A Formação do homem livre em Jean-Jacques Rousseau : a educação da natureza na primeira infância.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Barbosa, Eliene da Silva Guedes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/912
Resumo: Para Jean Jacques Rousseau (1712-1778), a boa educação é a responsável pela liberdade e autonomia do indivíduo na sociedade. Mas para que isto seja possível, segundo o filósofo, o homem deve ser fortalecido em sua infância, de acordo com a natureza, longe da influência perniciosa das relações sociais degeneradas. Para um melhor entendimento do pensamento de Rousseau a respeito da “boa educação” e da sua relação com a educação da primeira infância trataremos do conceito de natureza nas obras, Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens e Emilio ou da educação. Com isso buscaremos compreender como a natureza do homem deve ser respeitada, para que, assim, ele alcance a liberdade e a autonomia necessárias à vida em sociedade.
id UEG-2_cfda7e09e4ce057334ef735d8409619f
oai_identifier_str oai:tede2:tede/912
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling A Formação do homem livre em Jean-Jacques Rousseau : a educação da natureza na primeira infância.The Formation of the free man in Jean-Jacques Rousseau : the education of nature in early childhood.Boa educaçãoPrimeira infânciaNaturezaAfetosGood educationFirst childhoodNatureAffectionsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPara Jean Jacques Rousseau (1712-1778), a boa educação é a responsável pela liberdade e autonomia do indivíduo na sociedade. Mas para que isto seja possível, segundo o filósofo, o homem deve ser fortalecido em sua infância, de acordo com a natureza, longe da influência perniciosa das relações sociais degeneradas. Para um melhor entendimento do pensamento de Rousseau a respeito da “boa educação” e da sua relação com a educação da primeira infância trataremos do conceito de natureza nas obras, Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens e Emilio ou da educação. Com isso buscaremos compreender como a natureza do homem deve ser respeitada, para que, assim, ele alcance a liberdade e a autonomia necessárias à vida em sociedade.For Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) the good education is responsible for the freedom and autonomy of the individual in society. However, for that be possible, according to Rousseau, the man should getting strength in his childhood, according to nature, far from the pernicious influence of degenerate social relations. For a better understanding of Rousseau’s thinking about the “good education” and its relation with the early childhood’s education, we will deal with the concept of nature in the works, Discourse on the origin and the foundations of inequality among men and Emile or on education. We trying to understand how the man’s nature could be respect and how he can achieve the freedom and autonomy necessary for life in society.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Guimarães, Gedhttp://lattes.cnpq.br/0095963058716874Guimarães, GedAlmeida Júnior, José Benedito dePinheiro, VeralúciaBarbosa, Eliene da Silva Guedes2022-01-31T13:56:18Z2021-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUEDES, E. A Formação do homem livre em Jean-Jacques Rousseau : a educação da natureza na primeira infância. 2021. 72 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-01-31T13:56:18Zoai:tede2:tede/912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-01-31T13:56:18Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação do homem livre em Jean-Jacques Rousseau : a educação da natureza na primeira infância.
The Formation of the free man in Jean-Jacques Rousseau : the education of nature in early childhood.
title A Formação do homem livre em Jean-Jacques Rousseau : a educação da natureza na primeira infância.
spellingShingle A Formação do homem livre em Jean-Jacques Rousseau : a educação da natureza na primeira infância.
Barbosa, Eliene da Silva Guedes
Boa educação
Primeira infância
Natureza
Afetos
Good education
First childhood
Nature
Affections
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A Formação do homem livre em Jean-Jacques Rousseau : a educação da natureza na primeira infância.
title_full A Formação do homem livre em Jean-Jacques Rousseau : a educação da natureza na primeira infância.
title_fullStr A Formação do homem livre em Jean-Jacques Rousseau : a educação da natureza na primeira infância.
title_full_unstemmed A Formação do homem livre em Jean-Jacques Rousseau : a educação da natureza na primeira infância.
title_sort A Formação do homem livre em Jean-Jacques Rousseau : a educação da natureza na primeira infância.
author Barbosa, Eliene da Silva Guedes
author_facet Barbosa, Eliene da Silva Guedes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Ged
http://lattes.cnpq.br/0095963058716874
Guimarães, Ged
Almeida Júnior, José Benedito de
Pinheiro, Veralúcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Eliene da Silva Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Boa educação
Primeira infância
Natureza
Afetos
Good education
First childhood
Nature
Affections
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Boa educação
Primeira infância
Natureza
Afetos
Good education
First childhood
Nature
Affections
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Para Jean Jacques Rousseau (1712-1778), a boa educação é a responsável pela liberdade e autonomia do indivíduo na sociedade. Mas para que isto seja possível, segundo o filósofo, o homem deve ser fortalecido em sua infância, de acordo com a natureza, longe da influência perniciosa das relações sociais degeneradas. Para um melhor entendimento do pensamento de Rousseau a respeito da “boa educação” e da sua relação com a educação da primeira infância trataremos do conceito de natureza nas obras, Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens e Emilio ou da educação. Com isso buscaremos compreender como a natureza do homem deve ser respeitada, para que, assim, ele alcance a liberdade e a autonomia necessárias à vida em sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-27
2022-01-31T13:56:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUEDES, E. A Formação do homem livre em Jean-Jacques Rousseau : a educação da natureza na primeira infância. 2021. 72 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/912
identifier_str_mv GUEDES, E. A Formação do homem livre em Jean-Jacques Rousseau : a educação da natureza na primeira infância. 2021. 72 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1832512582057984000