Para além do ilustrativo : letramentos visuais em práticas de educação linguística

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Nunes, Danielle Rosa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1378
Resumo: No mundo contemporâneo é essencial que as práticas educacionais considerem a multiplicidade de linguagens presentes nas diversas esferas, incluindo a multimodalidade dos textos, como também as diversas semioses características do ambiente digital, como, por exemplo, as imagens. Nessa direção, a educação linguística deve promover letramentos visuais e críticos, de modo que os alunos possam ampliar seus processos de construção de sentidos nas aulas de línguas. Tendo em vista essas questões, este estudo tem por objetivo analisar em que sentido o uso frequente de recursos das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), no ensino remoto, promoveu experiências significativas de letramento visual e crítico na educação linguística. Para isso considerei como objetivos específicos: (i) refletir sobre as diversas formas de linguagens, além da escrita e da oralidade, presentes em nossa sociedade e suas implicações para educação linguística; (ii) analisar as percepções dos professores quanto ao uso do letramento visual na educação linguística; (iii) investigar quais funções as imagens desempenharam na construção de sentidos nas aulas virtuais de língua inglesa. Optei por realizar uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista, na qual, segundo Moita Lopes (2006), os pesquisadores são agentes sociais e, como tais, atribuem significados para a pesquisa. Os participantes foram nove professores de língua inglesa, que atuam em diferentes níveis educacionais, do ensino básico à pós-graduação. As análises apontaram para a necessidade de uma formação de professores, em que os mesmos possam vivenciar novas formas de aprender e de ensinar. Além disso, a necessidade de investimentos para que as escolas possam promover mais acesso ao mundo digital.
id UEG-2_22699a03431e3ac62c745189e9593e38
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1378
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Para além do ilustrativo : letramentos visuais em práticas de educação linguísticaBeyond the illustrative: visual literacies in linguistic education practicesMultimodalidadeLetramentos visuaisEducação linguísticaMultimodalityVisual literacyLanguage educationLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADANo mundo contemporâneo é essencial que as práticas educacionais considerem a multiplicidade de linguagens presentes nas diversas esferas, incluindo a multimodalidade dos textos, como também as diversas semioses características do ambiente digital, como, por exemplo, as imagens. Nessa direção, a educação linguística deve promover letramentos visuais e críticos, de modo que os alunos possam ampliar seus processos de construção de sentidos nas aulas de línguas. Tendo em vista essas questões, este estudo tem por objetivo analisar em que sentido o uso frequente de recursos das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), no ensino remoto, promoveu experiências significativas de letramento visual e crítico na educação linguística. Para isso considerei como objetivos específicos: (i) refletir sobre as diversas formas de linguagens, além da escrita e da oralidade, presentes em nossa sociedade e suas implicações para educação linguística; (ii) analisar as percepções dos professores quanto ao uso do letramento visual na educação linguística; (iii) investigar quais funções as imagens desempenharam na construção de sentidos nas aulas virtuais de língua inglesa. Optei por realizar uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista, na qual, segundo Moita Lopes (2006), os pesquisadores são agentes sociais e, como tais, atribuem significados para a pesquisa. Os participantes foram nove professores de língua inglesa, que atuam em diferentes níveis educacionais, do ensino básico à pós-graduação. As análises apontaram para a necessidade de uma formação de professores, em que os mesmos possam vivenciar novas formas de aprender e de ensinar. Além disso, a necessidade de investimentos para que as escolas possam promover mais acesso ao mundo digital.In the contemporary world, it is essential that educational practices consider the multiplicity of languages present in various spheres, including the multimodality of texts, as well as the diverse semiotics characteristic of the digital environment, such as images. In this direction, language education must promote visual and critical literacies, so that students can expand their processes of meaning construction in language classes. In view of these issues, this study aims to analyze how the frequent use of digital information and communication technologies (ICTs) in remote teaching promoted meaningful experiences of visual and critical literacy in language education. To do so, the specific objectives were: (i) to reflect on the various forms of language, beyond writing and orality, present in our society and their implications for language education; (ii) to analyze teachers' perceptions regarding the use of visual literacy in language education; (iii) to investigate the functions that images played in the construction of meaning in virtual English language classes. The study adopted a qualitative, interpretative approach, in which researchers, as social agents, attribute meanings to the research, according to Moita Lopes (2006). The participants were nine English language teachers who work at different educational levels, from basic to postgraduate. The ongoing analysis points to the need for teachers to have training in which they experience new ways of learning and teaching. In addition, it also highlights the need for investment so that schools can promote greater access to the digital world.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Lopes, Cristiane Rosahttps://orcid.org/0000-0002-2259-7608http://lattes.cnpq.br/5818321410864812Lopes, Cristiane RosaFerraz, Daniel de MelloBorelli, Julma Dalva Vilarinho PereiraNunes, Danielle Rosa2024-01-25T15:02:03Z2023-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNUNES, Danielle Rosa. Para além do ilustrativo: letramentos visuais em práticas de educação linguística. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-01-25T15:02:03Zoai:tede2:tede/1378Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-01-25T15:02:03Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além do ilustrativo : letramentos visuais em práticas de educação linguística
Beyond the illustrative: visual literacies in linguistic education practices
title Para além do ilustrativo : letramentos visuais em práticas de educação linguística
spellingShingle Para além do ilustrativo : letramentos visuais em práticas de educação linguística
Nunes, Danielle Rosa
Multimodalidade
Letramentos visuais
Educação linguística
Multimodality
Visual literacy
Language education
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Para além do ilustrativo : letramentos visuais em práticas de educação linguística
title_full Para além do ilustrativo : letramentos visuais em práticas de educação linguística
title_fullStr Para além do ilustrativo : letramentos visuais em práticas de educação linguística
title_full_unstemmed Para além do ilustrativo : letramentos visuais em práticas de educação linguística
title_sort Para além do ilustrativo : letramentos visuais em práticas de educação linguística
author Nunes, Danielle Rosa
author_facet Nunes, Danielle Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Cristiane Rosa
https://orcid.org/0000-0002-2259-7608
http://lattes.cnpq.br/5818321410864812
Lopes, Cristiane Rosa
Ferraz, Daniel de Mello
Borelli, Julma Dalva Vilarinho Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Danielle Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade
Letramentos visuais
Educação linguística
Multimodality
Visual literacy
Language education
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic Multimodalidade
Letramentos visuais
Educação linguística
Multimodality
Visual literacy
Language education
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description No mundo contemporâneo é essencial que as práticas educacionais considerem a multiplicidade de linguagens presentes nas diversas esferas, incluindo a multimodalidade dos textos, como também as diversas semioses características do ambiente digital, como, por exemplo, as imagens. Nessa direção, a educação linguística deve promover letramentos visuais e críticos, de modo que os alunos possam ampliar seus processos de construção de sentidos nas aulas de línguas. Tendo em vista essas questões, este estudo tem por objetivo analisar em que sentido o uso frequente de recursos das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), no ensino remoto, promoveu experiências significativas de letramento visual e crítico na educação linguística. Para isso considerei como objetivos específicos: (i) refletir sobre as diversas formas de linguagens, além da escrita e da oralidade, presentes em nossa sociedade e suas implicações para educação linguística; (ii) analisar as percepções dos professores quanto ao uso do letramento visual na educação linguística; (iii) investigar quais funções as imagens desempenharam na construção de sentidos nas aulas virtuais de língua inglesa. Optei por realizar uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista, na qual, segundo Moita Lopes (2006), os pesquisadores são agentes sociais e, como tais, atribuem significados para a pesquisa. Os participantes foram nove professores de língua inglesa, que atuam em diferentes níveis educacionais, do ensino básico à pós-graduação. As análises apontaram para a necessidade de uma formação de professores, em que os mesmos possam vivenciar novas formas de aprender e de ensinar. Além disso, a necessidade de investimentos para que as escolas possam promover mais acesso ao mundo digital.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11
2024-01-25T15:02:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Danielle Rosa. Para além do ilustrativo: letramentos visuais em práticas de educação linguística. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1378
identifier_str_mv NUNES, Danielle Rosa. Para além do ilustrativo: letramentos visuais em práticas de educação linguística. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1832512587277795328