Estrategias de Aprendizes em Um Ambiente de Aprendizagem de Ingles...

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Sales, Joao Tobias Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=22935
Resumo: Esta pesquisa aborda as estrategias de aprendizagem utilizadas por alunos de lingua inglesa em um ambiente de aprendizagem mediada por computador. A pesquisa pretende, alem de classificar as estrategias de aprendizagem, identificar a interferencia delas na relacao entre alunos e professor, assim como relacionar a forma de correlacao fornecida pelo computador as estrategias utilizadas pelos alunos. Trata-se, portanto, de um estudo de caso observativo realizado em um curso de linguas da cidade de Fortaleza, em uma turma de 16 alunos que estavam concluindo o nivel intermediario. As aulas realizadas no laboratorio de linguas foram gravadas e transcritas, assim como foram feitas entrevistas com os alunos. A partir dos dados coletados foi elaborada uma classificacao das estrategias de aprendizagem que os alunos utilizaram nas aulas mediadas por computador. Essas estrategias foram subdivididas em metacognitivas, cognitivas e socio-afetivas. Alem disso,, foi observado que as formas de feedback fornecidas pelo computador favorecem as estrategias relacionadas a testagem de hipoteses, ajudando, assim, na construcao do conhecimento do aprendiz. As relacoes entre os participantes do processo de ensino aprendizagem foram marcadas pela assimetria entre os alunos que, por trabalharem em duplas, respeitavam a condicao daquele que detinha o conhecimento a respeito de como resolver a tarefa. Outro aspecto observado foi a exclusao do professor dos momentos de instrucao, pois carater tutorial dos softwares fez com que os alunos recorressem ao professor, na maioria das vezes, apenas para traduzir palavras ou guiar os passos dos alunos durante as aulas.
id UECE-0_ed633f209479479203e2d16ccc4bb6bd
oai_identifier_str oai:uece.br:22935
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Estrategias de Aprendizes em Um Ambiente de Aprendizagem de Ingles...Lingua Inglesa LinguísticaEsta pesquisa aborda as estrategias de aprendizagem utilizadas por alunos de lingua inglesa em um ambiente de aprendizagem mediada por computador. A pesquisa pretende, alem de classificar as estrategias de aprendizagem, identificar a interferencia delas na relacao entre alunos e professor, assim como relacionar a forma de correlacao fornecida pelo computador as estrategias utilizadas pelos alunos. Trata-se, portanto, de um estudo de caso observativo realizado em um curso de linguas da cidade de Fortaleza, em uma turma de 16 alunos que estavam concluindo o nivel intermediario. As aulas realizadas no laboratorio de linguas foram gravadas e transcritas, assim como foram feitas entrevistas com os alunos. A partir dos dados coletados foi elaborada uma classificacao das estrategias de aprendizagem que os alunos utilizaram nas aulas mediadas por computador. Essas estrategias foram subdivididas em metacognitivas, cognitivas e socio-afetivas. Alem disso,, foi observado que as formas de feedback fornecidas pelo computador favorecem as estrategias relacionadas a testagem de hipoteses, ajudando, assim, na construcao do conhecimento do aprendiz. As relacoes entre os participantes do processo de ensino aprendizagem foram marcadas pela assimetria entre os alunos que, por trabalharem em duplas, respeitavam a condicao daquele que detinha o conhecimento a respeito de como resolver a tarefa. Outro aspecto observado foi a exclusao do professor dos momentos de instrucao, pois carater tutorial dos softwares fez com que os alunos recorressem ao professor, na maioria das vezes, apenas para traduzir palavras ou guiar os passos dos alunos durante as aulas. Stella Maria Miranda VieiraSales, Joao Tobias Lima2002-04-26T00:00:00Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=22935info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2002-04-26T00:00:00Zoai:uece.br:22935Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2002-04-26T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Estrategias de Aprendizes em Um Ambiente de Aprendizagem de Ingles...
title Estrategias de Aprendizes em Um Ambiente de Aprendizagem de Ingles...
spellingShingle Estrategias de Aprendizes em Um Ambiente de Aprendizagem de Ingles...
Sales, Joao Tobias Lima
Lingua Inglesa
Linguística
title_short Estrategias de Aprendizes em Um Ambiente de Aprendizagem de Ingles...
title_full Estrategias de Aprendizes em Um Ambiente de Aprendizagem de Ingles...
title_fullStr Estrategias de Aprendizes em Um Ambiente de Aprendizagem de Ingles...
title_full_unstemmed Estrategias de Aprendizes em Um Ambiente de Aprendizagem de Ingles...
title_sort Estrategias de Aprendizes em Um Ambiente de Aprendizagem de Ingles...
author Sales, Joao Tobias Lima
author_facet Sales, Joao Tobias Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Stella Maria Miranda Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Joao Tobias Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua Inglesa
Linguística
topic Lingua Inglesa
Linguística
description Esta pesquisa aborda as estrategias de aprendizagem utilizadas por alunos de lingua inglesa em um ambiente de aprendizagem mediada por computador. A pesquisa pretende, alem de classificar as estrategias de aprendizagem, identificar a interferencia delas na relacao entre alunos e professor, assim como relacionar a forma de correlacao fornecida pelo computador as estrategias utilizadas pelos alunos. Trata-se, portanto, de um estudo de caso observativo realizado em um curso de linguas da cidade de Fortaleza, em uma turma de 16 alunos que estavam concluindo o nivel intermediario. As aulas realizadas no laboratorio de linguas foram gravadas e transcritas, assim como foram feitas entrevistas com os alunos. A partir dos dados coletados foi elaborada uma classificacao das estrategias de aprendizagem que os alunos utilizaram nas aulas mediadas por computador. Essas estrategias foram subdivididas em metacognitivas, cognitivas e socio-afetivas. Alem disso,, foi observado que as formas de feedback fornecidas pelo computador favorecem as estrategias relacionadas a testagem de hipoteses, ajudando, assim, na construcao do conhecimento do aprendiz. As relacoes entre os participantes do processo de ensino aprendizagem foram marcadas pela assimetria entre os alunos que, por trabalharem em duplas, respeitavam a condicao daquele que detinha o conhecimento a respeito de como resolver a tarefa. Outro aspecto observado foi a exclusao do professor dos momentos de instrucao, pois carater tutorial dos softwares fez com que os alunos recorressem ao professor, na maioria das vezes, apenas para traduzir palavras ou guiar os passos dos alunos durante as aulas.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-26T00:00:00Z
2002
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=22935
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=22935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296312693456896