Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro
Ano de defesa: | 2024 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em História da Arte |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22354 |
Resumo: | A presente pesquisa procurou reafirmar a figura da artista Djanira da Motta e Silva no centro de sua produção durante o modernismo brasileiro, afastando-a da antiga intitulação de artista naif presente na narrativa da crítica de arte. A importante obra deixada por ela foi revisitada, nesse sentido, para investigar plasticamente suas influências artísticas e singularidades. Como foco para análise do repertório de uma artista multifacetada, foram escolhidos painéis com cenas de trabalho produzidos no período que compreendeu sua maturidade artística, durante a década de 1950 após sua primeira viagem internacional com destino aos Estados Unidos. A consulta de informações para entendimento de seu conjunto de obras, foi realizada por meio de catálogos de suas exposições individuais e coletivas, bem como jornais da época que mencionavam tais obras e que apresentavam colocações da própria pintora sobre sua produção artística. Ao separar falas da artista das críticas recebidas olhando para os objetos artísticos, foi possível identificar fatores plásticos e fatos históricos que comprovam a singularidade da obra de Djanira e a posicionam onde ela mesma gostaria de estar, reforçando, mais uma vez, sua importância ao modernismo brasileiro |
id |
UERJ_08d5150e6b38d10b29fb67f04e08ee82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/22354 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiroDjanira da Motta e Silva: a modernism contributionModernismNaive artMuralModernist womenDjanira da Motta e SilvaModernismoArte naifMuralismoMulheres modernistasDjanira, 1914-1979Modernismo (Arte) – Brasil – HistóriaArte naif – BrasilPintura e decoração mural – BrasilMulheres artistasLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESA presente pesquisa procurou reafirmar a figura da artista Djanira da Motta e Silva no centro de sua produção durante o modernismo brasileiro, afastando-a da antiga intitulação de artista naif presente na narrativa da crítica de arte. A importante obra deixada por ela foi revisitada, nesse sentido, para investigar plasticamente suas influências artísticas e singularidades. Como foco para análise do repertório de uma artista multifacetada, foram escolhidos painéis com cenas de trabalho produzidos no período que compreendeu sua maturidade artística, durante a década de 1950 após sua primeira viagem internacional com destino aos Estados Unidos. A consulta de informações para entendimento de seu conjunto de obras, foi realizada por meio de catálogos de suas exposições individuais e coletivas, bem como jornais da época que mencionavam tais obras e que apresentavam colocações da própria pintora sobre sua produção artística. Ao separar falas da artista das críticas recebidas olhando para os objetos artísticos, foi possível identificar fatores plásticos e fatos históricos que comprovam a singularidade da obra de Djanira e a posicionam onde ela mesma gostaria de estar, reforçando, mais uma vez, sua importância ao modernismo brasileiroThe present research seeks to reaffirm the figure of the artist Djanira da Motta e Silva at the center of her production during Brazilian modernism, subverting the old title of naïve artist in the narrative of art criticism. An important work left by her was revisited, in a way to plastically investigate its artistic influences and singularities. As a focus for analyzing the repertoire of a multifaceted artist, panels with the work scenes produced in the period that comprised her artistic maturity, during the 1950s after her first international trip to the United States, were chosen as an analisis focus. The data to understand her set of works was carried out through catalogs of her individual and collective art exhibits, as well as newspapers of the time that mentioned such art works and that presented statements by her own about her artistic production. By separating the artist's statements from the criticism received, taking the artistic objects as reference, it was possible to identify plastic factors and historical facts that prove the uniqueness of Djanira's work and how she defined herself, reinforcing, once again, her importance to Brazilian modernismCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em História da ArteRagazzi, Alexandrehttps://orcid.org/0000-0002-4259-5597http://lattes.cnpq.br/7324327996376435Siqueira, Vera Beatrizhttp://lattes.cnpq.br/1894603811935769Pereira, Amanda Reis Tavareshttp://lattes.cnpq.br/8435356809346978Baptista, Anna Paola Pachecohttp://lattes.cnpq.br/1685862968633711Oliveira, Luíza Estruc dos Santos de2024-07-08T19:46:34Z2024-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Luíza Estruc dos Santos. Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro, 2024.126 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-09-03T19:44:41Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/22354Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-09-03T19:44:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro Djanira da Motta e Silva: a modernism contribution |
title |
Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro |
spellingShingle |
Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro Oliveira, Luíza Estruc dos Santos de Modernism Naive art Mural Modernist women Djanira da Motta e Silva Modernismo Arte naif Muralismo Mulheres modernistas Djanira, 1914-1979 Modernismo (Arte) – Brasil – História Arte naif – Brasil Pintura e decoração mural – Brasil Mulheres artistas LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro |
title_full |
Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro |
title_fullStr |
Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro |
title_full_unstemmed |
Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro |
title_sort |
Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro |
author |
Oliveira, Luíza Estruc dos Santos de |
author_facet |
Oliveira, Luíza Estruc dos Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ragazzi, Alexandre https://orcid.org/0000-0002-4259-5597 http://lattes.cnpq.br/7324327996376435 Siqueira, Vera Beatriz http://lattes.cnpq.br/1894603811935769 Pereira, Amanda Reis Tavares http://lattes.cnpq.br/8435356809346978 Baptista, Anna Paola Pacheco http://lattes.cnpq.br/1685862968633711 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luíza Estruc dos Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modernism Naive art Mural Modernist women Djanira da Motta e Silva Modernismo Arte naif Muralismo Mulheres modernistas Djanira, 1914-1979 Modernismo (Arte) – Brasil – História Arte naif – Brasil Pintura e decoração mural – Brasil Mulheres artistas LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
Modernism Naive art Mural Modernist women Djanira da Motta e Silva Modernismo Arte naif Muralismo Mulheres modernistas Djanira, 1914-1979 Modernismo (Arte) – Brasil – História Arte naif – Brasil Pintura e decoração mural – Brasil Mulheres artistas LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
A presente pesquisa procurou reafirmar a figura da artista Djanira da Motta e Silva no centro de sua produção durante o modernismo brasileiro, afastando-a da antiga intitulação de artista naif presente na narrativa da crítica de arte. A importante obra deixada por ela foi revisitada, nesse sentido, para investigar plasticamente suas influências artísticas e singularidades. Como foco para análise do repertório de uma artista multifacetada, foram escolhidos painéis com cenas de trabalho produzidos no período que compreendeu sua maturidade artística, durante a década de 1950 após sua primeira viagem internacional com destino aos Estados Unidos. A consulta de informações para entendimento de seu conjunto de obras, foi realizada por meio de catálogos de suas exposições individuais e coletivas, bem como jornais da época que mencionavam tais obras e que apresentavam colocações da própria pintora sobre sua produção artística. Ao separar falas da artista das críticas recebidas olhando para os objetos artísticos, foi possível identificar fatores plásticos e fatos históricos que comprovam a singularidade da obra de Djanira e a posicionam onde ela mesma gostaria de estar, reforçando, mais uma vez, sua importância ao modernismo brasileiro |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-08T19:46:34Z 2024-06-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Luíza Estruc dos Santos. Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro, 2024.126 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22354 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Luíza Estruc dos Santos. Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro, 2024.126 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em História da Arte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em História da Arte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1829133733673828352 |