Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
|
Departamento: |
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12298 |
Resumo: | This work seeks to investigate the concept of musical progress in Theodor Adorno's Philosophy of New Music, as well as the role played by this concept in the aesthetic evaluation of musical works. Thus, we explored the reasons why Adorno had considered the compositional model whose the greatest representative is Schoenberg as a paradigm for the development of musical art. We start, therefore, from some texts of the 1920s and 1930s. In these texts, Adorno tried to establish a productive concept of musical progress that is based on a fundamental definition for this present work: Musical Material. Considering the importance of this concept in the Adornian philosophy and its conceptual vagueness, we seek to find proper musical reasons that justify it. In the last part of work, we endeavored to demonstrate that already in the Philosophy of New Music the concept of musical progress acquires new layers and that the simple execution of musical procedures in their present state is incapable of handle the dialectic that is inserted in the work of art. |
id |
UERJ_61a5d49e5864e991b0bf1213120bcb50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/12298 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Ricardo José Corrêahttp://lattes.cnpq.br/0546360463436776Oliveira, Pedro Rocha dehttp://lattes.cnpq.br/1121255042657241Caron, Jean Pierre Cardosohttp://lattes.cnpq.br/7286371300905911http://lattes.cnpq.br/6286487512499766Oliveira, Braulyo Antonio Silva de2021-01-06T19:55:52Z2018-11-012017-12-19OLIVEIRA, Braulyo Antonio Silva de. Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12298This work seeks to investigate the concept of musical progress in Theodor Adorno's Philosophy of New Music, as well as the role played by this concept in the aesthetic evaluation of musical works. Thus, we explored the reasons why Adorno had considered the compositional model whose the greatest representative is Schoenberg as a paradigm for the development of musical art. We start, therefore, from some texts of the 1920s and 1930s. In these texts, Adorno tried to establish a productive concept of musical progress that is based on a fundamental definition for this present work: Musical Material. Considering the importance of this concept in the Adornian philosophy and its conceptual vagueness, we seek to find proper musical reasons that justify it. In the last part of work, we endeavored to demonstrate that already in the Philosophy of New Music the concept of musical progress acquires new layers and that the simple execution of musical procedures in their present state is incapable of handle the dialectic that is inserted in the work of art.O presente trabalho busca investigar o conceito de progresso musical na Filosofia da Nova Música de Theodor Adorno, assim como o papel desempenhado por tal conceito na avaliação estética das obras musicais. Para isso, procura-se explorar os motivos que conduziram Adorno a considerar o modelo compositivo que tem o seu representante maior na figura de Schoenberg como um paradigma para o desenvolvimento da arte musical. Partimos, portanto, de alguns textos da década de 1920 e 1930, nos quais Adorno se esforça por estabelecer um conceito produtivo de progresso musical baseado numa definição que se mostrará central para o presente trabalho: material musical. Tendo em vista a importância que esse conceito desempenha na filosofia adorniana somado à sua vagueza conceitual, busca-se encontrar motivos propriamente musicais que o justifique. Na última parte do trabalho, esforça-se por demonstrar como que já na Filosofia da Nova Música o conceito de progresso musical adquire novas camadas e que a simples execução dos procedimentos musicais em seu estado atual é incapaz de dar conta da dialética que se insere na obra de arte.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-06T19:55:52Z No. of bitstreams: 1 Braulyo Antonio Silva de Oliveira.pdf: 1406634 bytes, checksum: 1bd848ededb5d80836104f526543241e (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-06T19:55:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Braulyo Antonio Silva de Oliveira.pdf: 1406634 bytes, checksum: 1bd848ededb5d80836104f526543241e (MD5) Previous issue date: 2017-12-19application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUERJBRCentro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências HumanasTheodor AdornoArnold SchoenbergPhilosophyMusicProgressMusical MaterialTheodor AdornoArnold SchoenbergFilosofiaMúsicaProgressoMaterial musicalSchoenberg, Arnold, 1874-1951.Adorno, Theodor W., 1903-1969.Filosofia e estéticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIASchoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor AdornoSchoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor AdornoSchoenberg and progress in the Adorno s Philosophy of New MusicSchoenberg and progress in the Adorno s Philosophy of New Musicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALBraulyo Antonio Silva de Oliveira.pdfapplication/pdf1406634http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12298/1/Braulyo+Antonio+Silva+de+Oliveira.pdf1bd848ededb5d80836104f526543241eMD511/122982024-02-27 13:50:31.161oai:www.bdtd.uerj.br:1/12298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:50:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Schoenberg and progress in the Adorno s Philosophy of New Music Schoenberg and progress in the Adorno s Philosophy of New Music |
title |
Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno |
spellingShingle |
Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno Oliveira, Braulyo Antonio Silva de Theodor Adorno Arnold Schoenberg Philosophy Music Progress Musical Material Theodor Adorno Arnold Schoenberg Filosofia Música Progresso Material musical Schoenberg, Arnold, 1874-1951. Adorno, Theodor W., 1903-1969. Filosofia e estética CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
title_short |
Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno |
title_full |
Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno |
title_fullStr |
Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno |
title_full_unstemmed |
Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno |
title_sort |
Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno |
author |
Oliveira, Braulyo Antonio Silva de |
author_facet |
Oliveira, Braulyo Antonio Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Ricardo José Corrêa |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0546360463436776 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira, Pedro Rocha de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1121255042657241 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Caron, Jean Pierre Cardoso |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7286371300905911 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6286487512499766 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Braulyo Antonio Silva de |
contributor_str_mv |
Barbosa, Ricardo José Corrêa Oliveira, Pedro Rocha de Caron, Jean Pierre Cardoso |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theodor Adorno Arnold Schoenberg Philosophy Music Progress Musical Material |
topic |
Theodor Adorno Arnold Schoenberg Philosophy Music Progress Musical Material Theodor Adorno Arnold Schoenberg Filosofia Música Progresso Material musical Schoenberg, Arnold, 1874-1951. Adorno, Theodor W., 1903-1969. Filosofia e estética CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Theodor Adorno Arnold Schoenberg Filosofia Música Progresso Material musical Schoenberg, Arnold, 1874-1951. Adorno, Theodor W., 1903-1969. Filosofia e estética |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
description |
This work seeks to investigate the concept of musical progress in Theodor Adorno's Philosophy of New Music, as well as the role played by this concept in the aesthetic evaluation of musical works. Thus, we explored the reasons why Adorno had considered the compositional model whose the greatest representative is Schoenberg as a paradigm for the development of musical art. We start, therefore, from some texts of the 1920s and 1930s. In these texts, Adorno tried to establish a productive concept of musical progress that is based on a fundamental definition for this present work: Musical Material. Considering the importance of this concept in the Adornian philosophy and its conceptual vagueness, we seek to find proper musical reasons that justify it. In the last part of work, we endeavored to demonstrate that already in the Philosophy of New Music the concept of musical progress acquires new layers and that the simple execution of musical procedures in their present state is incapable of handle the dialectic that is inserted in the work of art. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-11-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-06T19:55:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Braulyo Antonio Silva de. Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12298 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Braulyo Antonio Silva de. Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12298/1/Braulyo+Antonio+Silva+de+Oliveira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1bd848ededb5d80836104f526543241e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728948698021888 |