Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Lima, Jean Custódio de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=42058
Resumo: Esta dissertacao trata da analise de meteriais didaticos no-line utilizados como material didatico suplementar no ensino de ingles em um curso na cidade de Fortaleza-Ce. O objetivo principal desta pesquisa e avaliar um portal como instrumento de ensino-aprendizagem de uma LE na perspectiva da filosofia pedagogica adotada pelo curso em estudo, a abordagem comunicativa(AC), atraves da seguinte questao de pesquisa: Esse formato de curso de lingua inglesa, com suas novas caracteristicas pedagogicas e tecnologicas, atende as necessidades de professores e alunos, acostumados ate entao somente com o ensino presencial? Este trabalho foi realizado em tres etapas, sendo elas: a)analise do material didatico impresso baseado em principios da AC, b)analise do portal de uma checklist elaborada por Collins e Ferreira (2004), e por fim, c) um questionario respondido por 10 professores e 41 alunos voluntarios de cursos intermediarios, todos com experiencia no uso do portal.Apos uma analise quantitativa e qualitativa dos dados, os resultados revelaram que a) as mudancas realizadas no livro texto da colecao B foram necessarias para alcancar o proposito de se utilizar um material em consonancia com AC, b) a insercao do portal nao responde de forma positiva as demandas e objetivos propostos inicialmente, e c) os professores e alunos, apesar de perceberem a importancia do portal, fazem restricoes de carater tecnico e pedagogico a sua utilizacao no contexto de ensino da escola. Finalmente, nas consideracoes finais, a partir dos resultados sao discutidas implicacoes pedagogicas para o ensino de linguas com novas tecnologias a apresentadas algumas sugestoes como treinamento adequado para os professores e busca por uma linguagem direcionada ao seu publico-alvo para futuras pesquisas na area.
id UECE-0_86a3f7925d649bc49ccfd9d97ad645ec
oai_identifier_str oai:uece.br:42058
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na InternetLingua Inglesa Portal na InternetEsta dissertacao trata da analise de meteriais didaticos no-line utilizados como material didatico suplementar no ensino de ingles em um curso na cidade de Fortaleza-Ce. O objetivo principal desta pesquisa e avaliar um portal como instrumento de ensino-aprendizagem de uma LE na perspectiva da filosofia pedagogica adotada pelo curso em estudo, a abordagem comunicativa(AC), atraves da seguinte questao de pesquisa: Esse formato de curso de lingua inglesa, com suas novas caracteristicas pedagogicas e tecnologicas, atende as necessidades de professores e alunos, acostumados ate entao somente com o ensino presencial? Este trabalho foi realizado em tres etapas, sendo elas: a)analise do material didatico impresso baseado em principios da AC, b)analise do portal de uma checklist elaborada por Collins e Ferreira (2004), e por fim, c) um questionario respondido por 10 professores e 41 alunos voluntarios de cursos intermediarios, todos com experiencia no uso do portal.Apos uma analise quantitativa e qualitativa dos dados, os resultados revelaram que a) as mudancas realizadas no livro texto da colecao B foram necessarias para alcancar o proposito de se utilizar um material em consonancia com AC, b) a insercao do portal nao responde de forma positiva as demandas e objetivos propostos inicialmente, e c) os professores e alunos, apesar de perceberem a importancia do portal, fazem restricoes de carater tecnico e pedagogico a sua utilizacao no contexto de ensino da escola. Finalmente, nas consideracoes finais, a partir dos resultados sao discutidas implicacoes pedagogicas para o ensino de linguas com novas tecnologias a apresentadas algumas sugestoes como treinamento adequado para os professores e busca por uma linguagem direcionada ao seu publico-alvo para futuras pesquisas na area.Antonia Dilamar AraujoLima, Jean Custódio de2007-04-27T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=42058info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2007-04-27T00:00:00Zoai:uece.br:42058Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2007-04-27T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet
title Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet
spellingShingle Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet
Lima, Jean Custódio de
Lingua Inglesa
Portal na Internet
title_short Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet
title_full Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet
title_fullStr Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet
title_full_unstemmed Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet
title_sort Aprendizado de Ingles Mediado por Um Portal na Internet
author Lima, Jean Custódio de
author_facet Lima, Jean Custódio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antonia Dilamar Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jean Custódio de
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua Inglesa
Portal na Internet
topic Lingua Inglesa
Portal na Internet
description Esta dissertacao trata da analise de meteriais didaticos no-line utilizados como material didatico suplementar no ensino de ingles em um curso na cidade de Fortaleza-Ce. O objetivo principal desta pesquisa e avaliar um portal como instrumento de ensino-aprendizagem de uma LE na perspectiva da filosofia pedagogica adotada pelo curso em estudo, a abordagem comunicativa(AC), atraves da seguinte questao de pesquisa: Esse formato de curso de lingua inglesa, com suas novas caracteristicas pedagogicas e tecnologicas, atende as necessidades de professores e alunos, acostumados ate entao somente com o ensino presencial? Este trabalho foi realizado em tres etapas, sendo elas: a)analise do material didatico impresso baseado em principios da AC, b)analise do portal de uma checklist elaborada por Collins e Ferreira (2004), e por fim, c) um questionario respondido por 10 professores e 41 alunos voluntarios de cursos intermediarios, todos com experiencia no uso do portal.Apos uma analise quantitativa e qualitativa dos dados, os resultados revelaram que a) as mudancas realizadas no livro texto da colecao B foram necessarias para alcancar o proposito de se utilizar um material em consonancia com AC, b) a insercao do portal nao responde de forma positiva as demandas e objetivos propostos inicialmente, e c) os professores e alunos, apesar de perceberem a importancia do portal, fazem restricoes de carater tecnico e pedagogico a sua utilizacao no contexto de ensino da escola. Finalmente, nas consideracoes finais, a partir dos resultados sao discutidas implicacoes pedagogicas para o ensino de linguas com novas tecnologias a apresentadas algumas sugestoes como treinamento adequado para os professores e busca por uma linguagem direcionada ao seu publico-alvo para futuras pesquisas na area.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2007-04-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=42058
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=42058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296329966649344