Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
Ano de defesa: | 2024 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12980 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho procura investigar a relevância dos conhecimentos advindos de estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes do professor de matemática As investigações evidenciam que os conhecimentos teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação do professor Dessa forma, o objetivo central de nosso estudo é analisar e evidenciar como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes docentes Para isso, os referenciais teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da formação do professor e dos saberes e conhecimentos necessários para ensinar; as discussões sobre as possibilidades do uso pedagógico da história da matemática no ensino de matemática e na formação do professor A análise de conteúdo foi escolhida como o instrumento de análise dos dados desta investigação A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico relativo aos temas estudados; a construção do instrumento de coleta de dados (roteiro da entrevista semiestruturada); a coleta de dados, na qual realizamos entrevistas com seis professores que desenvolveram propostas para o uso da história da matemática em sala de aula; a análise das entrevistas que resultou na estruturação de categorias que evidenciam outras formas de saberes docentes, que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literatura |
id |
UEL_d610f5433d15a0075bb520629a3e0677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12980 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemáticaMatemáticaFormação de professoresMatemáticaHistóriaProfessores de matemáticaTeacher trainingMathematicsVocational trainingPractice teachingMathematics teachers - HistoryMathematicsResumo: Este trabalho procura investigar a relevância dos conhecimentos advindos de estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes do professor de matemática As investigações evidenciam que os conhecimentos teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação do professor Dessa forma, o objetivo central de nosso estudo é analisar e evidenciar como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes docentes Para isso, os referenciais teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da formação do professor e dos saberes e conhecimentos necessários para ensinar; as discussões sobre as possibilidades do uso pedagógico da história da matemática no ensino de matemática e na formação do professor A análise de conteúdo foi escolhida como o instrumento de análise dos dados desta investigação A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico relativo aos temas estudados; a construção do instrumento de coleta de dados (roteiro da entrevista semiestruturada); a coleta de dados, na qual realizamos entrevistas com seis professores que desenvolveram propostas para o uso da história da matemática em sala de aula; a análise das entrevistas que resultou na estruturação de categorias que evidenciam outras formas de saberes docentes, que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literaturaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work investigates the relevance of knowledge derived from studies of history of mathematics to the construction process of the mathematic teacher’s knowledge The investigations show that the theoretical and methodological knowledge of history of mathematics is important for teacher education Thus, the central aim of our study is to analyze evidence of how such knowledge collaborates to the structuring of the teacher’s knowledge For this, the theoretical frameworks explored in this research involve investigation on the subject of teacher’s education and knowledge, the discussions involving the possibility of using the history of mathematics in mathematic education and teacher education Content analysis was chosen as a tool for data analysis in this research The research is qualitative interpretative nature, in which the major steps were: the bibliography on the subjects studied; the construction of the instrument of data collection (script of semi-structured interviews); data collection which was realized with six teachers who have developed proposals for the use of history of mathematics in the classroom; and the analysis of the interviews resulted in the structuring of categories that shown other forms of teacher knowledge already explained in the literatureBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Morey, Bernadete BarbosaBaroni, Rosa Lúcia SverzutSavioli, Angela Marta Pereira das DoresSalvi, Rosana FigueiredoAraman, Eliane Maria de Oliveira2024-05-01T14:04:59Z2024-05-01T14:04:59Z2011.0009.11.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12980porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:39Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12980Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:39Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática |
title |
Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática |
spellingShingle |
Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática Araman, Eliane Maria de Oliveira Matemática Formação de professores Matemática História Professores de matemática Teacher training Mathematics Vocational training Practice teaching Mathematics teachers - History Mathematics |
title_short |
Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática |
title_full |
Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática |
title_fullStr |
Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática |
title_full_unstemmed |
Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática |
title_sort |
Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática |
author |
Araman, Eliane Maria de Oliveira |
author_facet |
Araman, Eliane Maria de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador] Morey, Bernadete Barbosa Baroni, Rosa Lúcia Sverzut Savioli, Angela Marta Pereira das Dores Salvi, Rosana Figueiredo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araman, Eliane Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Formação de professores Matemática História Professores de matemática Teacher training Mathematics Vocational training Practice teaching Mathematics teachers - History Mathematics |
topic |
Matemática Formação de professores Matemática História Professores de matemática Teacher training Mathematics Vocational training Practice teaching Mathematics teachers - History Mathematics |
description |
Resumo: Este trabalho procura investigar a relevância dos conhecimentos advindos de estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes do professor de matemática As investigações evidenciam que os conhecimentos teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação do professor Dessa forma, o objetivo central de nosso estudo é analisar e evidenciar como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes docentes Para isso, os referenciais teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da formação do professor e dos saberes e conhecimentos necessários para ensinar; as discussões sobre as possibilidades do uso pedagógico da história da matemática no ensino de matemática e na formação do professor A análise de conteúdo foi escolhida como o instrumento de análise dos dados desta investigação A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico relativo aos temas estudados; a construção do instrumento de coleta de dados (roteiro da entrevista semiestruturada); a coleta de dados, na qual realizamos entrevistas com seis professores que desenvolveram propostas para o uso da história da matemática em sala de aula; a análise das entrevistas que resultou na estruturação de categorias que evidenciam outras formas de saberes docentes, que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literatura |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
09.11.2011 2011.00 2024-05-01T14:04:59Z 2024-05-01T14:04:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12980 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823481708150784 |