Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista
Ano de defesa: | 1999 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=16106 |
Resumo: | O presente trabalho nasceu do desejo de realizarmos um aprofundamento das questoes que envolvem a Educacao Infantil e tem como objetivos principais conhecer sua historia, suas tendencias e caracteristicas e, principalmente, abordar as propostas presentes no construtivismo piagetiano e seu uso na Educacao Infantil.Enconta-se distribuido em quatro capitulos, os quais abordam: o primeiro, sobre a historia da Educacao Infantil, do seu surgimento aos dias atuais, enfocando sua evolucao no mundo e no Brasil; o segundo trata das finalidades e consequencias da Educacao Infantil e tenta compreender qual e de fato sua funcao; o terceiro faz um apanhado das contribuicoes para a compreensao da crianca e sua consequente educacao levadas a cabo por figuras do porte de Rousseu, Pestalozzi, Froebel, Drecoly e Montessori; o quarto traz a tona a teoria piagetiana e seu emprego na Educacao Infantil.Sem negar as contribuicoes e avancos promovidos pela Tendencia Romantica escolanovista a historia da Educacao Infantil, principalmente a compreensao da crianca como um ser diferente do aluno e que, portanto, precisa ser compreendida a partir dela propria, e nao como um adulto em miniatura, a intencao deste trabalho e colocar como uma possibilidade viavel o ensino no pre-escolar a partir da Tendencia Construtiva de Piaget, ressalvando-se a necessidade, pela sua complexidade, de um aprofundamento meior da obra criativa e significativa deste pensador suico. |
id |
UECE-0_4b534696f50b36b902f7bf0153214ad9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:16106 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva ConstrutivistaConstrutivismoO presente trabalho nasceu do desejo de realizarmos um aprofundamento das questoes que envolvem a Educacao Infantil e tem como objetivos principais conhecer sua historia, suas tendencias e caracteristicas e, principalmente, abordar as propostas presentes no construtivismo piagetiano e seu uso na Educacao Infantil.Enconta-se distribuido em quatro capitulos, os quais abordam: o primeiro, sobre a historia da Educacao Infantil, do seu surgimento aos dias atuais, enfocando sua evolucao no mundo e no Brasil; o segundo trata das finalidades e consequencias da Educacao Infantil e tenta compreender qual e de fato sua funcao; o terceiro faz um apanhado das contribuicoes para a compreensao da crianca e sua consequente educacao levadas a cabo por figuras do porte de Rousseu, Pestalozzi, Froebel, Drecoly e Montessori; o quarto traz a tona a teoria piagetiana e seu emprego na Educacao Infantil.Sem negar as contribuicoes e avancos promovidos pela Tendencia Romantica escolanovista a historia da Educacao Infantil, principalmente a compreensao da crianca como um ser diferente do aluno e que, portanto, precisa ser compreendida a partir dela propria, e nao como um adulto em miniatura, a intencao deste trabalho e colocar como uma possibilidade viavel o ensino no pre-escolar a partir da Tendencia Construtiva de Piaget, ressalvando-se a necessidade, pela sua complexidade, de um aprofundamento meior da obra criativa e significativa deste pensador suico. Rita de Cassia Barbosa Paiva MagalhaesSena, Aureni Margarida de2001-10-23T00:00:00Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=16106info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2001-10-23T00:00:00Zoai:uece.br:16106Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2001-10-23T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista |
title |
Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista |
spellingShingle |
Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista Sena, Aureni Margarida de Construtivismo |
title_short |
Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista |
title_full |
Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista |
title_fullStr |
Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista |
title_full_unstemmed |
Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista |
title_sort |
Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista |
author |
Sena, Aureni Margarida de |
author_facet |
Sena, Aureni Margarida de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rita de Cassia Barbosa Paiva Magalhaes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sena, Aureni Margarida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construtivismo |
topic |
Construtivismo |
description |
O presente trabalho nasceu do desejo de realizarmos um aprofundamento das questoes que envolvem a Educacao Infantil e tem como objetivos principais conhecer sua historia, suas tendencias e caracteristicas e, principalmente, abordar as propostas presentes no construtivismo piagetiano e seu uso na Educacao Infantil.Enconta-se distribuido em quatro capitulos, os quais abordam: o primeiro, sobre a historia da Educacao Infantil, do seu surgimento aos dias atuais, enfocando sua evolucao no mundo e no Brasil; o segundo trata das finalidades e consequencias da Educacao Infantil e tenta compreender qual e de fato sua funcao; o terceiro faz um apanhado das contribuicoes para a compreensao da crianca e sua consequente educacao levadas a cabo por figuras do porte de Rousseu, Pestalozzi, Froebel, Drecoly e Montessori; o quarto traz a tona a teoria piagetiana e seu emprego na Educacao Infantil.Sem negar as contribuicoes e avancos promovidos pela Tendencia Romantica escolanovista a historia da Educacao Infantil, principalmente a compreensao da crianca como um ser diferente do aluno e que, portanto, precisa ser compreendida a partir dela propria, e nao como um adulto em miniatura, a intencao deste trabalho e colocar como uma possibilidade viavel o ensino no pre-escolar a partir da Tendencia Construtiva de Piaget, ressalvando-se a necessidade, pela sua complexidade, de um aprofundamento meior da obra criativa e significativa deste pensador suico. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 2001-10-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=16106 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=16106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828296311069212672 |