O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Bezerra, Anne Mary Ribeiro Cardoso
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=15493
Resumo: O estudo apresentado e baseado na concepcao piagetiana, enfocando aspecto dessa concepcao relacionado a educacao.E um trabalho destinado a todos os educadores comprometidos com o processo ensino e aprendizagem pois, mostra estudos realizados por Piaget e seus colaboradores com experiencias em suas pesquisas. Trata dos seguintes aspectos: desenvolvimento cognitivo e ambiente necessario a esse desenvolvimento, considerado necessarios aos conhecimentos. Pretende-se possibilitar ao educador uma visao construtivista da educacao para que este atue de maneira mais consciente na relacao professor - aluno e o conduza a analisar como essa concepcao pode ajuda-lo com o ensino da matematica. Diante dessa pesquisa bibliografica demonstra-se o interesse em estudar o aluno em seu aspecto cognitivo para adequar atividades que lhes dêem autonomia e os capacite a descobertas durante o processo ensino-aprendizagem. As concepcoes piagetiana sao sugeridas como base para o desenvolvimento de uma Pedagogia mais criativa e critica. Atraves das abordagens dessas concepcoes e suas contribuicoes mostra-se relacoes entre educacao e sujeito: os estagios de desenvolvimento e os tipos de conhecimento com os aspectos que ressalta os individuo e a sua aprendizagem. Atraves dessa pesquisa entende-se que a logica e a matematica devem estar presentes em um mesmo contexto de aprendizagem. Com esse intuito apresenta-se as contribuicoes de Piaget e as ideias de outros estudiosos da psicologia, para o reconhecimento da logica como parte da atividade intelectual humana. De acordo com Piaget e outros autores que seguiram a mesa linha de pensamento, ha uma preocupacao com um ensino que promova a formacao de uma base conceitual solida na Matematica, importante para o entrosamento com outras ciencias. Uma aprendizagem eficaz (pratica x logica) de acordo com os processos pelos quais a crianca adquire a compreencao, tornando-se capaz de operar com consciencia em situacoes matematicas.
id UECE-0_99d0f3a8f8ae75e8913f7cedde153817
oai_identifier_str oai:uece.br:15493
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes PiagetianasEnsino Matemática (2º grau)O estudo apresentado e baseado na concepcao piagetiana, enfocando aspecto dessa concepcao relacionado a educacao.E um trabalho destinado a todos os educadores comprometidos com o processo ensino e aprendizagem pois, mostra estudos realizados por Piaget e seus colaboradores com experiencias em suas pesquisas. Trata dos seguintes aspectos: desenvolvimento cognitivo e ambiente necessario a esse desenvolvimento, considerado necessarios aos conhecimentos. Pretende-se possibilitar ao educador uma visao construtivista da educacao para que este atue de maneira mais consciente na relacao professor - aluno e o conduza a analisar como essa concepcao pode ajuda-lo com o ensino da matematica. Diante dessa pesquisa bibliografica demonstra-se o interesse em estudar o aluno em seu aspecto cognitivo para adequar atividades que lhes dêem autonomia e os capacite a descobertas durante o processo ensino-aprendizagem. As concepcoes piagetiana sao sugeridas como base para o desenvolvimento de uma Pedagogia mais criativa e critica. Atraves das abordagens dessas concepcoes e suas contribuicoes mostra-se relacoes entre educacao e sujeito: os estagios de desenvolvimento e os tipos de conhecimento com os aspectos que ressalta os individuo e a sua aprendizagem. Atraves dessa pesquisa entende-se que a logica e a matematica devem estar presentes em um mesmo contexto de aprendizagem. Com esse intuito apresenta-se as contribuicoes de Piaget e as ideias de outros estudiosos da psicologia, para o reconhecimento da logica como parte da atividade intelectual humana. De acordo com Piaget e outros autores que seguiram a mesa linha de pensamento, ha uma preocupacao com um ensino que promova a formacao de uma base conceitual solida na Matematica, importante para o entrosamento com outras ciencias. Uma aprendizagem eficaz (pratica x logica) de acordo com os processos pelos quais a crianca adquire a compreencao, tornando-se capaz de operar com consciencia em situacoes matematicas. Gilvanise de Oliveira PontesBezerra, Anne Mary Ribeiro Cardoso2001-10-23T00:00:00Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=15493info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2001-10-23T00:00:00Zoai:uece.br:15493Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2001-10-23T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas
title O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas
spellingShingle O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas
Bezerra, Anne Mary Ribeiro Cardoso
Ensino
Matemática (2º grau)
title_short O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas
title_full O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas
title_fullStr O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas
title_full_unstemmed O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas
title_sort O Aprendizado da Matematica Baseado nas Concepcoes Piagetianas
author Bezerra, Anne Mary Ribeiro Cardoso
author_facet Bezerra, Anne Mary Ribeiro Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gilvanise de Oliveira Pontes
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Anne Mary Ribeiro Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Matemática (2º grau)
topic Ensino
Matemática (2º grau)
description O estudo apresentado e baseado na concepcao piagetiana, enfocando aspecto dessa concepcao relacionado a educacao.E um trabalho destinado a todos os educadores comprometidos com o processo ensino e aprendizagem pois, mostra estudos realizados por Piaget e seus colaboradores com experiencias em suas pesquisas. Trata dos seguintes aspectos: desenvolvimento cognitivo e ambiente necessario a esse desenvolvimento, considerado necessarios aos conhecimentos. Pretende-se possibilitar ao educador uma visao construtivista da educacao para que este atue de maneira mais consciente na relacao professor - aluno e o conduza a analisar como essa concepcao pode ajuda-lo com o ensino da matematica. Diante dessa pesquisa bibliografica demonstra-se o interesse em estudar o aluno em seu aspecto cognitivo para adequar atividades que lhes dêem autonomia e os capacite a descobertas durante o processo ensino-aprendizagem. As concepcoes piagetiana sao sugeridas como base para o desenvolvimento de uma Pedagogia mais criativa e critica. Atraves das abordagens dessas concepcoes e suas contribuicoes mostra-se relacoes entre educacao e sujeito: os estagios de desenvolvimento e os tipos de conhecimento com os aspectos que ressalta os individuo e a sua aprendizagem. Atraves dessa pesquisa entende-se que a logica e a matematica devem estar presentes em um mesmo contexto de aprendizagem. Com esse intuito apresenta-se as contribuicoes de Piaget e as ideias de outros estudiosos da psicologia, para o reconhecimento da logica como parte da atividade intelectual humana. De acordo com Piaget e outros autores que seguiram a mesa linha de pensamento, ha uma preocupacao com um ensino que promova a formacao de uma base conceitual solida na Matematica, importante para o entrosamento com outras ciencias. Uma aprendizagem eficaz (pratica x logica) de acordo com os processos pelos quais a crianca adquire a compreencao, tornando-se capaz de operar com consciencia em situacoes matematicas.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2001-10-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=15493
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=15493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296310273343488