A Organizacao do Ensino Fundamental em Ciclos no Estado do Ceara: Um Olhar Psicopedagogico
Ano de defesa: | 1999 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=15318 |
Resumo: | A Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educacao, define que o ensino podera se organizar em series anuais, periodos semestrais, ciclos ou outras formas de organizacao. Partindo de tal definicao e da analise da realidade da educacao no estado do Ceara, sobretudo de alguns aspectos como o da reprovacao escolar, que exclui da escola, criancas que por si so ja sao excluidas da sociedade e obrigadas a viver na rua; na sua maioria, dependentes das drogas e tendo sua mão de obra explorada de forma desumana, foi que o Governo do Estado do Ceara resolveu organizar seu Ensino Fundamental em ciclos.Os ciclos tem respaldo na concepcao de uma escola que ao inves de mera transmissora de conteudos, tem como funcao social: ensinar o aluno a pensar; ensinar as formas de acesso e apropriacao do conhecimento elaborado, de modo que eles possam pratica-la autonomamente ao longo de sua vida, independente de sua permanencia na escola; desenvolver um homem que pensa, raciocina, deduz, abstrai e tambem, que sente, se emociona, deseja, imagina e se sensibiliza; desenvolver um homem construtor de sua propria historia e de um conhecimento resultante de um processo interativo, na proporcao em que o sujeito se relaciona com o objeto, modificando-o e sentindo por ele cognitivamente modificado.Tem em comum com a Psicopedagogia uma grande meta a ser atingida: a aprendizagem. E processa-se para promover uma escola de qualidade para todos. |
id |
UECE-0_e9efc9ab6156bea8dabd955d88c82096 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:15318 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
A Organizacao do Ensino Fundamental em Ciclos no Estado do Ceara: Um Olhar PsicopedagogicoEnsino Fundamental PsicopedagogiaA Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educacao, define que o ensino podera se organizar em series anuais, periodos semestrais, ciclos ou outras formas de organizacao. Partindo de tal definicao e da analise da realidade da educacao no estado do Ceara, sobretudo de alguns aspectos como o da reprovacao escolar, que exclui da escola, criancas que por si so ja sao excluidas da sociedade e obrigadas a viver na rua; na sua maioria, dependentes das drogas e tendo sua mão de obra explorada de forma desumana, foi que o Governo do Estado do Ceara resolveu organizar seu Ensino Fundamental em ciclos.Os ciclos tem respaldo na concepcao de uma escola que ao inves de mera transmissora de conteudos, tem como funcao social: ensinar o aluno a pensar; ensinar as formas de acesso e apropriacao do conhecimento elaborado, de modo que eles possam pratica-la autonomamente ao longo de sua vida, independente de sua permanencia na escola; desenvolver um homem que pensa, raciocina, deduz, abstrai e tambem, que sente, se emociona, deseja, imagina e se sensibiliza; desenvolver um homem construtor de sua propria historia e de um conhecimento resultante de um processo interativo, na proporcao em que o sujeito se relaciona com o objeto, modificando-o e sentindo por ele cognitivamente modificado.Tem em comum com a Psicopedagogia uma grande meta a ser atingida: a aprendizagem. E processa-se para promover uma escola de qualidade para todos. Erasmo Miessa RuizAlcantara, Lausanne Araujo Costa de2001-10-23T00:00:00Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=15318info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2001-10-23T00:00:00Zoai:uece.br:15318Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2001-10-23T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Organizacao do Ensino Fundamental em Ciclos no Estado do Ceara: Um Olhar Psicopedagogico |
title |
A Organizacao do Ensino Fundamental em Ciclos no Estado do Ceara: Um Olhar Psicopedagogico |
spellingShingle |
A Organizacao do Ensino Fundamental em Ciclos no Estado do Ceara: Um Olhar Psicopedagogico Alcantara, Lausanne Araujo Costa de Ensino Fundamental Psicopedagogia |
title_short |
A Organizacao do Ensino Fundamental em Ciclos no Estado do Ceara: Um Olhar Psicopedagogico |
title_full |
A Organizacao do Ensino Fundamental em Ciclos no Estado do Ceara: Um Olhar Psicopedagogico |
title_fullStr |
A Organizacao do Ensino Fundamental em Ciclos no Estado do Ceara: Um Olhar Psicopedagogico |
title_full_unstemmed |
A Organizacao do Ensino Fundamental em Ciclos no Estado do Ceara: Um Olhar Psicopedagogico |
title_sort |
A Organizacao do Ensino Fundamental em Ciclos no Estado do Ceara: Um Olhar Psicopedagogico |
author |
Alcantara, Lausanne Araujo Costa de |
author_facet |
Alcantara, Lausanne Araujo Costa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Erasmo Miessa Ruiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcantara, Lausanne Araujo Costa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental Psicopedagogia |
topic |
Ensino Fundamental Psicopedagogia |
description |
A Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educacao, define que o ensino podera se organizar em series anuais, periodos semestrais, ciclos ou outras formas de organizacao. Partindo de tal definicao e da analise da realidade da educacao no estado do Ceara, sobretudo de alguns aspectos como o da reprovacao escolar, que exclui da escola, criancas que por si so ja sao excluidas da sociedade e obrigadas a viver na rua; na sua maioria, dependentes das drogas e tendo sua mão de obra explorada de forma desumana, foi que o Governo do Estado do Ceara resolveu organizar seu Ensino Fundamental em ciclos.Os ciclos tem respaldo na concepcao de uma escola que ao inves de mera transmissora de conteudos, tem como funcao social: ensinar o aluno a pensar; ensinar as formas de acesso e apropriacao do conhecimento elaborado, de modo que eles possam pratica-la autonomamente ao longo de sua vida, independente de sua permanencia na escola; desenvolver um homem que pensa, raciocina, deduz, abstrai e tambem, que sente, se emociona, deseja, imagina e se sensibiliza; desenvolver um homem construtor de sua propria historia e de um conhecimento resultante de um processo interativo, na proporcao em que o sujeito se relaciona com o objeto, modificando-o e sentindo por ele cognitivamente modificado.Tem em comum com a Psicopedagogia uma grande meta a ser atingida: a aprendizagem. E processa-se para promover uma escola de qualidade para todos. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 2001-10-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=15318 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=15318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828296310235594752 |