O ensaio como procedimento para construção de sentidos textuais : um estudo aproximativo entre o discurso verbal e o discurso musical
Ano de defesa: | 2024 |
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Tipo de documento: | Tese |
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Resumo: | Resumo: Objetiva-se, neste trabalho, cotejar processos de estruturação de sentidos no discurso verbal e no musical, a partir dos resultados advindos do uso do termo ensaio Nesse sentido, o ensaio é entendido na escrita não apenas como gênero, mas como processo que possibilita o teste de ideias e o trânsito multiconstitutivo entre os vários campos do conhecimento de mundo de um autor ou um intérprete Parte-se da circunscrição, na obra ensaística de Michel de Montaigne, de sua formação intelectual e as influências por ele incorporadas dos métodos de produção de conhecimento adotados na Antiguidade Clássica, a saber: a maiêutica socrática, a dialética platônica, a oratória latina e o subjetivismo – o que irá constituir seu estilo Em um segundo momento, aborda-se a gênese do ensaio, considerados os aspectos formativos na obra “Ensaios” Nesse item são analisados como procedimentos de estruturação tópico-discursivos característicos da Língua Falada que subjazem à escrita montaigniana Na terceira etapa, são observados pontos de permanência da obra de Montaigne na cultura ocidental; e, subsequentemente, nesse sentido, são extrapolados os métodos discutidos para análise de procedimentos discursivos na música de concerto, para cujo processo de construção de sentidos compartilhados concorre a figura do regente ou maestro |
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O ensaio como procedimento para construção de sentidos textuais : um estudo aproximativo entre o discurso verbal e o discurso musicalAnálise do discursoEnsaioMúsica e filosofiaLinguísticaMusic and philosophyResumo: Objetiva-se, neste trabalho, cotejar processos de estruturação de sentidos no discurso verbal e no musical, a partir dos resultados advindos do uso do termo ensaio Nesse sentido, o ensaio é entendido na escrita não apenas como gênero, mas como processo que possibilita o teste de ideias e o trânsito multiconstitutivo entre os vários campos do conhecimento de mundo de um autor ou um intérprete Parte-se da circunscrição, na obra ensaística de Michel de Montaigne, de sua formação intelectual e as influências por ele incorporadas dos métodos de produção de conhecimento adotados na Antiguidade Clássica, a saber: a maiêutica socrática, a dialética platônica, a oratória latina e o subjetivismo – o que irá constituir seu estilo Em um segundo momento, aborda-se a gênese do ensaio, considerados os aspectos formativos na obra “Ensaios” Nesse item são analisados como procedimentos de estruturação tópico-discursivos característicos da Língua Falada que subjazem à escrita montaigniana Na terceira etapa, são observados pontos de permanência da obra de Montaigne na cultura ocidental; e, subsequentemente, nesse sentido, são extrapolados os métodos discutidos para análise de procedimentos discursivos na música de concerto, para cujo processo de construção de sentidos compartilhados concorre a figura do regente ou maestroTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The aim of this work is to compare structuring processes of meaning in verbal speech and in music, from conceptualizing the term 'essay' In this way, the essay is understood not only in writing as a genre, but as a process that enables the testing of ideas and multi-constituent transit between the various fields of world knowledge of an author or an interpreter It starts by studying the essayist work of Michel de Montaigne, his intellectual formation and the influences he incorporated, which are the methods of knowledge production adopted in Classical Antiquity, namely the Socratic maieutic, Platonic dialectics, Latin oratory and skepticism - this will be his style In the second part, there is a discussion about the genesis of the essay, considering the "strings intertwine" in its constitution on work "Essays," and analyzed with structuring procedures from discursive topic features of Spoken Language; this underlies Montaigne’s writing process In the third stage, points are observed about the remainder of Montaigne’s work in western culture and, subsequently, accordingly, are extrapolated methods discussed above towards the analysis of discursive procedures in non-verbal language, especially in concert music, for which construction process of shared meanings occurs the figure of the conductorGalembeck, Paulo de Tarso [Orientador]Nogueira, Gisela Gomes PupoPanichi, Edina Regina PugasVicente, Adalberto LuisWeber, José FernandesMantovani, Dante Henrique2024-05-01T14:24:38Z2024-05-01T14:24:38Z2013.0014.05.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14087porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14087Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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