do tema baseando-se em alguns teóricos, dentre eles destaca-se: Vygotsky (1999) Chomsky e Lasnik (1991), Quadros (2007), Noronha (1973), Rodrigues (1973), Rabelo (1999) e Bakhtin (1952 / 1953 / 1992). Após a realização do estudo bibliográfico, visitou-se uma instituição que desenvolve atividades destinadas a crianças com surdez, na qual foi possível aplicar um questionário destinado a três professoras da escola, após a finalização da coleta de dados realizou-se a análise das respostas coletadas, o que permitiu perceber que a educação das crianças surdas foram marcadas pelas representações dos ouvintes acerca da surdez e dos surdos, muitos influenciada por práticas pedagógicas excludentes. Por muito tempo foi focalizado a aquisição da oralidade e do gestualismo. Com o bilinguismo outras formas de aquisição da linguagem e novas propostas educacionais foram delineadasPalavras-chave: Linguagem. LIBRAS. Interação. |
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Aquisicao da Linguagem na Crianca com SurdezEducacao Infantil LibrasRESUMOA linguagem gestual no homem é uma consequência natural do desenvolvimento da expressão. É por meio de gestos e mímicas que a criança surda começa a compreender o mundo. O objetivo geral desse trabalho foi discutir o processo de aquisição da linguagem na criança com surdez, sendo que, optou-se pela pesquisa qualitativa, sendo mais condizente com o tema abordado, pois essa linha de pesquisa oferece ferramentas favoráveis para a construção do trabalho. Realizou-se o trabalho de investigação do tema baseando-se em alguns teóricos, dentre eles destaca-se: Vygotsky (1999) Chomsky e Lasnik (1991), Quadros (2007), Noronha (1973), Rodrigues (1973), Rabelo (1999) e Bakhtin (1952 / 1953 / 1992). Após a realização do estudo bibliográfico, visitou-se uma instituição que desenvolve atividades destinadas a crianças com surdez, na qual foi possível aplicar um questionário destinado a três professoras da escola, após a finalização da coleta de dados realizou-se a análise das respostas coletadas, o que permitiu perceber que a educação das crianças surdas foram marcadas pelas representações dos ouvintes acerca da surdez e dos surdos, muitos influenciada por práticas pedagógicas excludentes. Por muito tempo foi focalizado a aquisição da oralidade e do gestualismo. Com o bilinguismo outras formas de aquisição da linguagem e novas propostas educacionais foram delineadasPalavras-chave: Linguagem. LIBRAS. Interação.Keila Andrade HaiashidaMoreira, Roberia Bruno2011-11-14T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=69775info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2011-11-14T00:00:00Zoai:uece.br:69775Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2011-11-14T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
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