Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19358 |
Resumo: | A presente dissertação tem como proposta evidenciar os saberes docentes construídos no cotidiano por meio de um coletivo de formação docente, apresentando uma possibilidade de formação continuada que se faz em parceria profissional, por meio das relações construídas no diálogo. Entende-se essas parcerias profissionais estabelecidas não as que são impostas pelas demandas da instituição de trabalho, mas as buscas por pares no dia a dia em uma tentativa constante de aperfeiçoamento dentro da profissão. A dissertação apresenta os saberes e fazeres do GEPALFA – Grupo de Estudos e Práticas em Alfabetização - do Colégio Pedro II, caminhando entre suas narrativas que trazem à tona memórias formativas, saberes de professoras que pesquisam com o cotidiano de suas práticas e concepções políticas e pedagógicas acerca do trabalho na escola. |
id |
UERJ_5ac63f0732cfdc064671a19c7fdd853c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/19358 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docenteTeacher knowledges produced in daily life: teacher training continued by means of dialog in a collective of teacher training.Continuing teacher trainingTeaching formation collectivesDialogicityFormação docente continuadaColetivos de formação docenteDialogicidadeCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente dissertação tem como proposta evidenciar os saberes docentes construídos no cotidiano por meio de um coletivo de formação docente, apresentando uma possibilidade de formação continuada que se faz em parceria profissional, por meio das relações construídas no diálogo. Entende-se essas parcerias profissionais estabelecidas não as que são impostas pelas demandas da instituição de trabalho, mas as buscas por pares no dia a dia em uma tentativa constante de aperfeiçoamento dentro da profissão. A dissertação apresenta os saberes e fazeres do GEPALFA – Grupo de Estudos e Práticas em Alfabetização - do Colégio Pedro II, caminhando entre suas narrativas que trazem à tona memórias formativas, saberes de professoras que pesquisam com o cotidiano de suas práticas e concepções políticas e pedagógicas acerca do trabalho na escola.The purpose of this dissertation is to highlight the teaching knowledge built in daily life through a teacher training collective, presenting a possibility of continuous formation that is done in a professional partnership, through the relationships built in the dialogue. These established professional partnerships are understood not to be those imposed by the demands of the work institution, but rather to search for peers on a day-to-day basis in a constant attempt at improvement within the profession. The dissertation presents the knowledges and accomplishments of GEPALFA - Group of Studies and Practices in Literacy - of the Pedro II College, walking among its narratives that bring to the fore the formative memories, the knowledge of teachers who research with the daily life of their practices and political and pedagogical conceptions about work in school.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da SilveiraBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJFernandes, Andrea da Paixãohttp://lattes.cnpq.br/5619510675947588Morais, Jacqueline de Fátima dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0089597416706758Fetzner, Andrea Rosanahttp://lattes.cnpq.br/1794350930106112Silva, Lincoln Tavareshttp://lattes.cnpq.br/1212978359249510Britto, Luciana Teixeira Guimarães de2023-04-11T15:46:42Z2018-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITTO, L. T. G. Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T18:47:17Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/19358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T18:47:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente Teacher knowledges produced in daily life: teacher training continued by means of dialog in a collective of teacher training. |
title |
Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente |
spellingShingle |
Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente Britto, Luciana Teixeira Guimarães de Continuing teacher training Teaching formation collectives Dialogicity Formação docente continuada Coletivos de formação docente Dialogicidade CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente |
title_full |
Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente |
title_fullStr |
Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente |
title_sort |
Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente |
author |
Britto, Luciana Teixeira Guimarães de |
author_facet |
Britto, Luciana Teixeira Guimarães de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Andrea da Paixão http://lattes.cnpq.br/5619510675947588 Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos http://lattes.cnpq.br/0089597416706758 Fetzner, Andrea Rosana http://lattes.cnpq.br/1794350930106112 Silva, Lincoln Tavares http://lattes.cnpq.br/1212978359249510 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Britto, Luciana Teixeira Guimarães de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Continuing teacher training Teaching formation collectives Dialogicity Formação docente continuada Coletivos de formação docente Dialogicidade CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Continuing teacher training Teaching formation collectives Dialogicity Formação docente continuada Coletivos de formação docente Dialogicidade CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A presente dissertação tem como proposta evidenciar os saberes docentes construídos no cotidiano por meio de um coletivo de formação docente, apresentando uma possibilidade de formação continuada que se faz em parceria profissional, por meio das relações construídas no diálogo. Entende-se essas parcerias profissionais estabelecidas não as que são impostas pelas demandas da instituição de trabalho, mas as buscas por pares no dia a dia em uma tentativa constante de aperfeiçoamento dentro da profissão. A dissertação apresenta os saberes e fazeres do GEPALFA – Grupo de Estudos e Práticas em Alfabetização - do Colégio Pedro II, caminhando entre suas narrativas que trazem à tona memórias formativas, saberes de professoras que pesquisam com o cotidiano de suas práticas e concepções políticas e pedagógicas acerca do trabalho na escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-17 2023-04-11T15:46:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRITTO, L. T. G. Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19358 |
identifier_str_mv |
BRITTO, L. T. G. Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1829133694117347328 |