Análise dos processos de construção textual nos ensaios de Michel de Montaigne
Ano de defesa: | 2024 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Resumo: | Resumo: Neste trabalho pretende-se demonstrar como a obra “Ensaios” de Michel de Montaigne (1533-1592) é constituída e como contribui para o estudo de campos distintos do conhecimento, a saber: ética, política, direito, filosofia, pedagogia, medicina, psicologia e estilística, por meio do estudo do Processo de Construção Textual do autor Identificou-se nos “Ensaios” o processo denominado Transmutação de Saberes, assim como os pressupostos formais e lingüísticos do gênero ensaio, cujas configurações foram expostas pelo instrumento teórico da Análise Conversacional Foram identificados procedimentos que assinalam o estilo sui generis da escrita de Montaigne, por intermédio das seguintes teorias enunciativas: Lingüística Textual, Interacionismo Sócio-Discursivo, Análise do Discurso e Análise Conversacional, ambas empregadas para análise de fragmentos de alguns dos “Ensaios” Nessa perspectiva, o presente trabalho possibilitou identificar aspectos do Processo de Construção Textual de Michel de Montaigne e sugeriu direções para a seqüência desse estudo, pois foram analisados apenas alguns fragmentos dos Ensaios, de modo que o corpus inexplorado é ainda muito grande e pode engendrar outros trabalhos |
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Análise dos processos de construção textual nos ensaios de Michel de MontaigneAnálise do discursoInteracionismo sociodiscursivoGêneros textuaisDiscourse analysisSocio-discursive interactionismResumo: Neste trabalho pretende-se demonstrar como a obra “Ensaios” de Michel de Montaigne (1533-1592) é constituída e como contribui para o estudo de campos distintos do conhecimento, a saber: ética, política, direito, filosofia, pedagogia, medicina, psicologia e estilística, por meio do estudo do Processo de Construção Textual do autor Identificou-se nos “Ensaios” o processo denominado Transmutação de Saberes, assim como os pressupostos formais e lingüísticos do gênero ensaio, cujas configurações foram expostas pelo instrumento teórico da Análise Conversacional Foram identificados procedimentos que assinalam o estilo sui generis da escrita de Montaigne, por intermédio das seguintes teorias enunciativas: Lingüística Textual, Interacionismo Sócio-Discursivo, Análise do Discurso e Análise Conversacional, ambas empregadas para análise de fragmentos de alguns dos “Ensaios” Nessa perspectiva, o presente trabalho possibilitou identificar aspectos do Processo de Construção Textual de Michel de Montaigne e sugeriu direções para a seqüência desse estudo, pois foram analisados apenas alguns fragmentos dos Ensaios, de modo que o corpus inexplorado é ainda muito grande e pode engendrar outros trabalhosDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research intends to study how is built Michel de Montaigne’s book “Essays” and how can this contribute for various kind of knowledge, like: ethics, politics, law, philosophy, pedagogy, medicine, psychology and stylistics, throughout studying author’s Textual Building Process It was identified on “Essays” the process denominated Knowledge Transmutation, likewise Essay’s formal and linguistic premises, whose configuration was exposed by theoretical instrument of Conversational Analysis By this way, it was studied the process witch remark Montaigne’s sui generis writing style, from the following denunciative theories: Text Linguistics, Discursive Interactionism, Discourse Analysis and Conversational Analysis, used for analyzing fragments from some of the “Essays” In this point of view, this work intends to identify Michel de Montaigne’s Text Building Process and suggest the sequence of this kind of research, because only a few Essays’ fragments were analyzed, and the whole research corpus is widePanichi, Edina Regina Pugas [Orientador]Galembeck, Paulo de TarsoEva, Luiz Antônio AlvesMantovani, Dante Henrique2024-05-01T11:33:08Z2024-05-01T11:33:08Z2008.0005.06.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8336porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8336Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: Neste trabalho pretende-se demonstrar como a obra “Ensaios” de Michel de Montaigne (1533-1592) é constituída e como contribui para o estudo de campos distintos do conhecimento, a saber: ética, política, direito, filosofia, pedagogia, medicina, psicologia e estilística, por meio do estudo do Processo de Construção Textual do autor Identificou-se nos “Ensaios” o processo denominado Transmutação de Saberes, assim como os pressupostos formais e lingüísticos do gênero ensaio, cujas configurações foram expostas pelo instrumento teórico da Análise Conversacional Foram identificados procedimentos que assinalam o estilo sui generis da escrita de Montaigne, por intermédio das seguintes teorias enunciativas: Lingüística Textual, Interacionismo Sócio-Discursivo, Análise do Discurso e Análise Conversacional, ambas empregadas para análise de fragmentos de alguns dos “Ensaios” Nessa perspectiva, o presente trabalho possibilitou identificar aspectos do Processo de Construção Textual de Michel de Montaigne e sugeriu direções para a seqüência desse estudo, pois foram analisados apenas alguns fragmentos dos Ensaios, de modo que o corpus inexplorado é ainda muito grande e pode engendrar outros trabalhos |
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