Abordagem comunicativa e estudo do léxico: o vocabulário em livros didáticos de Português como língua estrangeira
Ano de defesa: | 2024 |
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Autor(a) principal: | |
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Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22012 |
Resumo: | Os professores de português como língua estrangeira (PLE) têm uma pergunta a responder: Que vocabulário devemos ensinar? Até agora, a resposta simples tem sido “ensine o vocabulário incluído nos livros didáticos”. No entanto, esta não parece ser a melhor resposta, porque, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Center for Applied Second Language Studies (2010), apesar de aprender por quatro anos a mesma língua no ensino médio em escolas americanas, a maioria dos alunos termina com a proficiência de um iniciante superior (novice high de acordo com os descritores de proficiência do ACTFL) e somente uma pequena parcela atinge nível intermediário baixo (low intermediate segundo o ACTFL). Isso significa que as longas listas de palavras para memorização e as atividades para ensinar vocabulário presentes nos livros didáticos não têm promovido aprendizagem lexical. Neste contexto, esta Tese tem como objetivo apresentar a análise do trabalho com vocabulário em três livros didáticos para ensino de Português como Língua Estrangeira em escolas e universidades americanas. Para tanto, constituíram-se como corpus da Tese os livros Muito Prazer: Fale o Português do Brasil, Ponto de Encontro: Portuguese as a World Language e Bate-Papo:an introduction to Portuguese voltados a alunos dos níveis iniciante e intermediário. Quanto aos estudos teóricos que conduzem a análise, discutimos a abordagem comunicativa introduzida por Hymes (1970); Canale e Swain (1980); Richards e Rogers (1986) e, no Brasil, Almeida Filho (2009). Analisamos o papel dos livros didáticos na aprendizagem de línguas a partir de Cunningsworth (1995); Scaramucci, Diniz e Stradiotti (2009); Baião (2018); Azevedo e Tomitch (2019). O arcabouço teórico para o ensino de vocabulário vem dos estudos de Leffa (2000); Nation (2006); Nation e Weeb (2017); Folse (2020). A partir da análise dos livros, constatamos que a abordagem predominante é a estrutural com uma roupagem comunicativa, apesar de os autores afirmarem que o ensino do vocabulário em sua obra segue uma abordagem comunicativa. O vocabulário continua a ocupar um papel periférico, e as listas de palavras criadas a partir do tema da unidade continuam seguindo um critério subjetivo |
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Abordagem comunicativa e estudo do léxico: o vocabulário em livros didáticos de Português como língua estrangeiraCommunicative approach and lexicon study: vocabulary in Portuguese as a foreign languagePortuguese as a foreign languageCommunicative approachVocabulary instructionTextbookPortuguês como língua estrangeiraAbordagem comunicativaEnsino de vocabulárioLivro didáticoLíngua portuguesa – Compêndios para estrangeirosLíngua portuguesa – VocabulárioLíngua portuguesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeirosLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAOs professores de português como língua estrangeira (PLE) têm uma pergunta a responder: Que vocabulário devemos ensinar? Até agora, a resposta simples tem sido “ensine o vocabulário incluído nos livros didáticos”. No entanto, esta não parece ser a melhor resposta, porque, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Center for Applied Second Language Studies (2010), apesar de aprender por quatro anos a mesma língua no ensino médio em escolas americanas, a maioria dos alunos termina com a proficiência de um iniciante superior (novice high de acordo com os descritores de proficiência do ACTFL) e somente uma pequena parcela atinge nível intermediário baixo (low intermediate segundo o ACTFL). Isso significa que as longas listas de palavras para memorização e as atividades para ensinar vocabulário presentes nos livros didáticos não têm promovido aprendizagem lexical. Neste contexto, esta Tese tem como objetivo apresentar a análise do trabalho com vocabulário em três livros didáticos para ensino de Português como Língua Estrangeira em escolas e universidades americanas. Para tanto, constituíram-se como corpus da Tese os livros Muito Prazer: Fale o Português do Brasil, Ponto de Encontro: Portuguese as a World Language e Bate-Papo:an introduction to Portuguese voltados a alunos dos níveis iniciante e intermediário. Quanto aos estudos teóricos que conduzem a análise, discutimos a abordagem comunicativa introduzida por Hymes (1970); Canale e Swain (1980); Richards e Rogers (1986) e, no Brasil, Almeida Filho (2009). Analisamos o papel dos livros didáticos na aprendizagem de línguas a partir de Cunningsworth (1995); Scaramucci, Diniz e Stradiotti (2009); Baião (2018); Azevedo e Tomitch (2019). O arcabouço teórico para o ensino de vocabulário vem dos estudos de Leffa (2000); Nation (2006); Nation e Weeb (2017); Folse (2020). A partir da análise dos livros, constatamos que a abordagem predominante é a estrutural com uma roupagem comunicativa, apesar de os autores afirmarem que o ensino do vocabulário em sua obra segue uma abordagem comunicativa. O vocabulário continua a ocupar um papel periférico, e as listas de palavras criadas a partir do tema da unidade continuam seguindo um critério subjetivoThe question faced by teachers of Portuguese as a Foreign Language (PFL) is: What vocabular should we teach? The conventional answer, teaching vocabular from textbooks, seems inadequate. Research conducted by the Center for Applied Second Language Studies (2010) indicates that despite four years of learning the same language in American high schools, most students achieve the proficiency of an upper beginner (novice high according to the ACTFL, with only a small fraction reaching low intermediate level as defined by ACTFL. This suggests that the lengthy word lists and vocabular teaching activities in textbooks do not promote lexical learning. This thesis aims to analyze vocabular instruction in three textbooks for teaching Portuguese as a Foreign Language in American schools and universities. The selected corpus includes “Muito Prazer: Fale o Português do Brasil,” “Ponto de Encontro: Portuguese as a World Language,” and “Bate-Papo: na introduction to Portuguese” targeting beginner and intermediate levels. The theoretical framework draws from communicative approach introduced by Hymes (1970), Canale & Swain (1980), Richards & Rogers (1986), and Almeida Filho (2009). The role of textbooks in language learning is analyzed based on studies by Cunningsworth (1995), Scaramucci, Diniz & Stradiotti (2009), Baião (2018), and Azevedo & Tomitch (2019). The theoretical foundation for vocabular instruction comes from the works of Leffa (2000), Nation (2006), Nation &Webb (2017), and Folse (2020). The analysis reveals a predominant structural approach with a communicative façade in the textbooks, despite authors claiming a communicative focus. Vocabulary remains peripheral, and word lists based on unit themes continue to follow subjective criteriaUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em LetrasPereira, Maria Teresa Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/7923206208515174Camara, Tania Maria Nunes de Limahttp://lattes.cnpq.br/0404290206593556Santos, Denise Salimhttps://orcid.org/0000-0002-4932-6058http://lattes.cnpq.br/4211922708751904Santos, Leonor Werneck doshttp://lattes.cnpq.br/3802276062054027Santos, Danusia Torres doshttps://orcid.org/0000-0003-0577-3865http://lattes.cnpq.br/2694352639729560Cariello, Beatriz Abi Haya2024-05-21T18:46:53Z2024-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCARIELLO, Beatriz Abi Haya. Abordagem comunicativa e estudo do léxico: o vocabulário em livros didáticos de Português como língua estrangeira. 2024. 148 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-06-25T15:22:45Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/22012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-06-25T15:22:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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