Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Silva, Valdecy Margarida da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10459
Resumo: A presente pesquisa objetiva caracterizar os aspectos teóricos necessários à formação inicial e continuada dos professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, foram tomados como aspectos a serem investigados: os marcos teóricos abordados na formação dos professores da EJA da Secretaria de Educação do Município de Campina Grande/PB; o perfil dos sujeitos professores alfabetizadores da EJA (formação inicial e continuada); o papel do estudo sobre a construção das identidades na EJA para a formação do professor alfabetizador dessa modalidade de ensino; aspectos do problema na concepção de alfabetização derivados do não conhecimento das diferenças gramaticais entre Língua Escrita (LE) e Língua Oral (LO) e o lugar dos direitos linguísticos dos sujeitos das culturas orais e o lugar da escrita na vida desses sujeitos. Na tentativa de reconstruir teoria, conceitos, objetivando aprofundar fundamentos teóricos no campo da alfabetização e do letramento na formação de professores alfabetizadores, optou-se pela pesquisa teórico-conceitual, bibliográfica, de cunho explanatório. Além da pesquisa bibliográfica, foram utilizadas contribuições da vivência da pesquisadora como professora da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino e observações dos encontros de formação continuada da EJA no município. Na tentativa de caracterizar os aspectos teóricos necessários à formação inicial e continuada dos professores, recorreu-se, ainda, à análise documental - Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande e a Composição Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba; universidades de origem dos professores da EJA do município. O estudo revelou que a maior parte dos professores e demais agentes escolares que atuam na EJA não têm uma formação específica nessa área e realizam o seu trabalho pedagógico utilizando o que sabem sobre a escola das crianças. Isso porque a formação dos professores que atuam na EJA é, na maioria das vezes, insuficiente, aligeirada e situa-se fora de um projeto político que reflita e busque alternativas para a questão da inclusão desses alunos
id UERJ_5b90031b075d32272c7db4e8990ba11e
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10459
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e AdultosAlphabetization and literacy: contributions to the training of literacy teachers of Youth and AdultsOrality and LiteracyAlphabetizationEducation of Youth and AdultsTeachers TrainingIdentitiesSociolinguistics VariationistOralidade e LetramentoAlfabetizaçãoEducação de Jovens e AdultosFormação de ProfessoresIdentidadesSociolinguistica VariacionistaEducaçãoProfessores de educação de jovens e adultosAlfabetização de adultosCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSA presente pesquisa objetiva caracterizar os aspectos teóricos necessários à formação inicial e continuada dos professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, foram tomados como aspectos a serem investigados: os marcos teóricos abordados na formação dos professores da EJA da Secretaria de Educação do Município de Campina Grande/PB; o perfil dos sujeitos professores alfabetizadores da EJA (formação inicial e continuada); o papel do estudo sobre a construção das identidades na EJA para a formação do professor alfabetizador dessa modalidade de ensino; aspectos do problema na concepção de alfabetização derivados do não conhecimento das diferenças gramaticais entre Língua Escrita (LE) e Língua Oral (LO) e o lugar dos direitos linguísticos dos sujeitos das culturas orais e o lugar da escrita na vida desses sujeitos. Na tentativa de reconstruir teoria, conceitos, objetivando aprofundar fundamentos teóricos no campo da alfabetização e do letramento na formação de professores alfabetizadores, optou-se pela pesquisa teórico-conceitual, bibliográfica, de cunho explanatório. Além da pesquisa bibliográfica, foram utilizadas contribuições da vivência da pesquisadora como professora da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino e observações dos encontros de formação continuada da EJA no município. Na tentativa de caracterizar os aspectos teóricos necessários à formação inicial e continuada dos professores, recorreu-se, ainda, à análise documental - Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande e a Composição Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba; universidades de origem dos professores da EJA do município. O estudo revelou que a maior parte dos professores e demais agentes escolares que atuam na EJA não têm uma formação específica nessa área e realizam o seu trabalho pedagógico utilizando o que sabem sobre a escola das crianças. Isso porque a formação dos professores que atuam na EJA é, na maioria das vezes, insuficiente, aligeirada e situa-se fora de um projeto político que reflita e busque alternativas para a questão da inclusão desses alunosThis study intends to characterize the theoretical aspects necessary for initial and continuing training of literacy teachers on Education of Youth and Adults (EYA). The following factors were taken as aspects to be investigated: the theoretical frameworks discussed in training teachers of EYA from the Department of Education of Campina Grande / PB; the profile of the literacy teachers from EYA (initial and continuing); the role of the study on the construction of identities in EYA for teacher in this kind of literacy education; aspects of the problem in the conception of literacy, derived from non-knowledge of the grammatical differences between written language and oral Language, and the place of linguistic rights of the subjects of oral cultures and the place of writing in the life of these subjects. In an attempt to reconstruct the theory and concepts, aiming to deepen the theoretical foundations in the field of alphabetization and literacy in the education of literacy teachers, it was decided to perform a theoretic-conceptual, literature search and explanatory research. Aside from literature search, were used contributions of the researcher's experience as a teacher of EYA of the Municipal Network of Education and observations on meetings of continuing education of EYA in the city. In attempting to characterize the theoretical aspects necessary for initial and continuing training of teachers, resorted to the documentary analysis - Pedagogical Project of Bachelor in Education of Federal University of Campina Grande and the Curricular Composition of the Bachelor in Pedagogy of State University of Paraíba; home university of teachers of EYA in the city. The study revealed that most teachers and other school staff who work in EYA do not have specific training in this area and work on their teaching, using what they know about the school children. This is because the training of teachers working in EYA is, in most cases, insufficient, lightweight, and lies outside a political project that accounts for reflection and seek alternatives to the issue of inclusion of these studentsUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBRUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoSenna, Luiz Antônio Gomeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783335Z6Souza, Antonio Lisboa Leitão dehttp://lattes.cnpq.br/8288392835017165Fernandes, Marcionilahttp://lattes.cnpq.br/0042198749649713Aranha, Simone Dália de Gusmãohttp://lattes.cnpq.br/2227464944976279Castro, Paula Almeida dehttp://lattes.cnpq.br/7813446738576212Silva, Valdecy Margarida da2021-01-05T21:46:38Z2018-04-252012-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Valdecy Margarida da. Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos. 2012. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10459porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:49Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10459Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos
Alphabetization and literacy: contributions to the training of literacy teachers of Youth and Adults
title Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos
Silva, Valdecy Margarida da
Orality and Literacy
Alphabetization
Education of Youth and Adults
Teachers Training
Identities
Sociolinguistics Variationist
Oralidade e Letramento
Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Formação de Professores
Identidades
Sociolinguistica Variacionista
Educação
Professores de educação de jovens e adultos
Alfabetização de adultos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
title_short Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos
title_full Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos
title_sort Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos
author Silva, Valdecy Margarida da
author_facet Silva, Valdecy Margarida da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Senna, Luiz Antônio Gomes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783335Z6
Souza, Antonio Lisboa Leitão de
http://lattes.cnpq.br/8288392835017165
Fernandes, Marcionila
http://lattes.cnpq.br/0042198749649713
Aranha, Simone Dália de Gusmão
http://lattes.cnpq.br/2227464944976279
Castro, Paula Almeida de
http://lattes.cnpq.br/7813446738576212
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valdecy Margarida da
dc.subject.por.fl_str_mv Orality and Literacy
Alphabetization
Education of Youth and Adults
Teachers Training
Identities
Sociolinguistics Variationist
Oralidade e Letramento
Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Formação de Professores
Identidades
Sociolinguistica Variacionista
Educação
Professores de educação de jovens e adultos
Alfabetização de adultos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
topic Orality and Literacy
Alphabetization
Education of Youth and Adults
Teachers Training
Identities
Sociolinguistics Variationist
Oralidade e Letramento
Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Formação de Professores
Identidades
Sociolinguistica Variacionista
Educação
Professores de educação de jovens e adultos
Alfabetização de adultos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
description A presente pesquisa objetiva caracterizar os aspectos teóricos necessários à formação inicial e continuada dos professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, foram tomados como aspectos a serem investigados: os marcos teóricos abordados na formação dos professores da EJA da Secretaria de Educação do Município de Campina Grande/PB; o perfil dos sujeitos professores alfabetizadores da EJA (formação inicial e continuada); o papel do estudo sobre a construção das identidades na EJA para a formação do professor alfabetizador dessa modalidade de ensino; aspectos do problema na concepção de alfabetização derivados do não conhecimento das diferenças gramaticais entre Língua Escrita (LE) e Língua Oral (LO) e o lugar dos direitos linguísticos dos sujeitos das culturas orais e o lugar da escrita na vida desses sujeitos. Na tentativa de reconstruir teoria, conceitos, objetivando aprofundar fundamentos teóricos no campo da alfabetização e do letramento na formação de professores alfabetizadores, optou-se pela pesquisa teórico-conceitual, bibliográfica, de cunho explanatório. Além da pesquisa bibliográfica, foram utilizadas contribuições da vivência da pesquisadora como professora da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino e observações dos encontros de formação continuada da EJA no município. Na tentativa de caracterizar os aspectos teóricos necessários à formação inicial e continuada dos professores, recorreu-se, ainda, à análise documental - Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande e a Composição Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba; universidades de origem dos professores da EJA do município. O estudo revelou que a maior parte dos professores e demais agentes escolares que atuam na EJA não têm uma formação específica nessa área e realizam o seu trabalho pedagógico utilizando o que sabem sobre a escola das crianças. Isso porque a formação dos professores que atuam na EJA é, na maioria das vezes, insuficiente, aligeirada e situa-se fora de um projeto político que reflita e busque alternativas para a questão da inclusão desses alunos
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-16
2018-04-25
2021-01-05T21:46:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Valdecy Margarida da. Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos. 2012. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10459
identifier_str_mv SILVA, Valdecy Margarida da. Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos. 2012. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1829133591799398400