Marketing Turistico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Almeida, Simone Couto Patriota de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=29141
Resumo: Esta dissertaçao analisa a luz das teorias e dos conceitos e dos conceitos de Turismo, Marketing e Comunicaçao Social, as politicas publicas de marketing turistico empreendidas por Alagoas para divulgar Maceio no polos emissores de turistas, no mercado global do turismo. Esta analise tem como base de reflexao a atuaçao do marketing turistico, objetivando elevar o fluxo de turistas para o Estado, melhorar sua posiçao no ranking de turismo da regiao Nordeste. Analisa-se a politica de marketing, a realidade turistica, a percepçao e atuaçao dos empresarios e dos dirigentes de orgaos publicos de turismo de Maceio. A cidade ocupa a 5ª oosiçao no ranking nordestino do turismo, ficando atras de Salvador, Fortaleza, Recife e Natal, constatando-se que as cusas desse fato residem na carencia de recursos financeiros do Estado para efetuar uma politica de marketing mais agressiva. O Nordeste brasileiro tem encontrado na atividade turistica um vetor importante para o seu desenvolvimento, para a conservaçao do seu patrimonio natural, historico e cultural. As cidades turisticas da Regiao tem como diferencial a receptividade do seu povo aos visitantes, somandi-se a isso a luta pela capacitaçao do trade que tem sido intensiva. A expansao do turismo e, hoje, uma tendencia mundial e Alagoas nao quer ficar na contramao desta tendencia. O Estado vem utilizando o marketing turistico como instrumento para a promoçao, divulgaçao e comercializaçao do produto turistico Maceio. Ele tem exercicioo influencia na elevaçao da demanda, na conquista de nmercados, embora de forma timida. A analise dos resultados da pesquisa deu conta que 75% do marketing efetivado em Maceio ocorreram em parcerias entre o poder publico e o setor privado, enquanto apenas 17% das empresas produziram seu marketing atraves da realizaçao de permutas com outras empresas. Constatou-se que o numero de leitos em Maceio corresponde, na atualidade, a 50% dos disponiveis na cidade de Natal. Que o marketing turistico de Maceio nao atingiu seus objetivos em funçao das carencias da infra-estrutura da Capital. Evidencia-se que o Governo, os empresarios e dirigentes de turismo em Alagoas necessitam investir de forma mais agressiva nas politicas de turismo, de marketing, de incentivos e implementaçao da infra-estrutura de apoio ao turismo, nas formas de captaçao de investimento para Maceio e seus nucleos turisticos, para que o Estado possa se nivelar aos seus vizinhos e consolidar o seu turismo.
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