As representações sociais dos estudantes de dois cursos de licenciatura em física da Paraíba

To understand how the teacher education courses should address the challenges from contemporary education, we seek to identify the social representations built by graduates of Physics of the Universidade Estadual da Paraíba and Universidade Federal de Campina Grande about their education. The overal...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Ataíde, Jair Stefanini Pereira de lattes
Orientador/a: Freire, Morgana Lígia de Farias lattes
Banca: Lima, Lourivaldo Mota lattes, Oliveira, Anderson Scardua lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Estadual da Paraíba
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Department: Ensino de Física
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1838
Citação:ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de. Social representations of students from two undergraduate degrees in Physics from Paraíba. 2011. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
Resumo Português:Para compreendermos de que maneira os cursos de formação de professores devem dar conta dos desafios da educação contemporânea, buscamos identificar as representações sociais construídas pelos licenciados de Física da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal de Campina Grande acerca de sua formação. O objetivo geral dessa pesquisa foi investigar as representações sociais que os estudantes constroem sobre os referidos cursos. Participaram da pesquisa 50 e 16 estudantes de diversos períodos da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal de Campina Grande, respectivamente. A técnica escolhida para a metodologia foi o uso da Técnica de Associação Livre de Palavras. As palavras foram categorizadas, agrupadas semanticamente, calculada frequência e a ordem média das evocações. As categorias construídas demonstraram a presença de até quatro dimensões da representação social: aspectos positivos, dificuldades encontradas, as lacunas e realizações referentes ao curso. Assim, a teoria das representações sociais pode contribuir para percebermos a maneira pela qual os estudantes da Licenciatura em Física representam estes cursos com suas potencialidades e dificuldades. Os resultados obtidos indicam que o curso causa certo fascínio. Entretanto, verificamos certos problemas oriundos tanto do nível cognitivo dos estudantes quanto de ordem pedagógica do curso. A análise crítica das representações sociais dos estudantes pode contribuir em trilhar um caminho para se formar uma imagem positiva do curso e a valorização profissional do licenciado em Física em nossa sociedade.
Resumo inglês:To understand how the teacher education courses should address the challenges from contemporary education, we seek to identify the social representations built by graduates of Physics of the Universidade Estadual da Paraíba and Universidade Federal de Campina Grande about their education. The overall objective of this research was to investigate the social representations that students build about these courses. Fifty and sixteen students from various levels from Universidade Estadual da Paraíba and the Universidade Federal de Campina Grande participated in the research, respectively. The technique chosen for the methodology was to use the technique of free association of words. The words were categorized, were grouped semantically, frequency was calculated, as well as the average order of evocation of the words. The constructed categories showed the presence of up to four dimensions of social representation: positive aspects, difficulties found, gaps and achievements related to the course. Thus, the theory of social representation can contribute to understand the way in which students of Licenciatura em Física represent these courses with their potentialities and difficulties. The results indicate that the course causes a certain fascination. However, we verified some problems from both the cognitive level of students and of the pedagogical part of the course. A critical analysis of social representations of the students can contribute to tread a way to form a positive image of the course and of the professional valorization of the Physics Teachers in our society.