Gênero e-mail: uma proposta de utilização da tecnologia digital nas aulas de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Oliveira, Kalina de França
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3087
Resumo: Há inúmeras críticas com relação ao ensino de Língua Portuguesa (LP) e à metodologia utilizada por alguns professores na contemporaneidade. Levando em consideração tal problemática, as ferramentas midiáticas surgem como recursos pedagógicos nas salas de aula para que este cenário seja reconstruído e o gosto pela produção textual ativado. Os alunos escrevem e leem bastante em suportes digitais, mas quase nada produzem nas salas de aula. O que fazer diante deste cenário? Como inserir aulas de LP com qualidade no ciberespaço, ou melhor, como inserir o ciberespaço nas aulas de LP? Com base nisto, a presente pesquisa teve como objetivo apresentar o gênero e-mail como uma proposta de utilização da tecnologia digital que venha a contribuir com as produções de texto nas aulas de LP. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a de campo, de abordagem quanti-qualitativa, realizada por meio de aplicação de questionários e levantamento do corpus para análise dos dados. Para coleta do corpus, o procedimento metodológico adotado na pesquisa-ação foi o desenvolvimento de uma sequência de aulas para produções de E-mails entre 16 alunos do oitavo ano de uma escola municipal da Paraíba. A partir do corpus coletado foram estabelecidas as características desta escrita digital com o intuito de compreender o porquê de os alunos a utilizarem com tanta frequência. A pesquisa foi fundamentada na concepção de linguagem enquanto processo de interação e nas considerações de Belloni (2005), Coscarelli (2006), Gabriel (2013), Geraldi (2010), Gomes (2010; 2011), Köch e Elias (2012), Lévy (1999), Marcuschi (2008; 2010a; 2010b; 2011), Paiva (2010), Rangel e Freire (2012), Silva (2004; 2011), Xavier (2011), dentre outros, no que tange ao ciberespaço e à cibercultura, aos gêneros digitais, à produção textual em ambientes virtuais, às estratégias de escrita, às tecnologias na escola e à influência midiática nas aulas de LP.
id UEPB_625d40f4065b345fcfed62aca2cfb326
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3087
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Gênero e-mail: uma proposta de utilização da tecnologia digital nas aulas de língua portuguesaGênero e-mailTecnologia digitalCiberespaçoProdução textualLINGUISTICA, LETRAS E ARTESHá inúmeras críticas com relação ao ensino de Língua Portuguesa (LP) e à metodologia utilizada por alguns professores na contemporaneidade. Levando em consideração tal problemática, as ferramentas midiáticas surgem como recursos pedagógicos nas salas de aula para que este cenário seja reconstruído e o gosto pela produção textual ativado. Os alunos escrevem e leem bastante em suportes digitais, mas quase nada produzem nas salas de aula. O que fazer diante deste cenário? Como inserir aulas de LP com qualidade no ciberespaço, ou melhor, como inserir o ciberespaço nas aulas de LP? Com base nisto, a presente pesquisa teve como objetivo apresentar o gênero e-mail como uma proposta de utilização da tecnologia digital que venha a contribuir com as produções de texto nas aulas de LP. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a de campo, de abordagem quanti-qualitativa, realizada por meio de aplicação de questionários e levantamento do corpus para análise dos dados. Para coleta do corpus, o procedimento metodológico adotado na pesquisa-ação foi o desenvolvimento de uma sequência de aulas para produções de E-mails entre 16 alunos do oitavo ano de uma escola municipal da Paraíba. A partir do corpus coletado foram estabelecidas as características desta escrita digital com o intuito de compreender o porquê de os alunos a utilizarem com tanta frequência. A pesquisa foi fundamentada na concepção de linguagem enquanto processo de interação e nas considerações de Belloni (2005), Coscarelli (2006), Gabriel (2013), Geraldi (2010), Gomes (2010; 2011), Köch e Elias (2012), Lévy (1999), Marcuschi (2008; 2010a; 2010b; 2011), Paiva (2010), Rangel e Freire (2012), Silva (2004; 2011), Xavier (2011), dentre outros, no que tange ao ciberespaço e à cibercultura, aos gêneros digitais, à produção textual em ambientes virtuais, às estratégias de escrita, às tecnologias na escola e à influência midiática nas aulas de LP.There is a vast amount of criticism relating the teaching of the Portuguese Language (PL) and the methodology used by some teachers nowadays. Taking this into consideration, there appear in the classrooms some media tools to serve as pedagogic resources so that such scenery is reconstructed and the taste for textual production is activated. Students write and read a lot in digital media but almost nothing is produced in the classroom. So, what is one to say when He/she faces this problem? How to insert good PL lessons in the cyberspace, better saying, How to introduce the cyberspace into the PL classes? Based on this, this study aims at presenting the genre E-mail as a proposal of making use of the due digital technology which comes to contribute with text production in PL classes. The methodology to be used is both bibliographical and field research, under a quantitative and qualitative approach, to be executed by means of the application of questionnaires and the surveying of the corpus for data analysis. For the collection of the corpus, the adopted methodological procedure in the research-action will be the development of following classes for the production of E-mails among sixteen students of the 8th degree of a state school in Paraíba. Based on the collected data, the characteristics of these digital writings will be established with the objective of understanding why it is so frequently used. The research is based on the conception of language as a process of interaction and on the studies by Belloni (2005), Coscarelli (2006), Gabriel (2013), Geraldi (2010), Gomes (2010, 2011), Köch & Elias (2012), Lévy (1999), Marcuschi (2008, 2010a; 2010b; 2011), Paiva (2010), Rangel & Freire (2012), Silva (2004; 2011) and Xavier (2011), among others, in what concerns the cyberspace and the cyberculture, digital genres, virtual textual production, the categories of writing, the use of technologies in school and the influence of the media in the PL classes.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASLiebig, Sueli Meirahttp://lattes.cnpq.br/1110267130576680Bora, Zélia Monteirohttp://lattes.cnpq.br/0177034631345545Silva Júnior, Leônidas José dahttp://lattes.cnpq.br/3968129915385876Oliveira, Kalina de França2018-06-06T11:43:01Z2015-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOliveira, Kalina de França. Gênero e-mail: uma proposta de utilização da tecnologia digital nas aulas de língua portuguesa. 2015. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015 .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-06-07T04:20:51Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3087Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-06-07T04:20:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e-mail: uma proposta de utilização da tecnologia digital nas aulas de língua portuguesa
title Gênero e-mail: uma proposta de utilização da tecnologia digital nas aulas de língua portuguesa
spellingShingle Gênero e-mail: uma proposta de utilização da tecnologia digital nas aulas de língua portuguesa
Oliveira, Kalina de França
Gênero e-mail
Tecnologia digital
Ciberespaço
Produção textual
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Gênero e-mail: uma proposta de utilização da tecnologia digital nas aulas de língua portuguesa
title_full Gênero e-mail: uma proposta de utilização da tecnologia digital nas aulas de língua portuguesa
title_fullStr Gênero e-mail: uma proposta de utilização da tecnologia digital nas aulas de língua portuguesa
title_full_unstemmed Gênero e-mail: uma proposta de utilização da tecnologia digital nas aulas de língua portuguesa
title_sort Gênero e-mail: uma proposta de utilização da tecnologia digital nas aulas de língua portuguesa
author Oliveira, Kalina de França
author_facet Oliveira, Kalina de França
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Liebig, Sueli Meira
http://lattes.cnpq.br/1110267130576680
Bora, Zélia Monteiro
http://lattes.cnpq.br/0177034631345545
Silva Júnior, Leônidas José da
http://lattes.cnpq.br/3968129915385876
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kalina de França
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero e-mail
Tecnologia digital
Ciberespaço
Produção textual
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Gênero e-mail
Tecnologia digital
Ciberespaço
Produção textual
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Há inúmeras críticas com relação ao ensino de Língua Portuguesa (LP) e à metodologia utilizada por alguns professores na contemporaneidade. Levando em consideração tal problemática, as ferramentas midiáticas surgem como recursos pedagógicos nas salas de aula para que este cenário seja reconstruído e o gosto pela produção textual ativado. Os alunos escrevem e leem bastante em suportes digitais, mas quase nada produzem nas salas de aula. O que fazer diante deste cenário? Como inserir aulas de LP com qualidade no ciberespaço, ou melhor, como inserir o ciberespaço nas aulas de LP? Com base nisto, a presente pesquisa teve como objetivo apresentar o gênero e-mail como uma proposta de utilização da tecnologia digital que venha a contribuir com as produções de texto nas aulas de LP. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a de campo, de abordagem quanti-qualitativa, realizada por meio de aplicação de questionários e levantamento do corpus para análise dos dados. Para coleta do corpus, o procedimento metodológico adotado na pesquisa-ação foi o desenvolvimento de uma sequência de aulas para produções de E-mails entre 16 alunos do oitavo ano de uma escola municipal da Paraíba. A partir do corpus coletado foram estabelecidas as características desta escrita digital com o intuito de compreender o porquê de os alunos a utilizarem com tanta frequência. A pesquisa foi fundamentada na concepção de linguagem enquanto processo de interação e nas considerações de Belloni (2005), Coscarelli (2006), Gabriel (2013), Geraldi (2010), Gomes (2010; 2011), Köch e Elias (2012), Lévy (1999), Marcuschi (2008; 2010a; 2010b; 2011), Paiva (2010), Rangel e Freire (2012), Silva (2004; 2011), Xavier (2011), dentre outros, no que tange ao ciberespaço e à cibercultura, aos gêneros digitais, à produção textual em ambientes virtuais, às estratégias de escrita, às tecnologias na escola e à influência midiática nas aulas de LP.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-20
2018-06-06T11:43:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira, Kalina de França. Gênero e-mail: uma proposta de utilização da tecnologia digital nas aulas de língua portuguesa. 2015. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015 .
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3087
identifier_str_mv Oliveira, Kalina de França. Gênero e-mail: uma proposta de utilização da tecnologia digital nas aulas de língua portuguesa. 2015. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015 .
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813236307132416