A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=34289 |
Resumo: | A presente monografia pretende, a partir da teoria construtivista, levantar questionamentos para refletir sobre a pratica docente de professores da educaçao infantil, assumindo o compromisso de renovar as atividades educativas que incentivem em nossos alunos o interesse constante para a aquisiçao do conhecimento. A motivaçao para aprender na perspectiva construtivista da educaçao infantil envolve a tematica da referida pesquisa onde construtivismo e motivaçao serao analisados como fatores centrais, subsidiando a pratica educativa, o desenvolvimento e a criatividade na relaçao ensino-aprendizagem. E baseando-se nessa relaçao, a perspectiva teorica construtivista, investiga numa visao cientifica, os processos cognitivos da criança. Na educaçao infantil, esses processos se estabelecem quando a criança entra em contato com o objeto do conhecimento aprsentado atraves das situaçoes apresentadas pelo professor ou por outros alunos, para que o esforço intelectual seja articulado agindo, refletindo e construindo o conhecimento. O objetivo desse trabalho e identificar o conhecimento dos professores sobre a teoria e entender como o mesmo se refelte na pratica da escola. Os dados do trabalho foram extraidos de informaçoes coletadas atraves de questionamentos. Ao analisarmos esses dados, comprendemos que a aplicaçao da teoria a pratica pedagogica modifica alguns aspectos da visao teorica pura em relaçao a pratica docente, pois cada professor, atraves da experiencia que lhe e peculiar, tem uma forma de aplicar essa teoria, transmitindo o conhecimento aos alunos com amor, dinamismo e criatividade nas açoes pedagogicas, devido as caracteristicas individuais que cada educando possui para construir o conhecimento. Portanto, para que haja uma transformaçao relevante no sistema educacional e preciso um esforço constante dos educadores, contribuindo para construir uma pratica pedagogica criativa e prazerosa que ultrapasse as praticas tradicionais. E necessario que os professores tenham consciencia do seu papel, assumindo o compromisso de refazer e reiventar uma educaçao diferente, coletiva que ultrapasse tambem os limites da sala de aula, motivando os alunos a construirem progressivamente o conhecimento significativo e dinamico ajudados pela perspectiva construtivista. |
id |
UECE-0_2ae239a6deb6f299f07a1e0173297c1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:34289 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao InfantilEducacao Infantil Teoria ConstrutivistaA presente monografia pretende, a partir da teoria construtivista, levantar questionamentos para refletir sobre a pratica docente de professores da educaçao infantil, assumindo o compromisso de renovar as atividades educativas que incentivem em nossos alunos o interesse constante para a aquisiçao do conhecimento. A motivaçao para aprender na perspectiva construtivista da educaçao infantil envolve a tematica da referida pesquisa onde construtivismo e motivaçao serao analisados como fatores centrais, subsidiando a pratica educativa, o desenvolvimento e a criatividade na relaçao ensino-aprendizagem. E baseando-se nessa relaçao, a perspectiva teorica construtivista, investiga numa visao cientifica, os processos cognitivos da criança. Na educaçao infantil, esses processos se estabelecem quando a criança entra em contato com o objeto do conhecimento aprsentado atraves das situaçoes apresentadas pelo professor ou por outros alunos, para que o esforço intelectual seja articulado agindo, refletindo e construindo o conhecimento. O objetivo desse trabalho e identificar o conhecimento dos professores sobre a teoria e entender como o mesmo se refelte na pratica da escola. Os dados do trabalho foram extraidos de informaçoes coletadas atraves de questionamentos. Ao analisarmos esses dados, comprendemos que a aplicaçao da teoria a pratica pedagogica modifica alguns aspectos da visao teorica pura em relaçao a pratica docente, pois cada professor, atraves da experiencia que lhe e peculiar, tem uma forma de aplicar essa teoria, transmitindo o conhecimento aos alunos com amor, dinamismo e criatividade nas açoes pedagogicas, devido as caracteristicas individuais que cada educando possui para construir o conhecimento. Portanto, para que haja uma transformaçao relevante no sistema educacional e preciso um esforço constante dos educadores, contribuindo para construir uma pratica pedagogica criativa e prazerosa que ultrapasse as praticas tradicionais. E necessario que os professores tenham consciencia do seu papel, assumindo o compromisso de refazer e reiventar uma educaçao diferente, coletiva que ultrapasse tambem os limites da sala de aula, motivando os alunos a construirem progressivamente o conhecimento significativo e dinamico ajudados pela perspectiva construtivista.Georgia A. de Toledo PintoCastro, Rita de Cassia Rocha2005-10-11T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=34289info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2005-10-11T00:00:00Zoai:uece.br:34289Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2005-10-11T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil |
title |
A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil |
spellingShingle |
A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil Castro, Rita de Cassia Rocha Educacao Infantil Teoria Construtivista |
title_short |
A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil |
title_full |
A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil |
title_fullStr |
A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil |
title_full_unstemmed |
A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil |
title_sort |
A Motivacao para Aprender na Perspectiva Construtivista na Educacao Infantil |
author |
Castro, Rita de Cassia Rocha |
author_facet |
Castro, Rita de Cassia Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Georgia A. de Toledo Pinto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Rita de Cassia Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educacao Infantil Teoria Construtivista |
topic |
Educacao Infantil Teoria Construtivista |
description |
A presente monografia pretende, a partir da teoria construtivista, levantar questionamentos para refletir sobre a pratica docente de professores da educaçao infantil, assumindo o compromisso de renovar as atividades educativas que incentivem em nossos alunos o interesse constante para a aquisiçao do conhecimento. A motivaçao para aprender na perspectiva construtivista da educaçao infantil envolve a tematica da referida pesquisa onde construtivismo e motivaçao serao analisados como fatores centrais, subsidiando a pratica educativa, o desenvolvimento e a criatividade na relaçao ensino-aprendizagem. E baseando-se nessa relaçao, a perspectiva teorica construtivista, investiga numa visao cientifica, os processos cognitivos da criança. Na educaçao infantil, esses processos se estabelecem quando a criança entra em contato com o objeto do conhecimento aprsentado atraves das situaçoes apresentadas pelo professor ou por outros alunos, para que o esforço intelectual seja articulado agindo, refletindo e construindo o conhecimento. O objetivo desse trabalho e identificar o conhecimento dos professores sobre a teoria e entender como o mesmo se refelte na pratica da escola. Os dados do trabalho foram extraidos de informaçoes coletadas atraves de questionamentos. Ao analisarmos esses dados, comprendemos que a aplicaçao da teoria a pratica pedagogica modifica alguns aspectos da visao teorica pura em relaçao a pratica docente, pois cada professor, atraves da experiencia que lhe e peculiar, tem uma forma de aplicar essa teoria, transmitindo o conhecimento aos alunos com amor, dinamismo e criatividade nas açoes pedagogicas, devido as caracteristicas individuais que cada educando possui para construir o conhecimento. Portanto, para que haja uma transformaçao relevante no sistema educacional e preciso um esforço constante dos educadores, contribuindo para construir uma pratica pedagogica criativa e prazerosa que ultrapasse as praticas tradicionais. E necessario que os professores tenham consciencia do seu papel, assumindo o compromisso de refazer e reiventar uma educaçao diferente, coletiva que ultrapasse tambem os limites da sala de aula, motivando os alunos a construirem progressivamente o conhecimento significativo e dinamico ajudados pela perspectiva construtivista. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-11T00:00:00Z 2005 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=34289 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=34289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828296325218697216 |