Ensino em ação: acompanhando professores em uma disciplina de mestrado profissional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Villarda, Gabriel Ginez
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17159
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo principal, observar e descrever as negociações realizadas por professores em uma disciplina remota de um programa de mestrado profissional em química de uma universidade estadual situada no norte do paraná, tão bem como a presença e influência de agentes não-humanos presentes nas aulas observadas, e na realidade destes professores. A imersão foi realizada no período de abril de 2021 até o final de junho de 2021. A opção teórico-metodológica está vinculada a uma bricolagem de técnicas e visões descrita através de uma experiência (n)etnográfica, na qual o pesquisador acompanhou as aulas remotas de professores em um programa de mestrado profissional com o intuito de anotar, escrever e revisar para que em seguida pudesse descrever e refletir a respeito das negociações e agentes que foram observados naquele espaço. Os dados foram obtidos através de anotações, diário de campo, observações e transcrições das aulas gravadas que foram analisadas utilizando a noção que Bruno Latour tem para com as ciências. De acordo com sua perspectiva, a prática científica é vista como uma imbricada rede composta por inúmeros elementos, instâncias, interesses, negociações, saberes e mobilizações que são resultado da agência de atores humanos e não-humanos que estão presentes nessa prática social que são as ciências. Esta visão foi utilizada como base, e direcionada para as observações das aulas a fim de tentar perceber os processos de negociação, mobilização, interessamento, agenciamento, entre outros que ocorreram na imbricada rede de ensino na qual foi realizada a imersão, trazendo assim a perspectiva de Latour para o processo de ensino e formação de professores enquanto o mesmo acontece, e que nomeei como ensino em ação
id UEL_e7bcfd048229cad74e22ad1e5432bdee
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17159
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Ensino em ação: acompanhando professores em uma disciplina de mestrado profissionalTeaching in action: following teachers in a professional master 's courseNegociaçõesEnsinoEducaçãoFormação de professoresEducação matemáticaMatemática - Estudo e ensinoAprendizagemQuímicaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaNegotiationsTeachingEducationTeacher educationMathematics educationMathematics - Study and teachingTeacher trainingLearningChemicalA presente dissertação tem como objetivo principal, observar e descrever as negociações realizadas por professores em uma disciplina remota de um programa de mestrado profissional em química de uma universidade estadual situada no norte do paraná, tão bem como a presença e influência de agentes não-humanos presentes nas aulas observadas, e na realidade destes professores. A imersão foi realizada no período de abril de 2021 até o final de junho de 2021. A opção teórico-metodológica está vinculada a uma bricolagem de técnicas e visões descrita através de uma experiência (n)etnográfica, na qual o pesquisador acompanhou as aulas remotas de professores em um programa de mestrado profissional com o intuito de anotar, escrever e revisar para que em seguida pudesse descrever e refletir a respeito das negociações e agentes que foram observados naquele espaço. Os dados foram obtidos através de anotações, diário de campo, observações e transcrições das aulas gravadas que foram analisadas utilizando a noção que Bruno Latour tem para com as ciências. De acordo com sua perspectiva, a prática científica é vista como uma imbricada rede composta por inúmeros elementos, instâncias, interesses, negociações, saberes e mobilizações que são resultado da agência de atores humanos e não-humanos que estão presentes nessa prática social que são as ciências. Esta visão foi utilizada como base, e direcionada para as observações das aulas a fim de tentar perceber os processos de negociação, mobilização, interessamento, agenciamento, entre outros que ocorreram na imbricada rede de ensino na qual foi realizada a imersão, trazendo assim a perspectiva de Latour para o processo de ensino e formação de professores enquanto o mesmo acontece, e que nomeei como ensino em açãoThe main objective of this dissertation is to observe and describe the negotiations carried out by teachers in a remote discipline of a professional master's program in chemistry at a state university located in northern Paraná, as well as the presence and influence of non-human agents present in the observed classes and in the reality of these teachers. The immersion was carried out from April 2021 to the end of June 2021. The theoretical-methodological option is linked to a bricolage of techniques and visions described through an (n)ethnographic experience, in which the researcher accompanied the remote classes of teachers in a professional master's program in order to take notes, write and revise so that he could then describe and reflect on the negotiations and agents that were observed in that space. The data were obtained through notes, field diary, observations and transcriptions of recorded classes that were analyzed using Bruno Latour's notion of science. According to his perspective, scientific practice is seen as an intricate network composed of numerous elements, instances, interests, negotiations, knowledge, and mobilizations that are the result of the agency of human and non-human actors present in this social practice that is science. This vision was used as a basis, and directed towards observations of the classes in order to try to perceive the processes of negotiation, mobilization, interest, agency, among others that occurred in the intricate teaching network in which the immersion was carried out, thus bringing Latour's perspective to the process of teaching and training teachers as it happens, which I named as teaching in actionLorencini Júnior, ÁlvaroCorrêa, Hugo Emmanuel da RosaArruda, Sergio de MelloVillarda, Gabriel Ginez2024-08-08T19:17:41Z2024-08-08T19:17:41Z2023-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17159porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina64 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T06:02:27Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-09T06:02:27Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino em ação: acompanhando professores em uma disciplina de mestrado profissional
Teaching in action: following teachers in a professional master 's course
title Ensino em ação: acompanhando professores em uma disciplina de mestrado profissional
spellingShingle Ensino em ação: acompanhando professores em uma disciplina de mestrado profissional
Villarda, Gabriel Ginez
Negociações
Ensino
Educação
Formação de professores
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Química
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Negotiations
Teaching
Education
Teacher education
Mathematics education
Mathematics - Study and teaching
Teacher training
Learning
Chemical
title_short Ensino em ação: acompanhando professores em uma disciplina de mestrado profissional
title_full Ensino em ação: acompanhando professores em uma disciplina de mestrado profissional
title_fullStr Ensino em ação: acompanhando professores em uma disciplina de mestrado profissional
title_full_unstemmed Ensino em ação: acompanhando professores em uma disciplina de mestrado profissional
title_sort Ensino em ação: acompanhando professores em uma disciplina de mestrado profissional
author Villarda, Gabriel Ginez
author_facet Villarda, Gabriel Ginez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorencini Júnior, Álvaro
Corrêa, Hugo Emmanuel da Rosa
Arruda, Sergio de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Villarda, Gabriel Ginez
dc.subject.por.fl_str_mv Negociações
Ensino
Educação
Formação de professores
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Química
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Negotiations
Teaching
Education
Teacher education
Mathematics education
Mathematics - Study and teaching
Teacher training
Learning
Chemical
topic Negociações
Ensino
Educação
Formação de professores
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Química
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Negotiations
Teaching
Education
Teacher education
Mathematics education
Mathematics - Study and teaching
Teacher training
Learning
Chemical
description A presente dissertação tem como objetivo principal, observar e descrever as negociações realizadas por professores em uma disciplina remota de um programa de mestrado profissional em química de uma universidade estadual situada no norte do paraná, tão bem como a presença e influência de agentes não-humanos presentes nas aulas observadas, e na realidade destes professores. A imersão foi realizada no período de abril de 2021 até o final de junho de 2021. A opção teórico-metodológica está vinculada a uma bricolagem de técnicas e visões descrita através de uma experiência (n)etnográfica, na qual o pesquisador acompanhou as aulas remotas de professores em um programa de mestrado profissional com o intuito de anotar, escrever e revisar para que em seguida pudesse descrever e refletir a respeito das negociações e agentes que foram observados naquele espaço. Os dados foram obtidos através de anotações, diário de campo, observações e transcrições das aulas gravadas que foram analisadas utilizando a noção que Bruno Latour tem para com as ciências. De acordo com sua perspectiva, a prática científica é vista como uma imbricada rede composta por inúmeros elementos, instâncias, interesses, negociações, saberes e mobilizações que são resultado da agência de atores humanos e não-humanos que estão presentes nessa prática social que são as ciências. Esta visão foi utilizada como base, e direcionada para as observações das aulas a fim de tentar perceber os processos de negociação, mobilização, interessamento, agenciamento, entre outros que ocorreram na imbricada rede de ensino na qual foi realizada a imersão, trazendo assim a perspectiva de Latour para o processo de ensino e formação de professores enquanto o mesmo acontece, e que nomeei como ensino em ação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-28
2024-08-08T19:17:41Z
2024-08-08T19:17:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17159
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CCE - Departamento de Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
64 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1832108436444151808