A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Castro, Rita de Cassia Rocha
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=34289
Resumo: A presente monografia pretende, a partir da teoria construtivista, levantar questionamentos para refletir sobre a pratica docente de professores da educaçao infantil, assumindo o compromisso de renovar as atividades educativas que incentivem em nossos alunos o interesse constante para a aquisiçao do conhecimento. A motivaçao para aprender na perspectiva construtivista da educaçao infantil envolve a tematica da referida pesquisa onde construtivismo e motivaçao serao analisados como fatores centrais, subsidiando a pratica educativa, o desenvolvimento e a criatividade na relaçao ensino-aprendizagem. E baseando-se nessa relaçao, a perspectiva teorica construtivista, investiga numa visao cientifica, os processos cognitivos da criança. Na educaçao infantil, esses processos se estabelecem quando a criança entra em contato com o objeto do conhecimento aprsentado atraves das situaçoes apresentadas pelo professor ou por outros alunos, para que o esforço intelectual seja articulado agindo, refletindo e construindo o conhecimento. O objetivo desse trabalho e identificar o conhecimento dos professores sobre a teoria e entender como o mesmo se refelte na pratica da escola. Os dados do trabalho foram extraidos de informaçoes coletadas atraves de questionamentos. Ao analisarmos esses dados, comprendemos que a aplicaçao da teoria a pratica pedagogica modifica alguns aspectos da visao teorica pura em relaçao a pratica docente, pois cada professor, atraves da experiencia que lhe e peculiar, tem uma forma de aplicar essa teoria, transmitindo o conhecimento aos alunos com amor, dinamismo e criatividade nas açoes pedagogicas, devido as caracteristicas individuais que cada educando possui para construir o conhecimento. Portanto, para que haja uma transformaçao relevante no sistema educacional e preciso um esforço constante dos educadores, contribuindo para construir uma pratica pedagogica criativa e prazerosa que ultrapasse as praticas tradicionais. E necessario que os professores tenham consciencia do seu papel, assumindo o compromisso de refazer e reiventar uma educaçao diferente, coletiva que ultrapasse tambem os limites da sala de aula, motivando os alunos a construirem progressivamente o conhecimento significativo e dinamico ajudados pela perspectiva construtivista.
id UECE-0_2ae239a6deb6f299f07a1e0173297c1f
oai_identifier_str oai:uece.br:34289
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao InfantilEducacao Infantil Teoria ConstrutivistaA presente monografia pretende, a partir da teoria construtivista, levantar questionamentos para refletir sobre a pratica docente de professores da educaçao infantil, assumindo o compromisso de renovar as atividades educativas que incentivem em nossos alunos o interesse constante para a aquisiçao do conhecimento. A motivaçao para aprender na perspectiva construtivista da educaçao infantil envolve a tematica da referida pesquisa onde construtivismo e motivaçao serao analisados como fatores centrais, subsidiando a pratica educativa, o desenvolvimento e a criatividade na relaçao ensino-aprendizagem. E baseando-se nessa relaçao, a perspectiva teorica construtivista, investiga numa visao cientifica, os processos cognitivos da criança. Na educaçao infantil, esses processos se estabelecem quando a criança entra em contato com o objeto do conhecimento aprsentado atraves das situaçoes apresentadas pelo professor ou por outros alunos, para que o esforço intelectual seja articulado agindo, refletindo e construindo o conhecimento. O objetivo desse trabalho e identificar o conhecimento dos professores sobre a teoria e entender como o mesmo se refelte na pratica da escola. Os dados do trabalho foram extraidos de informaçoes coletadas atraves de questionamentos. Ao analisarmos esses dados, comprendemos que a aplicaçao da teoria a pratica pedagogica modifica alguns aspectos da visao teorica pura em relaçao a pratica docente, pois cada professor, atraves da experiencia que lhe e peculiar, tem uma forma de aplicar essa teoria, transmitindo o conhecimento aos alunos com amor, dinamismo e criatividade nas açoes pedagogicas, devido as caracteristicas individuais que cada educando possui para construir o conhecimento. Portanto, para que haja uma transformaçao relevante no sistema educacional e preciso um esforço constante dos educadores, contribuindo para construir uma pratica pedagogica criativa e prazerosa que ultrapasse as praticas tradicionais. E necessario que os professores tenham consciencia do seu papel, assumindo o compromisso de refazer e reiventar uma educaçao diferente, coletiva que ultrapasse tambem os limites da sala de aula, motivando os alunos a construirem progressivamente o conhecimento significativo e dinamico ajudados pela perspectiva construtivista.Georgia A. de Toledo PintoCastro, Rita de Cassia Rocha2005-10-11T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=34289info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2005-10-11T00:00:00Zoai:uece.br:34289Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2005-10-11T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil
title A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil
spellingShingle A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil
Castro, Rita de Cassia Rocha
Educacao Infantil
Teoria Construtivista
title_short A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil
title_full A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil
title_fullStr A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil
title_full_unstemmed A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil
title_sort A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil
author Castro, Rita de Cassia Rocha
author_facet Castro, Rita de Cassia Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Georgia A. de Toledo Pinto
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Rita de Cassia Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educacao Infantil
Teoria Construtivista
topic Educacao Infantil
Teoria Construtivista
description A presente monografia pretende, a partir da teoria construtivista, levantar questionamentos para refletir sobre a pratica docente de professores da educaçao infantil, assumindo o compromisso de renovar as atividades educativas que incentivem em nossos alunos o interesse constante para a aquisiçao do conhecimento. A motivaçao para aprender na perspectiva construtivista da educaçao infantil envolve a tematica da referida pesquisa onde construtivismo e motivaçao serao analisados como fatores centrais, subsidiando a pratica educativa, o desenvolvimento e a criatividade na relaçao ensino-aprendizagem. E baseando-se nessa relaçao, a perspectiva teorica construtivista, investiga numa visao cientifica, os processos cognitivos da criança. Na educaçao infantil, esses processos se estabelecem quando a criança entra em contato com o objeto do conhecimento aprsentado atraves das situaçoes apresentadas pelo professor ou por outros alunos, para que o esforço intelectual seja articulado agindo, refletindo e construindo o conhecimento. O objetivo desse trabalho e identificar o conhecimento dos professores sobre a teoria e entender como o mesmo se refelte na pratica da escola. Os dados do trabalho foram extraidos de informaçoes coletadas atraves de questionamentos. Ao analisarmos esses dados, comprendemos que a aplicaçao da teoria a pratica pedagogica modifica alguns aspectos da visao teorica pura em relaçao a pratica docente, pois cada professor, atraves da experiencia que lhe e peculiar, tem uma forma de aplicar essa teoria, transmitindo o conhecimento aos alunos com amor, dinamismo e criatividade nas açoes pedagogicas, devido as caracteristicas individuais que cada educando possui para construir o conhecimento. Portanto, para que haja uma transformaçao relevante no sistema educacional e preciso um esforço constante dos educadores, contribuindo para construir uma pratica pedagogica criativa e prazerosa que ultrapasse as praticas tradicionais. E necessario que os professores tenham consciencia do seu papel, assumindo o compromisso de refazer e reiventar uma educaçao diferente, coletiva que ultrapasse tambem os limites da sala de aula, motivando os alunos a construirem progressivamente o conhecimento significativo e dinamico ajudados pela perspectiva construtivista.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-11T00:00:00Z
2005
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=34289
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=34289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296325218697216