Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10459 |
Resumo: | A presente pesquisa objetiva caracterizar os aspectos teóricos necessários à formação inicial e continuada dos professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, foram tomados como aspectos a serem investigados: os marcos teóricos abordados na formação dos professores da EJA da Secretaria de Educação do Município de Campina Grande/PB; o perfil dos sujeitos professores alfabetizadores da EJA (formação inicial e continuada); o papel do estudo sobre a construção das identidades na EJA para a formação do professor alfabetizador dessa modalidade de ensino; aspectos do problema na concepção de alfabetização derivados do não conhecimento das diferenças gramaticais entre Língua Escrita (LE) e Língua Oral (LO) e o lugar dos direitos linguísticos dos sujeitos das culturas orais e o lugar da escrita na vida desses sujeitos. Na tentativa de reconstruir teoria, conceitos, objetivando aprofundar fundamentos teóricos no campo da alfabetização e do letramento na formação de professores alfabetizadores, optou-se pela pesquisa teórico-conceitual, bibliográfica, de cunho explanatório. Além da pesquisa bibliográfica, foram utilizadas contribuições da vivência da pesquisadora como professora da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino e observações dos encontros de formação continuada da EJA no município. Na tentativa de caracterizar os aspectos teóricos necessários à formação inicial e continuada dos professores, recorreu-se, ainda, à análise documental - Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande e a Composição Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba; universidades de origem dos professores da EJA do município. O estudo revelou que a maior parte dos professores e demais agentes escolares que atuam na EJA não têm uma formação específica nessa área e realizam o seu trabalho pedagógico utilizando o que sabem sobre a escola das crianças. Isso porque a formação dos professores que atuam na EJA é, na maioria das vezes, insuficiente, aligeirada e situa-se fora de um projeto político que reflita e busque alternativas para a questão da inclusão desses alunos |
id |
UERJ_5b90031b075d32272c7db4e8990ba11e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10459 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e AdultosAlphabetization and literacy: contributions to the training of literacy teachers of Youth and AdultsOrality and LiteracyAlphabetizationEducation of Youth and AdultsTeachers TrainingIdentitiesSociolinguistics VariationistOralidade e LetramentoAlfabetizaçãoEducação de Jovens e AdultosFormação de ProfessoresIdentidadesSociolinguistica VariacionistaEducaçãoProfessores de educação de jovens e adultosAlfabetização de adultosCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSA presente pesquisa objetiva caracterizar os aspectos teóricos necessários à formação inicial e continuada dos professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, foram tomados como aspectos a serem investigados: os marcos teóricos abordados na formação dos professores da EJA da Secretaria de Educação do Município de Campina Grande/PB; o perfil dos sujeitos professores alfabetizadores da EJA (formação inicial e continuada); o papel do estudo sobre a construção das identidades na EJA para a formação do professor alfabetizador dessa modalidade de ensino; aspectos do problema na concepção de alfabetização derivados do não conhecimento das diferenças gramaticais entre Língua Escrita (LE) e Língua Oral (LO) e o lugar dos direitos linguísticos dos sujeitos das culturas orais e o lugar da escrita na vida desses sujeitos. Na tentativa de reconstruir teoria, conceitos, objetivando aprofundar fundamentos teóricos no campo da alfabetização e do letramento na formação de professores alfabetizadores, optou-se pela pesquisa teórico-conceitual, bibliográfica, de cunho explanatório. Além da pesquisa bibliográfica, foram utilizadas contribuições da vivência da pesquisadora como professora da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino e observações dos encontros de formação continuada da EJA no município. Na tentativa de caracterizar os aspectos teóricos necessários à formação inicial e continuada dos professores, recorreu-se, ainda, à análise documental - Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande e a Composição Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba; universidades de origem dos professores da EJA do município. O estudo revelou que a maior parte dos professores e demais agentes escolares que atuam na EJA não têm uma formação específica nessa área e realizam o seu trabalho pedagógico utilizando o que sabem sobre a escola das crianças. Isso porque a formação dos professores que atuam na EJA é, na maioria das vezes, insuficiente, aligeirada e situa-se fora de um projeto político que reflita e busque alternativas para a questão da inclusão desses alunosThis study intends to characterize the theoretical aspects necessary for initial and continuing training of literacy teachers on Education of Youth and Adults (EYA). The following factors were taken as aspects to be investigated: the theoretical frameworks discussed in training teachers of EYA from the Department of Education of Campina Grande / PB; the profile of the literacy teachers from EYA (initial and continuing); the role of the study on the construction of identities in EYA for teacher in this kind of literacy education; aspects of the problem in the conception of literacy, derived from non-knowledge of the grammatical differences between written language and oral Language, and the place of linguistic rights of the subjects of oral cultures and the place of writing in the life of these subjects. In an attempt to reconstruct the theory and concepts, aiming to deepen the theoretical foundations in the field of alphabetization and literacy in the education of literacy teachers, it was decided to perform a theoretic-conceptual, literature search and explanatory research. Aside from literature search, were used contributions of the researcher's experience as a teacher of EYA of the Municipal Network of Education and observations on meetings of continuing education of EYA in the city. In attempting to characterize the theoretical aspects necessary for initial and continuing training of teachers, resorted to the documentary analysis - Pedagogical Project of Bachelor in Education of Federal University of Campina Grande and the Curricular Composition of the Bachelor in Pedagogy of State University of Paraíba; home university of teachers of EYA in the city. The study revealed that most teachers and other school staff who work in EYA do not have specific training in this area and work on their teaching, using what they know about the school children. This is because the training of teachers working in EYA is, in most cases, insufficient, lightweight, and lies outside a political project that accounts for reflection and seek alternatives to the issue of inclusion of these studentsUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBRUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoSenna, Luiz Antônio Gomeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783335Z6Souza, Antonio Lisboa Leitão dehttp://lattes.cnpq.br/8288392835017165Fernandes, Marcionilahttp://lattes.cnpq.br/0042198749649713Aranha, Simone Dália de Gusmãohttp://lattes.cnpq.br/2227464944976279Castro, Paula Almeida dehttp://lattes.cnpq.br/7813446738576212Silva, Valdecy Margarida da2021-01-05T21:46:38Z2018-04-252012-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Valdecy Margarida da. Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos. 2012. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10459porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:49Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10459Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos Alphabetization and literacy: contributions to the training of literacy teachers of Youth and Adults |
title |
Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos Silva, Valdecy Margarida da Orality and Literacy Alphabetization Education of Youth and Adults Teachers Training Identities Sociolinguistics Variationist Oralidade e Letramento Alfabetização Educação de Jovens e Adultos Formação de Professores Identidades Sociolinguistica Variacionista Educação Professores de educação de jovens e adultos Alfabetização de adultos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
title_short |
Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos |
author |
Silva, Valdecy Margarida da |
author_facet |
Silva, Valdecy Margarida da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Senna, Luiz Antônio Gomes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783335Z6 Souza, Antonio Lisboa Leitão de http://lattes.cnpq.br/8288392835017165 Fernandes, Marcionila http://lattes.cnpq.br/0042198749649713 Aranha, Simone Dália de Gusmão http://lattes.cnpq.br/2227464944976279 Castro, Paula Almeida de http://lattes.cnpq.br/7813446738576212 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Valdecy Margarida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orality and Literacy Alphabetization Education of Youth and Adults Teachers Training Identities Sociolinguistics Variationist Oralidade e Letramento Alfabetização Educação de Jovens e Adultos Formação de Professores Identidades Sociolinguistica Variacionista Educação Professores de educação de jovens e adultos Alfabetização de adultos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
topic |
Orality and Literacy Alphabetization Education of Youth and Adults Teachers Training Identities Sociolinguistics Variationist Oralidade e Letramento Alfabetização Educação de Jovens e Adultos Formação de Professores Identidades Sociolinguistica Variacionista Educação Professores de educação de jovens e adultos Alfabetização de adultos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
description |
A presente pesquisa objetiva caracterizar os aspectos teóricos necessários à formação inicial e continuada dos professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, foram tomados como aspectos a serem investigados: os marcos teóricos abordados na formação dos professores da EJA da Secretaria de Educação do Município de Campina Grande/PB; o perfil dos sujeitos professores alfabetizadores da EJA (formação inicial e continuada); o papel do estudo sobre a construção das identidades na EJA para a formação do professor alfabetizador dessa modalidade de ensino; aspectos do problema na concepção de alfabetização derivados do não conhecimento das diferenças gramaticais entre Língua Escrita (LE) e Língua Oral (LO) e o lugar dos direitos linguísticos dos sujeitos das culturas orais e o lugar da escrita na vida desses sujeitos. Na tentativa de reconstruir teoria, conceitos, objetivando aprofundar fundamentos teóricos no campo da alfabetização e do letramento na formação de professores alfabetizadores, optou-se pela pesquisa teórico-conceitual, bibliográfica, de cunho explanatório. Além da pesquisa bibliográfica, foram utilizadas contribuições da vivência da pesquisadora como professora da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino e observações dos encontros de formação continuada da EJA no município. Na tentativa de caracterizar os aspectos teóricos necessários à formação inicial e continuada dos professores, recorreu-se, ainda, à análise documental - Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande e a Composição Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba; universidades de origem dos professores da EJA do município. O estudo revelou que a maior parte dos professores e demais agentes escolares que atuam na EJA não têm uma formação específica nessa área e realizam o seu trabalho pedagógico utilizando o que sabem sobre a escola das crianças. Isso porque a formação dos professores que atuam na EJA é, na maioria das vezes, insuficiente, aligeirada e situa-se fora de um projeto político que reflita e busque alternativas para a questão da inclusão desses alunos |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-16 2018-04-25 2021-01-05T21:46:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Valdecy Margarida da. Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos. 2012. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10459 |
identifier_str_mv |
SILVA, Valdecy Margarida da. Alfabetização e letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos. 2012. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1829133591799398400 |