Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Britto, Luciana Teixeira Guimarães de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19358
Resumo: A presente dissertação tem como proposta evidenciar os saberes docentes construídos no cotidiano por meio de um coletivo de formação docente, apresentando uma possibilidade de formação continuada que se faz em parceria profissional, por meio das relações construídas no diálogo. Entende-se essas parcerias profissionais estabelecidas não as que são impostas pelas demandas da instituição de trabalho, mas as buscas por pares no dia a dia em uma tentativa constante de aperfeiçoamento dentro da profissão. A dissertação apresenta os saberes e fazeres do GEPALFA – Grupo de Estudos e Práticas em Alfabetização - do Colégio Pedro II, caminhando entre suas narrativas que trazem à tona memórias formativas, saberes de professoras que pesquisam com o cotidiano de suas práticas e concepções políticas e pedagógicas acerca do trabalho na escola.
id UERJ_5ac63f0732cfdc064671a19c7fdd853c
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/19358
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docenteTeacher knowledges produced in daily life: teacher training continued by means of dialog in a collective of teacher training.Continuing teacher trainingTeaching formation collectivesDialogicityFormação docente continuadaColetivos de formação docenteDialogicidadeCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente dissertação tem como proposta evidenciar os saberes docentes construídos no cotidiano por meio de um coletivo de formação docente, apresentando uma possibilidade de formação continuada que se faz em parceria profissional, por meio das relações construídas no diálogo. Entende-se essas parcerias profissionais estabelecidas não as que são impostas pelas demandas da instituição de trabalho, mas as buscas por pares no dia a dia em uma tentativa constante de aperfeiçoamento dentro da profissão. A dissertação apresenta os saberes e fazeres do GEPALFA – Grupo de Estudos e Práticas em Alfabetização - do Colégio Pedro II, caminhando entre suas narrativas que trazem à tona memórias formativas, saberes de professoras que pesquisam com o cotidiano de suas práticas e concepções políticas e pedagógicas acerca do trabalho na escola.The purpose of this dissertation is to highlight the teaching knowledge built in daily life through a teacher training collective, presenting a possibility of continuous formation that is done in a professional partnership, through the relationships built in the dialogue. These established professional partnerships are understood not to be those imposed by the demands of the work institution, but rather to search for peers on a day-to-day basis in a constant attempt at improvement within the profession. The dissertation presents the knowledges and accomplishments of GEPALFA - Group of Studies and Practices in Literacy - of the Pedro II College, walking among its narratives that bring to the fore the formative memories, the knowledge of teachers who research with the daily life of their practices and political and pedagogical conceptions about work in school.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da SilveiraBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJFernandes, Andrea da Paixãohttp://lattes.cnpq.br/5619510675947588Morais, Jacqueline de Fátima dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0089597416706758Fetzner, Andrea Rosanahttp://lattes.cnpq.br/1794350930106112Silva, Lincoln Tavareshttp://lattes.cnpq.br/1212978359249510Britto, Luciana Teixeira Guimarães de2023-04-11T15:46:42Z2018-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITTO, L. T. G. Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T18:47:17Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/19358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T18:47:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente
Teacher knowledges produced in daily life: teacher training continued by means of dialog in a collective of teacher training.
title Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente
spellingShingle Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente
Britto, Luciana Teixeira Guimarães de
Continuing teacher training
Teaching formation collectives
Dialogicity
Formação docente continuada
Coletivos de formação docente
Dialogicidade
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente
title_full Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente
title_fullStr Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente
title_full_unstemmed Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente
title_sort Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente
author Britto, Luciana Teixeira Guimarães de
author_facet Britto, Luciana Teixeira Guimarães de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Andrea da Paixão
http://lattes.cnpq.br/5619510675947588
Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos
http://lattes.cnpq.br/0089597416706758
Fetzner, Andrea Rosana
http://lattes.cnpq.br/1794350930106112
Silva, Lincoln Tavares
http://lattes.cnpq.br/1212978359249510
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto, Luciana Teixeira Guimarães de
dc.subject.por.fl_str_mv Continuing teacher training
Teaching formation collectives
Dialogicity
Formação docente continuada
Coletivos de formação docente
Dialogicidade
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Continuing teacher training
Teaching formation collectives
Dialogicity
Formação docente continuada
Coletivos de formação docente
Dialogicidade
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A presente dissertação tem como proposta evidenciar os saberes docentes construídos no cotidiano por meio de um coletivo de formação docente, apresentando uma possibilidade de formação continuada que se faz em parceria profissional, por meio das relações construídas no diálogo. Entende-se essas parcerias profissionais estabelecidas não as que são impostas pelas demandas da instituição de trabalho, mas as buscas por pares no dia a dia em uma tentativa constante de aperfeiçoamento dentro da profissão. A dissertação apresenta os saberes e fazeres do GEPALFA – Grupo de Estudos e Práticas em Alfabetização - do Colégio Pedro II, caminhando entre suas narrativas que trazem à tona memórias formativas, saberes de professoras que pesquisam com o cotidiano de suas práticas e concepções políticas e pedagógicas acerca do trabalho na escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-17
2023-04-11T15:46:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITTO, L. T. G. Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19358
identifier_str_mv BRITTO, L. T. G. Saberes docentes produzidos no cotidiano: a formação docente continuada por meio do diálogo em um coletivo de formação docente. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1829133694117347328