Figurações do gótico e de seus desmembramentos na literatura brasileira de 1843 a 1932
Ano de defesa: | 2024 |
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Resumo: | Resumo: O romance gótico surgiu na Europa em meados do século XVIII No início do século XIX, a literatura gótica desmembrou-se na Literatura de Terror/Horror, na Literatura de Mistério/Suspense, nas Histórias de Fantasmas, no Conto Policial e, até mesmo, nas Narrativas de Ficção Científica Todas essas categorias evoluíram e encontraram no século XX um fértil terreno para sua propagação, fazendo parte, até os dias de hoje, de todo um corpus literário que possui grande aceitação É comum encontrar estudos estrangeiros sobre esse assunto, devido à forte tradição que alguns países mantiveram no gênero No Brasil, todavia, são poucos os estudos levantados em favor da questão, embora nos últimos anos eles tenham surgido de maneira mais efetiva Permanece essa constatação e sobra um questionamento: não teria o Brasil caminhado pelos domínios do terror/horror, do assombroso, do mistério e do suspense? A historiografia literária, a crítica e estudos à parte fornecem algumas pistas a respeito, no entanto, na maioria das vezes, não tratam do assunto com grande empenho Tornou-se lugar-comum, dessa forma, afirmar que os escritores brasileiros pouco se aventuraram, principalmente no século XIX, em compor histórias de teor sombrio ou macabro Esta tese, portanto, tem como objetivo primordial trazer à luz ou à discussão textos, reconhecidamente canônicos ou não, nos quais se nota maior ou menor ligação com o gótico ou com seus descendentes Para isso, escolheu-se trabalhar com algumas figuras que integram as temáticas do gênero, mostrando de que forma elas aparecem em textos brasileiros Sendo assim, trata-se de um trabalho de cunho antológico cujo objetivo é proporcionar ao leitor uma visita a textos mais desconhecidos da maioria, muitas vezes tidos como marginais ou periféricos, como também direcionar alguns olhares a textos já conhecidos Espera-se, dessa forma, trazer contribuição para os estudos já existentes como também para eventuais estudos posteriores, ajudando a resgatar, assim, uma parcela, mesmo que pequena, da memória literária nacional que insiste em permanecer na sombra |
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Figurações do gótico e de seus desmembramentos na literatura brasileira de 1843 a 1932Literatura brasileiraHistória e críticaCanon (Literatura)Literatura góticaHistória e críticaCanon (Literature)Brazilian literatureHistory and criticismTerror tales - History and criticismGothic literatureHistory and criticismResumo: O romance gótico surgiu na Europa em meados do século XVIII No início do século XIX, a literatura gótica desmembrou-se na Literatura de Terror/Horror, na Literatura de Mistério/Suspense, nas Histórias de Fantasmas, no Conto Policial e, até mesmo, nas Narrativas de Ficção Científica Todas essas categorias evoluíram e encontraram no século XX um fértil terreno para sua propagação, fazendo parte, até os dias de hoje, de todo um corpus literário que possui grande aceitação É comum encontrar estudos estrangeiros sobre esse assunto, devido à forte tradição que alguns países mantiveram no gênero No Brasil, todavia, são poucos os estudos levantados em favor da questão, embora nos últimos anos eles tenham surgido de maneira mais efetiva Permanece essa constatação e sobra um questionamento: não teria o Brasil caminhado pelos domínios do terror/horror, do assombroso, do mistério e do suspense? A historiografia literária, a crítica e estudos à parte fornecem algumas pistas a respeito, no entanto, na maioria das vezes, não tratam do assunto com grande empenho Tornou-se lugar-comum, dessa forma, afirmar que os escritores brasileiros pouco se aventuraram, principalmente no século XIX, em compor histórias de teor sombrio ou macabro Esta tese, portanto, tem como objetivo primordial trazer à luz ou à discussão textos, reconhecidamente canônicos ou não, nos quais se nota maior ou menor ligação com o gótico ou com seus descendentes Para isso, escolheu-se trabalhar com algumas figuras que integram as temáticas do gênero, mostrando de que forma elas aparecem em textos brasileiros Sendo assim, trata-se de um trabalho de cunho antológico cujo objetivo é proporcionar ao leitor uma visita a textos mais desconhecidos da maioria, muitas vezes tidos como marginais ou periféricos, como também direcionar alguns olhares a textos já conhecidos Espera-se, dessa forma, trazer contribuição para os estudos já existentes como também para eventuais estudos posteriores, ajudando a resgatar, assim, uma parcela, mesmo que pequena, da memória literária nacional que insiste em permanecer na sombraTese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: The gothic novel emerged in Europe in the middle of the eighteenth century In the beginning of the nineteenth century, the gothic literature was divided into Literature of Terror/Horror, Literature of Mystery/Suspense, Histories of Ghosts, Police short-stories and, even, into Science-Fiction Narratives All these categories evolved into and met in the twentieth century an expansive field for its propagation, and have become part, so far, of a literary corpus which has a great acceptance It is common to find foreign studies about this subject due to the strong tradition that some countries kept in this genre In Brazil, however, there are few studies in this area, although in the last years they emerged in a more effective way This issue remains and there is room for another question: hadn't Brazil walked through the domains of terror/horror, of scare, mystery and suspense? The literary historiography, the critique and other studies provide some tips about it, but most times, they do not approach the subject with such emphasis So it became common to state that the Brazilian writers little adventured, especially in the nineteenth century, in writing macabre or dark histories This thesis, then, aims primarily at discussing texts, recognized as canonic or not, with a greater or a smaller link with the gothic or its descendents For it, it was decided to work with some figures which integrate the thematic of this genre, showing the way they appear in the Brazilian texts This way, this research has an anthological approach whose aim is to provide the reader a visit to most unknown texts, which sometimes are seen as marginal or peripheral, besides directing some of their glimpses to other known texts It is, then, expected that this thesis brings contributions for the existing studies as well as for eventual ones, helping to recover a part, even if small, of the national literary memory which has remained in the darkCorrêa, Alamir Aquino [Orientador]Santos, Alckmar Luiz dosFortes, Rita das Graças FélixSantos, Volnei Edson dosCézar, Adelaide CaramuruMenon, Maurício Cesar2024-05-01T12:51:08Z2024-05-01T12:51:08Z2007.0030.03.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10860porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10860Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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