O Sistema T.V.E. e o Aprendizado de Matematica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1995
Autor(a) principal: Filgueiras, Verbene Maria Pontes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=7761
Resumo: O presente trabalho se resume numa pesquisa com alunos e professores da rede oficial de ensino de tres colegios de Fortaleza, com o intuito de verificar a aceitacao e o nivel de aprendizagem dos ex-alunos do sistema TVE num sistema convencional. Procurou-se saber desde o gosto pela matematica ate as causas das dificuldades que eles, os alunos, poderiam ter no decorrer do processo ensino-aprendizagem nesta materia.Para alcancar os objetivos, adotou-se a aplicacao de questionarios tanto para os alunos como para os professores, cada qual com quinze perguntas, sendo que, no questionario para os alunos, ha mais 5 (cinco) perguntas com dados pessoais.Os resultados foram analisados tendo em vista os objetivos propostos. E pelos dados obtidos, pode-se antecipar que foram favoraveis, embora haja em certos pontos algumas divergencias.No que concerne a adaptacao do ex-aluno TVE ao sistema convencional, foi muito favoravel o resultado, pois, constatou-se que essa mudanca de sistema nao acarreta problema de ordem emocional. Quanto a aprendizagem, o nivel e o "mais ou menos", ou seja, o regular. E a causa desse nivel, foi atribuida as primeiras licoes, e isto implica na metodologia usada pelo professor, tambem tida como causa.No decorrer de pesquisa, sao vistas todas questoes em rapidas analise. Ha um confronto de resultados quanto ao que pensa o aluno e professor, visando descobrir as convergencias e as divergencias entre os mesmos.
id UECE-0_3f15d40fccf81b59093238487d08854c
oai_identifier_str oai:uece.br:7761
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling O Sistema T.V.E. e o Aprendizado de MatematicaMatemática (2º grau) Televisão na educaçãoO presente trabalho se resume numa pesquisa com alunos e professores da rede oficial de ensino de tres colegios de Fortaleza, com o intuito de verificar a aceitacao e o nivel de aprendizagem dos ex-alunos do sistema TVE num sistema convencional. Procurou-se saber desde o gosto pela matematica ate as causas das dificuldades que eles, os alunos, poderiam ter no decorrer do processo ensino-aprendizagem nesta materia.Para alcancar os objetivos, adotou-se a aplicacao de questionarios tanto para os alunos como para os professores, cada qual com quinze perguntas, sendo que, no questionario para os alunos, ha mais 5 (cinco) perguntas com dados pessoais.Os resultados foram analisados tendo em vista os objetivos propostos. E pelos dados obtidos, pode-se antecipar que foram favoraveis, embora haja em certos pontos algumas divergencias.No que concerne a adaptacao do ex-aluno TVE ao sistema convencional, foi muito favoravel o resultado, pois, constatou-se que essa mudanca de sistema nao acarreta problema de ordem emocional. Quanto a aprendizagem, o nivel e o "mais ou menos", ou seja, o regular. E a causa desse nivel, foi atribuida as primeiras licoes, e isto implica na metodologia usada pelo professor, tambem tida como causa.No decorrer de pesquisa, sao vistas todas questoes em rapidas analise. Ha um confronto de resultados quanto ao que pensa o aluno e professor, visando descobrir as convergencias e as divergencias entre os mesmos.Jose Ferreira de MouraFilgueiras, Verbene Maria Pontes2001-10-23T00:00:00Z1995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=7761info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2001-10-23T00:00:00Zoai:uece.br:7761Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2001-10-23T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O Sistema T.V.E. e o Aprendizado de Matematica
title O Sistema T.V.E. e o Aprendizado de Matematica
spellingShingle O Sistema T.V.E. e o Aprendizado de Matematica
Filgueiras, Verbene Maria Pontes
Matemática (2º grau)
Televisão na educação
title_short O Sistema T.V.E. e o Aprendizado de Matematica
title_full O Sistema T.V.E. e o Aprendizado de Matematica
title_fullStr O Sistema T.V.E. e o Aprendizado de Matematica
title_full_unstemmed O Sistema T.V.E. e o Aprendizado de Matematica
title_sort O Sistema T.V.E. e o Aprendizado de Matematica
author Filgueiras, Verbene Maria Pontes
author_facet Filgueiras, Verbene Maria Pontes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jose Ferreira de Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Filgueiras, Verbene Maria Pontes
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática (2º grau)
Televisão na educação
topic Matemática (2º grau)
Televisão na educação
description O presente trabalho se resume numa pesquisa com alunos e professores da rede oficial de ensino de tres colegios de Fortaleza, com o intuito de verificar a aceitacao e o nivel de aprendizagem dos ex-alunos do sistema TVE num sistema convencional. Procurou-se saber desde o gosto pela matematica ate as causas das dificuldades que eles, os alunos, poderiam ter no decorrer do processo ensino-aprendizagem nesta materia.Para alcancar os objetivos, adotou-se a aplicacao de questionarios tanto para os alunos como para os professores, cada qual com quinze perguntas, sendo que, no questionario para os alunos, ha mais 5 (cinco) perguntas com dados pessoais.Os resultados foram analisados tendo em vista os objetivos propostos. E pelos dados obtidos, pode-se antecipar que foram favoraveis, embora haja em certos pontos algumas divergencias.No que concerne a adaptacao do ex-aluno TVE ao sistema convencional, foi muito favoravel o resultado, pois, constatou-se que essa mudanca de sistema nao acarreta problema de ordem emocional. Quanto a aprendizagem, o nivel e o "mais ou menos", ou seja, o regular. E a causa desse nivel, foi atribuida as primeiras licoes, e isto implica na metodologia usada pelo professor, tambem tida como causa.No decorrer de pesquisa, sao vistas todas questoes em rapidas analise. Ha um confronto de resultados quanto ao que pensa o aluno e professor, visando descobrir as convergencias e as divergencias entre os mesmos.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
2001-10-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=7761
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=7761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296302140588032