Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=42058 |
Resumo: | Esta dissertacao trata da analise de meteriais didaticos no-line utilizados como material didatico suplementar no ensino de ingles em um curso na cidade de Fortaleza-Ce. O objetivo principal desta pesquisa e avaliar um portal como instrumento de ensino-aprendizagem de uma LE na perspectiva da filosofia pedagogica adotada pelo curso em estudo, a abordagem comunicativa(AC), atraves da seguinte questao de pesquisa: Esse formato de curso de lingua inglesa, com suas novas caracteristicas pedagogicas e tecnologicas, atende as necessidades de professores e alunos, acostumados ate entao somente com o ensino presencial? Este trabalho foi realizado em tres etapas, sendo elas: a)analise do material didatico impresso baseado em principios da AC, b)analise do portal de uma checklist elaborada por Collins e Ferreira (2004), e por fim, c) um questionario respondido por 10 professores e 41 alunos voluntarios de cursos intermediarios, todos com experiencia no uso do portal.Apos uma analise quantitativa e qualitativa dos dados, os resultados revelaram que a) as mudancas realizadas no livro texto da colecao B foram necessarias para alcancar o proposito de se utilizar um material em consonancia com AC, b) a insercao do portal nao responde de forma positiva as demandas e objetivos propostos inicialmente, e c) os professores e alunos, apesar de perceberem a importancia do portal, fazem restricoes de carater tecnico e pedagogico a sua utilizacao no contexto de ensino da escola. Finalmente, nas consideracoes finais, a partir dos resultados sao discutidas implicacoes pedagogicas para o ensino de linguas com novas tecnologias a apresentadas algumas sugestoes como treinamento adequado para os professores e busca por uma linguagem direcionada ao seu publico-alvo para futuras pesquisas na area. |
id |
UECE-0_86a3f7925d649bc49ccfd9d97ad645ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:42058 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na InternetLingua Inglesa Portal na InternetEsta dissertacao trata da analise de meteriais didaticos no-line utilizados como material didatico suplementar no ensino de ingles em um curso na cidade de Fortaleza-Ce. O objetivo principal desta pesquisa e avaliar um portal como instrumento de ensino-aprendizagem de uma LE na perspectiva da filosofia pedagogica adotada pelo curso em estudo, a abordagem comunicativa(AC), atraves da seguinte questao de pesquisa: Esse formato de curso de lingua inglesa, com suas novas caracteristicas pedagogicas e tecnologicas, atende as necessidades de professores e alunos, acostumados ate entao somente com o ensino presencial? Este trabalho foi realizado em tres etapas, sendo elas: a)analise do material didatico impresso baseado em principios da AC, b)analise do portal de uma checklist elaborada por Collins e Ferreira (2004), e por fim, c) um questionario respondido por 10 professores e 41 alunos voluntarios de cursos intermediarios, todos com experiencia no uso do portal.Apos uma analise quantitativa e qualitativa dos dados, os resultados revelaram que a) as mudancas realizadas no livro texto da colecao B foram necessarias para alcancar o proposito de se utilizar um material em consonancia com AC, b) a insercao do portal nao responde de forma positiva as demandas e objetivos propostos inicialmente, e c) os professores e alunos, apesar de perceberem a importancia do portal, fazem restricoes de carater tecnico e pedagogico a sua utilizacao no contexto de ensino da escola. Finalmente, nas consideracoes finais, a partir dos resultados sao discutidas implicacoes pedagogicas para o ensino de linguas com novas tecnologias a apresentadas algumas sugestoes como treinamento adequado para os professores e busca por uma linguagem direcionada ao seu publico-alvo para futuras pesquisas na area.Antonia Dilamar AraujoLima, Jean Custódio de2007-04-27T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=42058info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2007-04-27T00:00:00Zoai:uece.br:42058Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2007-04-27T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet |
title |
Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet |
spellingShingle |
Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet Lima, Jean Custódio de Lingua Inglesa Portal na Internet |
title_short |
Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet |
title_full |
Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet |
title_fullStr |
Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet |
title_full_unstemmed |
Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet |
title_sort |
Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet |
author |
Lima, Jean Custódio de |
author_facet |
Lima, Jean Custódio de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antonia Dilamar Araujo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Jean Custódio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingua Inglesa Portal na Internet |
topic |
Lingua Inglesa Portal na Internet |
description |
Esta dissertacao trata da analise de meteriais didaticos no-line utilizados como material didatico suplementar no ensino de ingles em um curso na cidade de Fortaleza-Ce. O objetivo principal desta pesquisa e avaliar um portal como instrumento de ensino-aprendizagem de uma LE na perspectiva da filosofia pedagogica adotada pelo curso em estudo, a abordagem comunicativa(AC), atraves da seguinte questao de pesquisa: Esse formato de curso de lingua inglesa, com suas novas caracteristicas pedagogicas e tecnologicas, atende as necessidades de professores e alunos, acostumados ate entao somente com o ensino presencial? Este trabalho foi realizado em tres etapas, sendo elas: a)analise do material didatico impresso baseado em principios da AC, b)analise do portal de uma checklist elaborada por Collins e Ferreira (2004), e por fim, c) um questionario respondido por 10 professores e 41 alunos voluntarios de cursos intermediarios, todos com experiencia no uso do portal.Apos uma analise quantitativa e qualitativa dos dados, os resultados revelaram que a) as mudancas realizadas no livro texto da colecao B foram necessarias para alcancar o proposito de se utilizar um material em consonancia com AC, b) a insercao do portal nao responde de forma positiva as demandas e objetivos propostos inicialmente, e c) os professores e alunos, apesar de perceberem a importancia do portal, fazem restricoes de carater tecnico e pedagogico a sua utilizacao no contexto de ensino da escola. Finalmente, nas consideracoes finais, a partir dos resultados sao discutidas implicacoes pedagogicas para o ensino de linguas com novas tecnologias a apresentadas algumas sugestoes como treinamento adequado para os professores e busca por uma linguagem direcionada ao seu publico-alvo para futuras pesquisas na area. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2007-04-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=42058 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=42058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828296329966649344 |