Atividade física em pré-escolares de 4 a 6 anos da rede municipal de Londrina - PR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Barbosa, Sara Crosatti
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14462
Resumo: Resumo: São crescentes os estudos sobre atividade física de crianças pré-escolares, embora apresentem discrepâncias referentes às intensidades das atividades Muitas crianças passam o dia nos Centros de Educação Infantil e pré-escolas, fato que se dá devido ao aumento da presença da mulher no mercado de trabalho Assim, o objetivo do presente estudo foi descrever as intensidades de atividade física de pré-escolares, por acelerometria, e descrever o ambiente e a rotina, bem como suas correlações O estudo foi realizado em oito Centro Municipais de Educação Infantil das cinco regiões da cidade de Londrina, PR, com crianças matriculadas em 213 nos Ensino 4, 5 e 6, de ambos os sexos, com idades entre 4 e 6 anos Para a coleta de informações sobre a atividade física, foram utilizados acelerômetros da marca ActiGraph fixados na cintura das crianças, por cinco dias consecutivos, somente no período de permanência nos centros Foram coletadas informações sobre a condição socioeconômica da família, nível de atividade física dos professores, informações sobre o ambiente escolar e rotina dos centros A análise dos dados foi realizada com o auxílio do Software SPSS versão 2 Os dados foram apresentados em média e desvio padrão O teste de Qui-quadrado e o teste exato de Fisher foram empregados para verificar possíveis associações entre as características dos sujeitos O teste de correlação de Spearman foi empregado nas variáveis relacionadas à rotina escolar e os resultados do acelerômetro Foi considerado um nível de significância de p<,5 para todas as análises Os resultados indicam que as crianças permanecem em atividades sedentárias na maior parte de sua permanência semanal nos centros, sendo o maior pencentual de atividades realizadas em ambiente internos A utilização de parques, pátios e salas de recreação internas foram relacionados com AFLM dos pré-escolares
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spelling Atividade física em pré-escolares de 4 a 6 anos da rede municipal de Londrina - PREducação física (Pré-escolar)Estudo e ensinoAptidão física em criançasLondrina (PR)Educação física para criançasPhysical fitness for childrenPhysical education for childrenResumo: São crescentes os estudos sobre atividade física de crianças pré-escolares, embora apresentem discrepâncias referentes às intensidades das atividades Muitas crianças passam o dia nos Centros de Educação Infantil e pré-escolas, fato que se dá devido ao aumento da presença da mulher no mercado de trabalho Assim, o objetivo do presente estudo foi descrever as intensidades de atividade física de pré-escolares, por acelerometria, e descrever o ambiente e a rotina, bem como suas correlações O estudo foi realizado em oito Centro Municipais de Educação Infantil das cinco regiões da cidade de Londrina, PR, com crianças matriculadas em 213 nos Ensino 4, 5 e 6, de ambos os sexos, com idades entre 4 e 6 anos Para a coleta de informações sobre a atividade física, foram utilizados acelerômetros da marca ActiGraph fixados na cintura das crianças, por cinco dias consecutivos, somente no período de permanência nos centros Foram coletadas informações sobre a condição socioeconômica da família, nível de atividade física dos professores, informações sobre o ambiente escolar e rotina dos centros A análise dos dados foi realizada com o auxílio do Software SPSS versão 2 Os dados foram apresentados em média e desvio padrão O teste de Qui-quadrado e o teste exato de Fisher foram empregados para verificar possíveis associações entre as características dos sujeitos O teste de correlação de Spearman foi empregado nas variáveis relacionadas à rotina escolar e os resultados do acelerômetro Foi considerado um nível de significância de p<,5 para todas as análises Os resultados indicam que as crianças permanecem em atividades sedentárias na maior parte de sua permanência semanal nos centros, sendo o maior pencentual de atividades realizadas em ambiente internos A utilização de parques, pátios e salas de recreação internas foram relacionados com AFLM dos pré-escolaresDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: Studies on physical activity in preschool children are increasing, although they present discrepancies related to the intensity of the activities Many children spend the day in Child Education Centers and preschools, a fact that is due to the increased presence of women in the labor market The objective of this study was to describe the intensity of physical activity in preschool children with accelerometer, and describe the environment and routine, as well as their correlations The study was conducted in eight Municipal Early Childhood Center of the five regions in the city of Londrina, PR, with children enrolled in 213 in Education 4, 5 and 6, of both sexes, aged between 4 and 6 years To collect information on physical activity, the ActiGraph accelerometers attached at the waist brand children for five consecutive days, only the period of stay in the centers were used Information on the socioeconomic status of the family, level of physical activity of teachers, information about the school environment and routine centers were collected Data analysis was performed with the aid of SPSS software version 2 Data were presented as mean and standard deviation The chi -square and Fisher exact test were used to evaluate possible associations between the characteristics of the subjects The Spearman correlation test was employed in routine school -related variables and the results of the accelerometer Was considered a significance level of p < 5 for all analyzes The results indicate that children spend in sedentary activities in most of their weekly stay in the centers, the largest of perceptual activities in internal environment The use of parks, courtyards and halls were built recreation related AFLM of preschoolersOliveira, Arli Ramos de [Orientador]Ronque, Enio Ricardo VazReichert, Felipe FossatiBarbosa, Sara Crosatti2024-05-01T14:31:34Z2024-05-01T14:31:34Z2014.0025.04.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14462porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14462Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:37Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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