Contextualização do ensino de Biologia: o Geopark do Cariri como possibilidade para o ensino em temáticas de Evolução e Ecologia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Diniz, Francisco Iranildo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=89892
Resumo: O conhecimento científico está presente no cotidiano, principalmente, quando consideramos a relação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Desse modo, a contextualização do ensino é uma recomendação tangível nos documentos oficiais de educação. Levando-se em consideração o ensino de Biologia no Ensino médio e a possibilidade de contextualizá-lo, o objetivo deste trabalho foi desenvolver possibilidades de abordagens contextualizadas do ensino de Evolução e Ecologia usando os geossítios do Geopark Araripe e o Museu de Paleontologia do Cariri como espaços de aprendizagem para a disciplina de Biologia do Ensino médio. Para tanto, foi analisado o livro didático de Biologia correspondente ao 3º ano do Ensino médio utilizado em escolas do município de Várzea Alegre – CE, selecionado a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) adotado para o triênio 2018, 2019 e 2020. Além disso, foram feitas visitas aos geossítios Ponte de Pedra e Pedra Cariri em Nova Olinda-CE, Pontal de Santa Cruz em Santana do Cariri-CE e ao Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri/URCA, procurando levantar possibilidades a partir da realidade local para abordagem dos conteúdos de Ecologia e Evolução. Constatou-se na análise do livro didático que, embora alguns critérios, como a relação com o cotidiano, a exploração de concepções alternativas, o uso de imagens que possam ser contextualizadas e a exploração de situações locais, sejam atendidos parcialmente, ainda não são suficientes para contextualização dos conteúdos de Biologia. Verificou-se também que os geossítios visitados apresentam trilhas com valores científicos, estéticos, culturais, dentre outros que podem ser utilizados na contextualização do ensino de Biologia e de forma interdisciplinar. O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri-CE pode ser incluído no roteiro das visitas aos geossítios. Sendo um ambiente não-formal de aprendizagem com riquíssimo acervo de fósseis provenientes da região possui notável valor cientifico. Por fim, como produto educacional foi produzida uma cartilha como material didático complementar ao livro didático. Dessa forma, constatou-se que o Geopark do Cariri oferece possibilidades de se abordar situações locais dentro do ensino de Biologia, tanto as relacionadas ao conteúdo Evolução quanto as que se relacionam ao conteúdo Ecologia.<br/>Palavras-chave: Ensino de Biologia. Museu de Paleontologia. Geossítios. Aprendizagem contextualizada.
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Para tanto, foi analisado o livro didático de Biologia correspondente ao 3º ano do Ensino médio utilizado em escolas do município de Várzea Alegre – CE, selecionado a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) adotado para o triênio 2018, 2019 e 2020. Além disso, foram feitas visitas aos geossítios Ponte de Pedra e Pedra Cariri em Nova Olinda-CE, Pontal de Santa Cruz em Santana do Cariri-CE e ao Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri/URCA, procurando levantar possibilidades a partir da realidade local para abordagem dos conteúdos de Ecologia e Evolução. Constatou-se na análise do livro didático que, embora alguns critérios, como a relação com o cotidiano, a exploração de concepções alternativas, o uso de imagens que possam ser contextualizadas e a exploração de situações locais, sejam atendidos parcialmente, ainda não são suficientes para contextualização dos conteúdos de Biologia. Verificou-se também que os geossítios visitados apresentam trilhas com valores científicos, estéticos, culturais, dentre outros que podem ser utilizados na contextualização do ensino de Biologia e de forma interdisciplinar. O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri-CE pode ser incluído no roteiro das visitas aos geossítios. Sendo um ambiente não-formal de aprendizagem com riquíssimo acervo de fósseis provenientes da região possui notável valor cientifico. Por fim, como produto educacional foi produzida uma cartilha como material didático complementar ao livro didático. Dessa forma, constatou-se que o Geopark do Cariri oferece possibilidades de se abordar situações locais dentro do ensino de Biologia, tanto as relacionadas ao conteúdo Evolução quanto as que se relacionam ao conteúdo Ecologia.<br/>Palavras-chave: Ensino de Biologia. Museu de Paleontologia. Geossítios. Aprendizagem contextualizada.Scientific knowledge is present in everyday life, especially when we consider the relationship Science, Technology and Society (CTS). Thus, the contextualization of teaching is a tangible recommendation in official education documents. Taking into consideration the teaching of biology in high school and the possibility of contextualizing it, the aim of this work was to develop possibilities of contextualized approaches to teaching evolution and ecology using the geopark Araripe geosites and the Cariri Paleontology Museum as learning spaces for high school biology. To this end, we analyzed the Biology textbook corresponding to the 3rd year of high school used in schools in the municipality of Várzea Alegre - CE, selected from the National Textbook Program (PNLD) adopted for the period 2018, 2019 and 2020. In addition, visits were made to the Ponte de Pedra e Pedra Cariri geosites in Nova Olinda-CE, Pontal de Santa Cruz in Santana do Cariri-CE and the Paleontology Museum of the Regional University of Cariri / URCA, seeking to raise possibilities from reality. site for approaching the contents of ecology and evolution. It was found in the analysis of the textbook that, although some criteria, such as the relationship with daily life, the exploration of alternative conceptions, the use of images that can be contextualized and the exploration of local situations, are partially met, are still not enough. for contextualizing the contents of Biology. It was also verified that the visited geosites present trails with scientific, aesthetic and cultural values, among others that can be used in the contextualization of biology teaching and in an interdisciplinary way. The Santana do Cariri-CE Palaeontology Museum can be included in the itinerary of visits to geosites. As a non-formal learning environment with a rich collection of fossils from the region, it has remarkable scientific value. Finally, as an educational product, a booklet was produced as a didactic material complementary to the textbook. Thus, it was found that the Cariri Geopark offers possibilities to address local situations within the teaching of biology, both those related to Evolution content and those related to Ecology content.<br/>Keywords: Biology Teaching. Paleontology Museum. Geosites. Contextual learning.Universidade Estadual do CearáADERVAN FERNANDES SOUSADiniz, Francisco Iranildo2019-08-23T15:08:42Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=89892info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2019-08-23T15:08:42Zoai:uece.br:89892Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2019-08-23T15:08:42Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
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