O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas
Ano de defesa: | 2000 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=15493 |
Resumo: | O estudo apresentado e baseado na concepcao piagetiana, enfocando aspecto dessa concepcao relacionado a educacao.E um trabalho destinado a todos os educadores comprometidos com o processo ensino e aprendizagem pois, mostra estudos realizados por Piaget e seus colaboradores com experiencias em suas pesquisas. Trata dos seguintes aspectos: desenvolvimento cognitivo e ambiente necessario a esse desenvolvimento, considerado necessarios aos conhecimentos. Pretende-se possibilitar ao educador uma visao construtivista da educacao para que este atue de maneira mais consciente na relacao professor - aluno e o conduza a analisar como essa concepcao pode ajuda-lo com o ensino da matematica. Diante dessa pesquisa bibliografica demonstra-se o interesse em estudar o aluno em seu aspecto cognitivo para adequar atividades que lhes dêem autonomia e os capacite a descobertas durante o processo ensino-aprendizagem. As concepcoes piagetiana sao sugeridas como base para o desenvolvimento de uma Pedagogia mais criativa e critica. Atraves das abordagens dessas concepcoes e suas contribuicoes mostra-se relacoes entre educacao e sujeito: os estagios de desenvolvimento e os tipos de conhecimento com os aspectos que ressalta os individuo e a sua aprendizagem. Atraves dessa pesquisa entende-se que a logica e a matematica devem estar presentes em um mesmo contexto de aprendizagem. Com esse intuito apresenta-se as contribuicoes de Piaget e as ideias de outros estudiosos da psicologia, para o reconhecimento da logica como parte da atividade intelectual humana. De acordo com Piaget e outros autores que seguiram a mesa linha de pensamento, ha uma preocupacao com um ensino que promova a formacao de uma base conceitual solida na Matematica, importante para o entrosamento com outras ciencias. Uma aprendizagem eficaz (pratica x logica) de acordo com os processos pelos quais a crianca adquire a compreencao, tornando-se capaz de operar com consciencia em situacoes matematicas. |
id |
UECE-0_99d0f3a8f8ae75e8913f7cedde153817 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:15493 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes PiagetianasEnsino Matemática (2º grau)O estudo apresentado e baseado na concepcao piagetiana, enfocando aspecto dessa concepcao relacionado a educacao.E um trabalho destinado a todos os educadores comprometidos com o processo ensino e aprendizagem pois, mostra estudos realizados por Piaget e seus colaboradores com experiencias em suas pesquisas. Trata dos seguintes aspectos: desenvolvimento cognitivo e ambiente necessario a esse desenvolvimento, considerado necessarios aos conhecimentos. Pretende-se possibilitar ao educador uma visao construtivista da educacao para que este atue de maneira mais consciente na relacao professor - aluno e o conduza a analisar como essa concepcao pode ajuda-lo com o ensino da matematica. Diante dessa pesquisa bibliografica demonstra-se o interesse em estudar o aluno em seu aspecto cognitivo para adequar atividades que lhes dêem autonomia e os capacite a descobertas durante o processo ensino-aprendizagem. As concepcoes piagetiana sao sugeridas como base para o desenvolvimento de uma Pedagogia mais criativa e critica. Atraves das abordagens dessas concepcoes e suas contribuicoes mostra-se relacoes entre educacao e sujeito: os estagios de desenvolvimento e os tipos de conhecimento com os aspectos que ressalta os individuo e a sua aprendizagem. Atraves dessa pesquisa entende-se que a logica e a matematica devem estar presentes em um mesmo contexto de aprendizagem. Com esse intuito apresenta-se as contribuicoes de Piaget e as ideias de outros estudiosos da psicologia, para o reconhecimento da logica como parte da atividade intelectual humana. De acordo com Piaget e outros autores que seguiram a mesa linha de pensamento, ha uma preocupacao com um ensino que promova a formacao de uma base conceitual solida na Matematica, importante para o entrosamento com outras ciencias. Uma aprendizagem eficaz (pratica x logica) de acordo com os processos pelos quais a crianca adquire a compreencao, tornando-se capaz de operar com consciencia em situacoes matematicas. Gilvanise de Oliveira PontesBezerra, Anne Mary Ribeiro Cardoso2001-10-23T00:00:00Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=15493info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2001-10-23T00:00:00Zoai:uece.br:15493Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2001-10-23T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas |
title |
O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas |
spellingShingle |
O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas Bezerra, Anne Mary Ribeiro Cardoso Ensino Matemática (2º grau) |
title_short |
O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas |
title_full |
O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas |
title_fullStr |
O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas |
title_full_unstemmed |
O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas |
title_sort |
O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas |
author |
Bezerra, Anne Mary Ribeiro Cardoso |
author_facet |
Bezerra, Anne Mary Ribeiro Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gilvanise de Oliveira Pontes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Anne Mary Ribeiro Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Matemática (2º grau) |
topic |
Ensino Matemática (2º grau) |
description |
O estudo apresentado e baseado na concepcao piagetiana, enfocando aspecto dessa concepcao relacionado a educacao.E um trabalho destinado a todos os educadores comprometidos com o processo ensino e aprendizagem pois, mostra estudos realizados por Piaget e seus colaboradores com experiencias em suas pesquisas. Trata dos seguintes aspectos: desenvolvimento cognitivo e ambiente necessario a esse desenvolvimento, considerado necessarios aos conhecimentos. Pretende-se possibilitar ao educador uma visao construtivista da educacao para que este atue de maneira mais consciente na relacao professor - aluno e o conduza a analisar como essa concepcao pode ajuda-lo com o ensino da matematica. Diante dessa pesquisa bibliografica demonstra-se o interesse em estudar o aluno em seu aspecto cognitivo para adequar atividades que lhes dêem autonomia e os capacite a descobertas durante o processo ensino-aprendizagem. As concepcoes piagetiana sao sugeridas como base para o desenvolvimento de uma Pedagogia mais criativa e critica. Atraves das abordagens dessas concepcoes e suas contribuicoes mostra-se relacoes entre educacao e sujeito: os estagios de desenvolvimento e os tipos de conhecimento com os aspectos que ressalta os individuo e a sua aprendizagem. Atraves dessa pesquisa entende-se que a logica e a matematica devem estar presentes em um mesmo contexto de aprendizagem. Com esse intuito apresenta-se as contribuicoes de Piaget e as ideias de outros estudiosos da psicologia, para o reconhecimento da logica como parte da atividade intelectual humana. De acordo com Piaget e outros autores que seguiram a mesa linha de pensamento, ha uma preocupacao com um ensino que promova a formacao de uma base conceitual solida na Matematica, importante para o entrosamento com outras ciencias. Uma aprendizagem eficaz (pratica x logica) de acordo com os processos pelos quais a crianca adquire a compreencao, tornando-se capaz de operar com consciencia em situacoes matematicas. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2001-10-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=15493 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=15493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828296310273343488 |