Sumulas de Efeito Vinculante: Ilegitimidade Constitucional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Porto Neto, Paulo da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=43956
Resumo: A demonstraçao da inconstitucionalidade das sumulas vinculantes e o objeto de estudo da presente monografia, cujo objetivo e analisar a viabilidade das sumulas vinculantes em face a Constituiçao Federal de 1988. Trata-se, portanto, de pesquisa bibliografica, documental e de campo. Nesse contexto, expoe um historico sobre a jurisprudencia em geral, e, especialmente, sobre as sumulas, abordando sua origem e evoluçao, bem como a legislaçao pertinente. Apos, analisou-se os sistemas juridicos e a atividade jurisdicional existentes, enfatizando a jurisprudencia brasileira e o papel do juiz na sua formaçao. Posteriormente vislumbrou-se a uniformizaçao no direito comaparado. Em seguida, tratou-se da Emenda Constitucional 45 (BRASIL, 2004), de 8 de dezembro de 2004, da sumula vinculante e os principios constitucionais, destacando-se em relaçao aos direitos e garantias fundamentais vigentes, e a lei 11,417 (BRASIL,2006), de 19 de dezembro de 2006. Por fim, discorre-se acerca das consequencias presumiveis da adoçao das sumulas vinculantes no direito patrio, em relaçao aos magistrados, aos advogados e aos cidadaos. Conclui-se que as sumulas vinculantes, mormente solucionem, em parte, os problemas pelos quais atravessa o Poder Judiciario, por contrariarem diversos principios constitucionais, estao eivadas de legitimidade.
id UECE-0_6d4a7cd254e15bcef1ac7cd325efd1f4
oai_identifier_str oai:uece.br:43956
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Sumulas de Efeito Vinculante: Ilegitimidade ConstitucionalDireito Sumulas - Efeito VinculanteA demonstraçao da inconstitucionalidade das sumulas vinculantes e o objeto de estudo da presente monografia, cujo objetivo e analisar a viabilidade das sumulas vinculantes em face a Constituiçao Federal de 1988. Trata-se, portanto, de pesquisa bibliografica, documental e de campo. Nesse contexto, expoe um historico sobre a jurisprudencia em geral, e, especialmente, sobre as sumulas, abordando sua origem e evoluçao, bem como a legislaçao pertinente. Apos, analisou-se os sistemas juridicos e a atividade jurisdicional existentes, enfatizando a jurisprudencia brasileira e o papel do juiz na sua formaçao. Posteriormente vislumbrou-se a uniformizaçao no direito comaparado. Em seguida, tratou-se da Emenda Constitucional 45 (BRASIL, 2004), de 8 de dezembro de 2004, da sumula vinculante e os principios constitucionais, destacando-se em relaçao aos direitos e garantias fundamentais vigentes, e a lei 11,417 (BRASIL,2006), de 19 de dezembro de 2006. Por fim, discorre-se acerca das consequencias presumiveis da adoçao das sumulas vinculantes no direito patrio, em relaçao aos magistrados, aos advogados e aos cidadaos. Conclui-se que as sumulas vinculantes, mormente solucionem, em parte, os problemas pelos quais atravessa o Poder Judiciario, por contrariarem diversos principios constitucionais, estao eivadas de legitimidade.Jose Filomeno de Moraes FilhoPorto Neto, Paulo da Silva2007-11-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=43956info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2007-11-01T00:00:00Zoai:uece.br:43956Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2007-11-01T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Sumulas de Efeito Vinculante: Ilegitimidade Constitucional
title Sumulas de Efeito Vinculante: Ilegitimidade Constitucional
spellingShingle Sumulas de Efeito Vinculante: Ilegitimidade Constitucional
Porto Neto, Paulo da Silva
Direito
Sumulas - Efeito Vinculante
title_short Sumulas de Efeito Vinculante: Ilegitimidade Constitucional
title_full Sumulas de Efeito Vinculante: Ilegitimidade Constitucional
title_fullStr Sumulas de Efeito Vinculante: Ilegitimidade Constitucional
title_full_unstemmed Sumulas de Efeito Vinculante: Ilegitimidade Constitucional
title_sort Sumulas de Efeito Vinculante: Ilegitimidade Constitucional
author Porto Neto, Paulo da Silva
author_facet Porto Neto, Paulo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jose Filomeno de Moraes Filho
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto Neto, Paulo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Direito
Sumulas - Efeito Vinculante
topic Direito
Sumulas - Efeito Vinculante
description A demonstraçao da inconstitucionalidade das sumulas vinculantes e o objeto de estudo da presente monografia, cujo objetivo e analisar a viabilidade das sumulas vinculantes em face a Constituiçao Federal de 1988. Trata-se, portanto, de pesquisa bibliografica, documental e de campo. Nesse contexto, expoe um historico sobre a jurisprudencia em geral, e, especialmente, sobre as sumulas, abordando sua origem e evoluçao, bem como a legislaçao pertinente. Apos, analisou-se os sistemas juridicos e a atividade jurisdicional existentes, enfatizando a jurisprudencia brasileira e o papel do juiz na sua formaçao. Posteriormente vislumbrou-se a uniformizaçao no direito comaparado. Em seguida, tratou-se da Emenda Constitucional 45 (BRASIL, 2004), de 8 de dezembro de 2004, da sumula vinculante e os principios constitucionais, destacando-se em relaçao aos direitos e garantias fundamentais vigentes, e a lei 11,417 (BRASIL,2006), de 19 de dezembro de 2006. Por fim, discorre-se acerca das consequencias presumiveis da adoçao das sumulas vinculantes no direito patrio, em relaçao aos magistrados, aos advogados e aos cidadaos. Conclui-se que as sumulas vinculantes, mormente solucionem, em parte, os problemas pelos quais atravessa o Poder Judiciario, por contrariarem diversos principios constitucionais, estao eivadas de legitimidade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-01T00:00:00Z
2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=43956
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=43956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296332257787904