Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Oliveira, Luíza Estruc dos Santos de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22354
Resumo: A presente pesquisa procurou reafirmar a figura da artista Djanira da Motta e Silva no centro de sua produção durante o modernismo brasileiro, afastando-a da antiga intitulação de artista naif presente na narrativa da crítica de arte. A importante obra deixada por ela foi revisitada, nesse sentido, para investigar plasticamente suas influências artísticas e singularidades. Como foco para análise do repertório de uma artista multifacetada, foram escolhidos painéis com cenas de trabalho produzidos no período que compreendeu sua maturidade artística, durante a década de 1950 após sua primeira viagem internacional com destino aos Estados Unidos. A consulta de informações para entendimento de seu conjunto de obras, foi realizada por meio de catálogos de suas exposições individuais e coletivas, bem como jornais da época que mencionavam tais obras e que apresentavam colocações da própria pintora sobre sua produção artística. Ao separar falas da artista das críticas recebidas olhando para os objetos artísticos, foi possível identificar fatores plásticos e fatos históricos que comprovam a singularidade da obra de Djanira e a posicionam onde ela mesma gostaria de estar, reforçando, mais uma vez, sua importância ao modernismo brasileiro
id UERJ_08d5150e6b38d10b29fb67f04e08ee82
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/22354
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiroDjanira da Motta e Silva: a modernism contributionModernismNaive artMuralModernist womenDjanira da Motta e SilvaModernismoArte naifMuralismoMulheres modernistasDjanira, 1914-1979Modernismo (Arte) – Brasil – HistóriaArte naif – BrasilPintura e decoração mural – BrasilMulheres artistasLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESA presente pesquisa procurou reafirmar a figura da artista Djanira da Motta e Silva no centro de sua produção durante o modernismo brasileiro, afastando-a da antiga intitulação de artista naif presente na narrativa da crítica de arte. A importante obra deixada por ela foi revisitada, nesse sentido, para investigar plasticamente suas influências artísticas e singularidades. Como foco para análise do repertório de uma artista multifacetada, foram escolhidos painéis com cenas de trabalho produzidos no período que compreendeu sua maturidade artística, durante a década de 1950 após sua primeira viagem internacional com destino aos Estados Unidos. A consulta de informações para entendimento de seu conjunto de obras, foi realizada por meio de catálogos de suas exposições individuais e coletivas, bem como jornais da época que mencionavam tais obras e que apresentavam colocações da própria pintora sobre sua produção artística. Ao separar falas da artista das críticas recebidas olhando para os objetos artísticos, foi possível identificar fatores plásticos e fatos históricos que comprovam a singularidade da obra de Djanira e a posicionam onde ela mesma gostaria de estar, reforçando, mais uma vez, sua importância ao modernismo brasileiroThe present research seeks to reaffirm the figure of the artist Djanira da Motta e Silva at the center of her production during Brazilian modernism, subverting the old title of naïve artist in the narrative of art criticism. An important work left by her was revisited, in a way to plastically investigate its artistic influences and singularities. As a focus for analyzing the repertoire of a multifaceted artist, panels with the work scenes produced in the period that comprised her artistic maturity, during the 1950s after her first international trip to the United States, were chosen as an analisis focus. The data to understand her set of works was carried out through catalogs of her individual and collective art exhibits, as well as newspapers of the time that mentioned such art works and that presented statements by her own about her artistic production. By separating the artist's statements from the criticism received, taking the artistic objects as reference, it was possible to identify plastic factors and historical facts that prove the uniqueness of Djanira's work and how she defined herself, reinforcing, once again, her importance to Brazilian modernismCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em História da ArteRagazzi, Alexandrehttps://orcid.org/0000-0002-4259-5597http://lattes.cnpq.br/7324327996376435Siqueira, Vera Beatrizhttp://lattes.cnpq.br/1894603811935769Pereira, Amanda Reis Tavareshttp://lattes.cnpq.br/8435356809346978Baptista, Anna Paola Pachecohttp://lattes.cnpq.br/1685862968633711Oliveira, Luíza Estruc dos Santos de2024-07-08T19:46:34Z2024-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Luíza Estruc dos Santos. Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro, 2024.126 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-09-03T19:44:41Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/22354Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-09-03T19:44:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro
Djanira da Motta e Silva: a modernism contribution
title Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro
spellingShingle Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro
Oliveira, Luíza Estruc dos Santos de
Modernism
Naive art
Mural
Modernist women
Djanira da Motta e Silva
Modernismo
Arte naif
Muralismo
Mulheres modernistas
Djanira, 1914-1979
Modernismo (Arte) – Brasil – História
Arte naif – Brasil
Pintura e decoração mural – Brasil
Mulheres artistas
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro
title_full Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro
title_fullStr Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro
title_full_unstemmed Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro
title_sort Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro
author Oliveira, Luíza Estruc dos Santos de
author_facet Oliveira, Luíza Estruc dos Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ragazzi, Alexandre
https://orcid.org/0000-0002-4259-5597
http://lattes.cnpq.br/7324327996376435
Siqueira, Vera Beatriz
http://lattes.cnpq.br/1894603811935769
Pereira, Amanda Reis Tavares
http://lattes.cnpq.br/8435356809346978
Baptista, Anna Paola Pacheco
http://lattes.cnpq.br/1685862968633711
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luíza Estruc dos Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Modernism
Naive art
Mural
Modernist women
Djanira da Motta e Silva
Modernismo
Arte naif
Muralismo
Mulheres modernistas
Djanira, 1914-1979
Modernismo (Arte) – Brasil – História
Arte naif – Brasil
Pintura e decoração mural – Brasil
Mulheres artistas
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic Modernism
Naive art
Mural
Modernist women
Djanira da Motta e Silva
Modernismo
Arte naif
Muralismo
Mulheres modernistas
Djanira, 1914-1979
Modernismo (Arte) – Brasil – História
Arte naif – Brasil
Pintura e decoração mural – Brasil
Mulheres artistas
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description A presente pesquisa procurou reafirmar a figura da artista Djanira da Motta e Silva no centro de sua produção durante o modernismo brasileiro, afastando-a da antiga intitulação de artista naif presente na narrativa da crítica de arte. A importante obra deixada por ela foi revisitada, nesse sentido, para investigar plasticamente suas influências artísticas e singularidades. Como foco para análise do repertório de uma artista multifacetada, foram escolhidos painéis com cenas de trabalho produzidos no período que compreendeu sua maturidade artística, durante a década de 1950 após sua primeira viagem internacional com destino aos Estados Unidos. A consulta de informações para entendimento de seu conjunto de obras, foi realizada por meio de catálogos de suas exposições individuais e coletivas, bem como jornais da época que mencionavam tais obras e que apresentavam colocações da própria pintora sobre sua produção artística. Ao separar falas da artista das críticas recebidas olhando para os objetos artísticos, foi possível identificar fatores plásticos e fatos históricos que comprovam a singularidade da obra de Djanira e a posicionam onde ela mesma gostaria de estar, reforçando, mais uma vez, sua importância ao modernismo brasileiro
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-08T19:46:34Z
2024-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Luíza Estruc dos Santos. Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro, 2024.126 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22354
identifier_str_mv OLIVEIRA, Luíza Estruc dos Santos. Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro, 2024.126 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em História da Arte
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em História da Arte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1829133733673828352