Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1999
Autor(a) principal: Sena, Aureni Margarida de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=16106
Resumo: O presente trabalho nasceu do desejo de realizarmos um aprofundamento das questoes que envolvem a Educacao Infantil e tem como objetivos principais conhecer sua historia, suas tendencias e caracteristicas e, principalmente, abordar as propostas presentes no construtivismo piagetiano e seu uso na Educacao Infantil.Enconta-se distribuido em quatro capitulos, os quais abordam: o primeiro, sobre a historia da Educacao Infantil, do seu surgimento aos dias atuais, enfocando sua evolucao no mundo e no Brasil; o segundo trata das finalidades e consequencias da Educacao Infantil e tenta compreender qual e de fato sua funcao; o terceiro faz um apanhado das contribuicoes para a compreensao da crianca e sua consequente educacao levadas a cabo por figuras do porte de Rousseu, Pestalozzi, Froebel, Drecoly e Montessori; o quarto traz a tona a teoria piagetiana e seu emprego na Educacao Infantil.Sem negar as contribuicoes e avancos promovidos pela Tendencia Romantica escolanovista a historia da Educacao Infantil, principalmente a compreensao da crianca como um ser diferente do aluno e que, portanto, precisa ser compreendida a partir dela propria, e nao como um adulto em miniatura, a intencao deste trabalho e colocar como uma possibilidade viavel o ensino no pre-escolar a partir da Tendencia Construtiva de Piaget, ressalvando-se a necessidade, pela sua complexidade, de um aprofundamento meior da obra criativa e significativa deste pensador suico.
id UECE-0_4b534696f50b36b902f7bf0153214ad9
oai_identifier_str oai:uece.br:16106
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva ConstrutivistaConstrutivismoO presente trabalho nasceu do desejo de realizarmos um aprofundamento das questoes que envolvem a Educacao Infantil e tem como objetivos principais conhecer sua historia, suas tendencias e caracteristicas e, principalmente, abordar as propostas presentes no construtivismo piagetiano e seu uso na Educacao Infantil.Enconta-se distribuido em quatro capitulos, os quais abordam: o primeiro, sobre a historia da Educacao Infantil, do seu surgimento aos dias atuais, enfocando sua evolucao no mundo e no Brasil; o segundo trata das finalidades e consequencias da Educacao Infantil e tenta compreender qual e de fato sua funcao; o terceiro faz um apanhado das contribuicoes para a compreensao da crianca e sua consequente educacao levadas a cabo por figuras do porte de Rousseu, Pestalozzi, Froebel, Drecoly e Montessori; o quarto traz a tona a teoria piagetiana e seu emprego na Educacao Infantil.Sem negar as contribuicoes e avancos promovidos pela Tendencia Romantica escolanovista a historia da Educacao Infantil, principalmente a compreensao da crianca como um ser diferente do aluno e que, portanto, precisa ser compreendida a partir dela propria, e nao como um adulto em miniatura, a intencao deste trabalho e colocar como uma possibilidade viavel o ensino no pre-escolar a partir da Tendencia Construtiva de Piaget, ressalvando-se a necessidade, pela sua complexidade, de um aprofundamento meior da obra criativa e significativa deste pensador suico. Rita de Cassia Barbosa Paiva MagalhaesSena, Aureni Margarida de2001-10-23T00:00:00Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=16106info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2001-10-23T00:00:00Zoai:uece.br:16106Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2001-10-23T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista
title Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista
spellingShingle Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista
Sena, Aureni Margarida de
Construtivismo
title_short Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista
title_full Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista
title_fullStr Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista
title_full_unstemmed Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista
title_sort Compreendendo a Educacao Infantil na Perspectiva Construtivista
author Sena, Aureni Margarida de
author_facet Sena, Aureni Margarida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rita de Cassia Barbosa Paiva Magalhaes
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Aureni Margarida de
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
topic Construtivismo
description O presente trabalho nasceu do desejo de realizarmos um aprofundamento das questoes que envolvem a Educacao Infantil e tem como objetivos principais conhecer sua historia, suas tendencias e caracteristicas e, principalmente, abordar as propostas presentes no construtivismo piagetiano e seu uso na Educacao Infantil.Enconta-se distribuido em quatro capitulos, os quais abordam: o primeiro, sobre a historia da Educacao Infantil, do seu surgimento aos dias atuais, enfocando sua evolucao no mundo e no Brasil; o segundo trata das finalidades e consequencias da Educacao Infantil e tenta compreender qual e de fato sua funcao; o terceiro faz um apanhado das contribuicoes para a compreensao da crianca e sua consequente educacao levadas a cabo por figuras do porte de Rousseu, Pestalozzi, Froebel, Drecoly e Montessori; o quarto traz a tona a teoria piagetiana e seu emprego na Educacao Infantil.Sem negar as contribuicoes e avancos promovidos pela Tendencia Romantica escolanovista a historia da Educacao Infantil, principalmente a compreensao da crianca como um ser diferente do aluno e que, portanto, precisa ser compreendida a partir dela propria, e nao como um adulto em miniatura, a intencao deste trabalho e colocar como uma possibilidade viavel o ensino no pre-escolar a partir da Tendencia Construtiva de Piaget, ressalvando-se a necessidade, pela sua complexidade, de um aprofundamento meior da obra criativa e significativa deste pensador suico.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2001-10-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=16106
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=16106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296311069212672