A arte na/da educação: a invenção cotidiana da escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Victorio Filho, Aldo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Art
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10274
Resumo: O presente trabalho parte das experiências vividas no colégio no qual sou professor de artes - um colégio público de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro as quais são utilizadas como argumentação da tese que defende o espaço escolar como cenário imagético permanentemente reinventado nas relações e vivências coletivas que abriga. A escola imaginada cotidianamente por seus protagonistas, professores, professoras, alunos e alunas é, então, apresentada em seu dia-a-dia como uma rede imagética na qual aparece a produção de sentidos para a existência desses praticantes no/do cotidiano do universo escolar público. O que é tomado como central neste universo é a potência imaginal investida na produção da escola em seus transitórios espaços e tempos sempre impregnados de belezas. Sob essa perspectiva, os protagonistas da escola fazem de uma vida difícil, às vezes dura, a estética do acontecimento do dia-adia, sem racionalizarem, necessariamente, a condição sisífica inerente à permanente criação de sentimentos de existir, imprescindível ação para tornar a vida mais que suportável, fruível. Nesse caminho, tentei captar o fugidio, a fugacidade dos pequenos acontecimentos cotidianos que, a despeito de sua volatilidade e aparente irrelevância, emergem como preciosos indícios de um universo não considerado ou não percebido por muitos que pesquisam a Educação nesses mesmos espaços escolares. Para tanto, o texto foi articulado entre cinco categorias do imaginário - reprodução, irrealização, evocação, fabulação e criação - entendidas como produtoras das imagens da escola. Imagens que se enredam e confundem na contínua invenção da escola. Imagens narradas por meio da escrita e por meio das fotografias produzidas ao longo da pesquisa,mediadas pela idéia de que a vida cotidiana é mais próxima da arte do que comumente é imaginado.
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O que é tomado como central neste universo é a potência imaginal investida na produção da escola em seus transitórios espaços e tempos sempre impregnados de belezas. Sob essa perspectiva, os protagonistas da escola fazem de uma vida difícil, às vezes dura, a estética do acontecimento do dia-adia, sem racionalizarem, necessariamente, a condição sisífica inerente à permanente criação de sentimentos de existir, imprescindível ação para tornar a vida mais que suportável, fruível. Nesse caminho, tentei captar o fugidio, a fugacidade dos pequenos acontecimentos cotidianos que, a despeito de sua volatilidade e aparente irrelevância, emergem como preciosos indícios de um universo não considerado ou não percebido por muitos que pesquisam a Educação nesses mesmos espaços escolares. Para tanto, o texto foi articulado entre cinco categorias do imaginário - reprodução, irrealização, evocação, fabulação e criação - entendidas como produtoras das imagens da escola. Imagens que se enredam e confundem na contínua invenção da escola. Imagens narradas por meio da escrita e por meio das fotografias produzidas ao longo da pesquisa,mediadas pela idéia de que a vida cotidiana é mais próxima da arte do que comumente é imaginado.Le présent travail part des expériences vécues dans le lycée où je suis enseignant des Arts - un lycée gratuit de l'enseignement secondaire appartenant au réseau public de l'Etat de Rio de Janeiro - lesquelles sont utilisées comme argumentation de ma thèse qui soutient que l'espace scolaireest un scénario iconique réinventé en permanence dans les relations et les cohabitations collectives qu'ilabrite. Le lycée imaginé quotidiennement par ses protagonistes, ses enseignants, ses élèves - hommes ou femmes - est alors présenté au jour le jour comme un réseauiconique dans lequel resplendit la production des sens pour l'existence de ces pratiquants, à la fois du quotidien et dans le quotidien, de l'univers des lycées publics. Cequi est pris comme noyau dans cet univers est la puissance imaginelle investie à la production dans le lycée aussi bien dans ses espaces transitaires que dans ses temps toujours si impregnés de beautés. Sous cette perspective, les protagonistes du lycée font d'une vie difficile, voire dure, l'esthétique de l'événement au jour le jour, indifférents à leur condition de Sisyphe inhérente à la permanente création des sentiments d'exister, action indispensable pour rendre la vie plus que supportable, réjouissante. Ce faisant, j'ai essayé de capturer le fuyant, la fugacité de petits événements quotidiens qui, malgré leur volatilité et leur apparent manque d'importance, émergent comme étant des indices précieux d'un univers qui n'est ni pris em compte ni apperçu en matière d'Education par beaucoup de chercheurs travaillant dans les mêmes espaces scolaires. À cette fin, le texte a été articulé entre cinq catégories de l'imaginaire - reproduction, irréalisation, évocation, fabulation, et création - entendues comme productrices des images du lycée. Ces images s'emmêlent et se confondent dans la continuelle invention du lycée. Ces imagens sont narrées au moyen de l'écriture, et au moyen des photographies produites tout au long de cette recherche, moyennant l'idée que la vie quotidienne est souvent beaucoup plus proche de l'art que ce que nous, d'habitude, l'imaginons.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBRUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Inês Barbosa dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783482J7&dataRevisao=nullAmorim, Antonio Carlos Rodrigues dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798668A5&dataRevisao=nullFerraço, Carlos Eduardohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786373Y6Cruz, Jorge Luizhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781261Z1&dataRevisao=nullPereira, Rita Marisa Ribeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796927Z3&dataRevisao=nullVictorio Filho, Aldo2021-01-05T21:42:51Z2006-08-252005-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVICTORIO FILHO, Aldo. A arte na/da educação: a invenção cotidiana da escola. 2005. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:44Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10274Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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